A Embrapa Semiárido realizará, desta quarta (13) até sexta-feira (15), o 1º Workshop sobre Doenças da Videira no Vale do São Francisco. O evento acontecerá no auditório da Univasf em Juazeiro.
Especialistas no tema vão dar detalhes sobre essas doenças, nas quais a maioria dos produtores da região não está familiarizada, e ajudar a diagnosticar se as mesmas são causadas por fungos, bactérias, vírus ou nematoides. Na oportunidade eles também apresentarão maneiras de controlar tais pragas.
O workshop servirá ainda para apresentação de resultados sobre o cancro bacteriano, um dos problemas mais sérios que atingem as videiras. Segundo estudos dos pesquisadores, a causa está associada à resistência da bactéria xanthomonas campestres pv.vitícola (causadora da doença) em sobreviver em tesouras de raleio e desinfestação de ferramentas de cultivo e água utilizada na produção das mudas (entre outros).
Também serão discutidos os aspectos referentes à introdução de novas variedades de videira no Vale e a regulação necessária para a melhoria fitossanitária na região.
O público-alvo do evento são técnicos agrícolas e produtores. Pesquisadores de instituições de ensino do país, além de representantes das agências de fiscalização agropecuária da Bahia e Pernambuco e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também se farão presentes. O workshop é gratuito e as inscrições poderão ser feitas no local, das 8h ás 9h do dia 13, ou antecipadamente, até amanhã (12) no escritório da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. As informações são da assessoria.