Juazeiro da Bahia receberá a partir do dia 7 de agosto a exposição de fotografia “18×2”. A mostra é parte do acervo de imagens do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco e uma das atrações da 8ª edição do festival de artes Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Sesc Petrolina. As obras ficarão expostas no saguão do Centro de Cultura João Gilberto (Avenida José Petitinga, s/n, bairro Santo Antonio) até o dia 09 de setembro, das 9h às 21h (com tolerância até as 21h30). A entrada é franca.
O título da exposição ilustra o fato do grupo – criado pelo fotógrafo, engenheiro eletrônico e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos – ter realizado 18 jornadas durante os dois primeiros anos de existência. As 50 fotografias apresentam elementos culturais do Vale do São Francisco, como manifestações populares, parques turísticos, movimentos tradicionais da região, entre outros aspectos capturados pelas lentes dos 47 fotógrafos participantes da mostra. Entre os membros, entusiastas, desde jovens iniciantes a profissionais liberais que de alguma forma se apaixonaram pela fotografia.
No grupo há também espaço para fotógrafos profissionais, mas a noção de fotografia enquanto hobby, sem caráter comercial, é o que prevalece. Sua formação, rapidamente, se transforma em uma plataforma independente para a fotografia – documental, fotojornalística, fine art – e para o livre intercâmbio de informações.
Olhar sobre o Vale
É através das lentes dos mais de 80 aventureiros que já participaram das jornadas fotográficas que milhares de pessoas têm enxergado essa que é uma das mais belas regiões do Nordeste brasileiro: o Vale do São Francisco. O grupo, desde setembro de 2010, vem marcando a história da fotografia contemporânea na região.
Com um toque de sensibilidade sobre elementos cotidianos, mas também capturando momentos marcantes da cultura, o grupo compartilha do interesse de apreciar uma das linguagens que mais encantam no mundo, a fotografia. Quem quiser mais informações sobre o evento, pode acessar o site www.jornadasfotograficas.com.br. (com a colaboração de Cecílio Bastos/para o Blog)
O olhar atento de Benedito às mãos do sanfoneiro Hosterno( seu pai).
Uma foto,uma vontade de aprender. O pai, lá no Sitio Perpétuo(Afrânio) já prepara seu sucessor.
Essa foto das pernas dos cavalos é perfeita, dá uma sensação de profundeza e simetria na imagem. O fotógrafo está de parabéns.
O mundo pirou, o Sesc Petrolina fazendo evento em Juazeiro?!?