Em Juazeiro (BA), a rede pública de saúde ganhou um reforço importante para otimizar os serviços do setor. Desta vez a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), instalou uma autoclave hospitalar com capacidade de 370 litros – muito acima da máquina que operava na Maternidade Municipal – para esterilização de materiais.
A autoclave é um equipamento utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir os agentes patogênicos, deixando assim todo o material esterilizado.
“Como sempre afirmei, a nossa gestão olha para os que mais precisam. Seguimos trabalhando na construção de uma Juazeiro melhor para todos os cidadãos. Um equipamento desse não só vai suprir a necessidade de nossas unidades de emergência em manter o material esterilizado, como vai atender a todas as unidades que necessitarem. Já havíamos adquirido no mês de maio os aparelhos de fototerapia para cuidar dos bebês que nascem com icterícia, que pode causar sérios danos neurológicos, se não tratado nos primeiros dias de vida. Agora, esse aparelho vai atender a maternidade e outras unidades. Estamos muito felizes com mais essa conquista“, enfatizou a prefeita Suzana Ramos.
O secretário de saúde Allan Jones reforçou as palavras da gestora. “A gestão da prefeita tem demonstrado muitos avanços que vão desde programas para otimizar os serviços de saúde, até reduzir a sobrecarga nos atendimentos como a aquisição e requalificação de vários equipamentos em todos setores da pasta“, destacou.
Treinamento
Na manhã de terça-feira (22) a Sesau iniciou o treinamento dos funcionários para o manuseio da autoclave e início de sua utilização. A técnica de enfermagem Everilda Celeste Nunes Silva, profissional da rede municipal há mais de 35 anos, disse que o novo equipamento vai proporcionar mais agilidade e segurança nos procedimentos. “Muito melhor, o antigo estava aqui desde a antiga Clise, há mais de três décadas. A esterilização é fundamental para que os materiais estejam nas condições certas para os procedimentos“, avaliou.
O aparelho de autoclave tem modelos de baixa, média e alta capacidade. No comparativo, uma autoclave de 12 litros a 17 litros é indicada para laboratórios, consultórios odontológicos e clínicas médicas. O modelo adquirido pela Prefeitura de Juazeiro tem a capacidade de 370 litros e é um modelo próprio hospitalar.