Com programação que contempla um ciclo formativo de seis encontros, o projeto ‘EmpoderA+: Voz e Poder’, deu início às suas atividades em três comunidades de Juazeiro (BA): Lagoa do Jacaré, no distrito de Massaroca, Alto da Aliança e Quidé, bairros periféricos do município. a Ação é uma iniciativa da Rede Mulher e do Irpaa, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e cumpre o objetivo de promover o empoderamento feminino no Sertão do São Francisco.
O módulo inaugural teve como tema ‘A Mulher na Política’, debatendo conceitos como Estado, governo e os papeis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, foram apresentados exemplos de mulheres cuja trajetória se destaca no cenário político, como Margarida Alves, Maria Quitéria, Sônia Guajajara, entre outras.
A formação foi ministrada pela jornalista Érica Daiane, membro do Coletivo Enxame. Em suas considerações ela destacou a importância de despertar nas mulheres a consciência de que a política está presente em todos os aspectos do cotidiano. “Nessa formação inicial do projeto, a gente tem provocado as mulheres a entenderem que a política é algo que está na nossa vida, no dia a dia. Desde conquistas que impactam diretamente as mulheres da periferia e do campo”, destacou.
Ainda segundo Érika, é fundamental mostrar como a política está presente na saúde, na educação ou nos programas sociais, por exemplo. “Muitas mulheres ainda dizem que não gostam de política, mas é preciso entender que discutir e ocupar esses espaços é essencial para conquistar direitos e transformar a realidade”. Ela reforçou que o objetivo das formações é fazer com que as participantes compreendam a urgência de agir: “Não se pode mais perder tempo, que as mulheres precisam, sim, construir e vivenciar a política”.