Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) está reforçando à população sobre a marcação de consultas e exames realizados diretamente no órgão municipal. Segundo a pasta, esse serviço é voltado apenas para públicos prioritários.
Devem fazer a marcação na Sesau apenas pacientes oncológicos, com fibromialgia, com lúpus, aqueles em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), além de pré-operatório, ressonância, tomografia e cateterismo. Os demais devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu território.
Documentação
Para fazer a marcação na Sesau é preciso observar os seguintes critérios obrigatórios quanto à documentação:
– Os pacientes do TFD precisam apresentar o carimbo e o número do prontuário do TFD. A Sesau disponibiliza uma carteirinha para estes pacientes e para o atendimento é necessária a apresentação deste documento;
– Pacientes oncológicos precisam apresentar a carteirinha do tratamento;
– Pacientes com fibromialgia devem apresentar o relatório médico da doença;
– Pacientes devem levar a carteirinha e o relatório médico;
– Pré-operatório – É preciso apresentar as requisições de pré-operatório;
Além desta documentação, todos os pacientes precisam apresentar o documento oficial com foto, o Cartão SUS e as guias médicas.
Estratégia
De acordo com o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, esta estratégia é para melhor atender as pessoas, visto que a demanda é alta e acabam vindo à Sesau pessoas que não se enquadram nesses atendimentos prioritários. “Muitas pessoas que não estão incluídas nestes públicos acabam indo fazer a marcação diretamente da Secretaria de Saúde, e isso gera uma sobrecarga, principalmente no período de abertura de agenda. Quem não se encaixa nestes públicos deverá buscar suas UBSs para fazer os agendamentos“, explicou.
Cada paciente poderá marcar apenas as suas requisições. As marcações de terceiros devem ser feitas apenas por familiar ou com procuração.