A Prefeitura de Juazeiro (BA) prosseguirá nesta segunda-feira (17) com a vacinação contra a Covid-19, em primeira dose, para pessoas com comorbidades acima de 50 anos, na zona urbana e também na zona rural. Na sede, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Creche Mariá Tanuri, no bairro Santo Antonio, funcionará como posto de vacinação.
Comorbidades
Fazem parte do grupo de comorbidades, segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), pessoas com diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovascular doença renal crônica, hemoglobinopatias, obesidade mórbida e cirrose hepática.
É preciso levar documentação que comprove a doença. Quem faz acompanhamento pelo SUS, poderá utilizar o cadastro de acompanhamento já existente na sua unidade de referência.
Aqueles que não tiverem cadastros na Atenção Básica deverão apresentar um documento que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados nos grupos de prioridades (laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivos ou CID das doenças ou condição de saúde, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).
Força de Segurança e Salvamento
Os trabalhadores das forças de segurança e salvamento com 40 anos ou mais podem tomar a primeira dose da vacina no Centro de Saúde III, no bairro do Angary, das 8h às 12h.
Fazem parte do grupo de salvamento e segurança os policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários, policiais federais, policiais penais ou agentes penitenciários, bombeiros militares, bombeiros civis, guardas municipais, agentes de trânsito e salva-vidas.
Autistas, transplantados, imunossuprimidos e pessoas com deficiência
As pessoas com autismo ou deficiência permanente, com idade entre 18 e 59, anos poderão receber a primeira dose da vacina, nas UBSs, além da Creche Mariá Tanuri, no bairro Santo Antônio, das 8h às 12h. É preciso levar o laudo médico, RG, comprovante de residência e cartão SUS.
São consideradas transplantadas, as pessoas que fizeram transplante de órgão sólido ou de medula óssea.
Serão consideradas imunossuprimidas as pessoas que apresentam uma ou mais das seguintes limitações:
– pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente ou maior que 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas
Serão consideradas pessoas com deficiência permanente, aqueles que apresentam uma ou mais das seguintes limitações:
– limites motores que causem grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
– pessoas com dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
– pessoas com grande dificuldade para enxergar, mesmo com uso de óculos;
– pessoas com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Segunda dose
A Secretaria de Saúde (Sesau) também continua a vacinação para quem precisa da segunda dose. Ao público que tomará a Oxford, são postos de referência o Juá Garden Shopping e a Escola Iracema Pereira Paixão, no bairro São Geraldo.
A segunda dose da CoronaVac será ofertada no posto da Univasf. Ambas estão disponíveis das 7h3 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso estar munido de cartão SUS e/ou CPF, cartão de vacina e comprovante de residência.
Balanço do plantão
No plantão deste domingo (16), foram vacinadas com a segunda dose 115 pessoas, sendo 18 da CoronaVac e 7 da Oxford.