O estado da Bahia tornou-se o segundo produtor de frutas do Brasil, superando o estado de Minas Gerais, de acordo com a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM). Dentre a Bahia, os principais polos produtores continuam sendo o Norte do Estado. Por sua vez, a cidade de Juazeiro duplicou a produção de manga e subiu da quarta para a segunda posição no ranking nacional, já o município de Bom Jesus da Lapa manteve a liderança nacional na produção de banana.
A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) tem feito um trabalho de incentivo à agricultura irrigada, através de assistência técnica e promoção de eventos com relevância nacional, a exemplo da Fenagri, que vai para a sua 27ª edição e será realizada no município em 2018. “O objetivo principal do evento é expor tecnologias e divulgação, em todo o mundo, as potencialidades do Vale do São Francisco”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix.
Este desempenho de Juazeiro é responsável pela crescente exportação de frutas. Ao todo, o perímetro irrigado do Vale tem mais de 30 mil hectares irrigados, sendo mais de 156 km de canais e cerca de 2.600 produtores, gerando mais de 100 mil empregos diretos. Vale ressaltar que, em Juazeiro se encontra uma das maiores Ceasas (Central de Abastecimento) do Brasil – o Mercado do Produtor -, sendo o maior do Norte/Nordeste e o quinto no ranking nacional, responsável pela circulação da produção agrícola que abastece várias regiões do país. (fonte: Ascom PMJ/ foto:divulgação)
juazeiro. MAS QUEM LEVA A FAMA É A CAPITAL DO VALE, PETROLINA. A CIDADE QUE REALMENTE MAIS CRESCE DE VERDADE NA REGIÃO.
Essa declaração do atuante (sendo sarcástico) secretário de Agricultura de Juazeiro, só pode ser piada para entreter o final de semana.