Juazeiro: Projeto prevê que prédios públicos utilizem energia solar e água da chuva

por Carlos Britto // 18 de março de 2015 às 15:02

tiano felixTramita na Câmara de Vereadores de Juazeiro um Projeto de Lei (PL) que propõe a obrigatoriedade que novos prédios públicos sejam construídos com tecnologias de captação de água de chuva, além da possibilidade de instalação de equipamento para geração de energia solar.

De autoria do vereador Tiano Felix (PT), a ideia é que os novos editais de licitação de obras para a construção de prédios públicos, de propriedade do Município, incluam o projeto técnico para aproveitamento de água das chuvas com finalidades não potáveis, a exemplo de usos em banheiros, irrigação de gramados, canteiros e jardins e/ou limpeza das dependências dos equipamentos públicos.

Esse projeto tem grande importância nesse momento de crise hídrica, pois não adianta apenas debatermos o assunto, precisamos apresentar propostas reais de medidas que reduza o consumo de água e a captação da chuva é uma medida muito eficaz, principalmente com as experiências que temos em nossa região Semiárida“, afirmou o parlamentar, em discurso no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro, nesta terça-feira (17).

Cidade Solar

Ainda sobre o projeto, Tiano Felix propôs que o Município de Juazeiro se torne uma espécie de “Cidade Solar” e equipe os prédios públicos com placas para a geração de energia proveniente do calor do sol para consumo nas próprias construções, uma medida que ajuda e muito na redução de despesas com manutenção.

A proposta de Lei Municipal N° 3.135/2015 ainda aponta o uso de telhados ambientalmente corretos, que colaborem para evitar o aquecimento global, a exemplo dos telhados verdes, com gramados ou jardins suspensos ou os que utilizam telhas claras ou devidamente pintadas para diminuir a temperatura do ambiente. (foto: Assessoria/divulgação)

Juazeiro: Projeto prevê que prédios públicos utilizem energia solar e água da chuva

  1. Maria disse:

    Com certeza tem que da importância para esse projeto, pensar mais na economia de água e energia, implantar essa lei em todo país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários