Juazeiro (BA) recebeu durante a terça-feira (27), no auditório do Rapport Hotel, o 1º Encontro Macrorregional Norte de Combate ao Trabalho Infantil. A abertura do evento contou com a participação de usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Malhada da Areia e trouxe, além de representantes de Juazeiro, participantes de municípios da região de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso – ambas no norte baiano.
O evento teve como objetivo principal fortalecer as ações descentralizadas do Programa de Atenção e Proteção da Criança e do Adolescente no âmbito regional e municipal. O encontro faz parte da iniciativa do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente da Bahia (FETIPA), de interiorizar suas ações e incentivar as articulações entre entidades governamentais e não-governamentais em prol da prevenção e erradicação desse problema.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, o encontro foi mais uma oportunidade de discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. “Temos focado desde o início da gestão no cuidado com as pessoas, especialmente o cuidado com as crianças e adolescentes. Ampliamos nossas equipes, capacitamos os servidores, melhoramos os equipamentos para atuarmos cada vez melhor. Tudo que o governo se propõe a fazer é pensar no bem estar das pessoas e discutir a erradicação do trabalho infantil. Agradecemos a todos os presentes por estarem nesta luta junto com a gestão”, destacou a secretária.
O evento foi realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com as Secretarias da Saúde e de Educação e do Núcleo Regional de Saúde Norte.
Conscientização
A representante da Secretaria de Educação e Juventude Débora dos Santos, destacou o trabalho de conscientização que vem sendo feito no município. “Desde abril de 2017 coordenamos o projeto MPT na Escola em parceria com a SEDES, que luta contra o trabalho infantil, procurando conscientizar a comunidade escolar e a sociedade para tirar esse pensamento de que trabalhar é melhor. Não podemos tirar o direito da criança de estudar, de brincar, de ter todas as fases que uma criança precisa ter”, pontuou.
Para o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Pedro Alcântara, é essencial que encontros como este sejam realizados na região. “Esse trabalho feito hoje, reunindo vários municípios da região Norte, de resgate e conscientização, é altamente comprometido com a causa e certamente vai impactar positivamente na vida de milhares de pessoas, futuramente”, completou. Após a mesa de abertura, os participantes do encontro foram divididos em grupos de estudos. Ao final do evento foram apresentados em plenária os resultados das discussões realizadas.