Juazeiro será destaque no programa “Aprovado” da Rede Bahia neste sábado

por Carlos Britto // 27 de abril de 2012 às 16:01

Juazeiro, o município mais importante da região Norte da Bahia, será destaque no programa especializado em educação, o “Aprovado”, da Rede Bahia de Televisão/TV São Francisco, neste sábado (28), a partir das 8h.

Em Juazeiro, a história e cultura se encontram com a tecnologia, as possibilidades para se conviver com o semiárido e uma forte economia. O programa desembarca na cidade para contar como ela surgiu e vai vencendo os obstáculos. Às margens do Rio São Francisco, onde Juazeiro se originou, o apresentador Jackson Costa recebe Jairton Araújo, agrônomo e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que conta um pouco da história do chamado “Rio da Unidade Nacional”.

Pode-se dizer que boa parte do desbravamento do território brasileiro e da sua ligação entre Nordeste e Sudeste se deu a partir do rio São Francisco“, garante. Araújo ainda comenta sobre a utilização do rio ao longo dos anos e sua importância para a cidade e o estado na atualidade, além de falar da necessidade de preservação desse importante recurso natural.

Já a historiadora Odomaria Bandeira conta um pouco da história do município, desde sua fundação, em 1806, até os dias atuais. “A história da Juazeiro de hoje tem muita relação com a agricultura irrigada“, avalia. Afinal, o mercado produtor do município movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano, muito disso nas exportações de uva e manga.

O público ainda conhece, com o professor Jorge Portugal, o Museu Regional do São Francisco, onde é guardado um rico acervo de objetos e móveis, entre outros, que fazem parte da história da cidade. O Aprovado também entra na discussão sobre o semiárido, que toma 57% do território baiano, ou seja, quase dois terços do estado, e tem em Juazeiro um pólo de pesquisas.

Hoje o estado da Bahia enfrenta uma das piores secas dos últimos tempos. Dos 417 municípios do estado, 214 já declararam estado de emergência. Pensando nos impactos causados por esse fenômeno natural, professores, instituições e estudiosos dão suas opiniões sobre como conviver com a seca que atinge nesse momento milhares de baianos e brasileiros. E segundo o professor e pesquisador da Uneb, Luiz Paulo Neiva, 59% da extrema pobreza no Brasil estão concentrados nessa região.

Potencialidades

A discussão aponta novos caminhos e fala das potencialidades do sertão brasileiro. “A gente tem um semiárido hoje onde as pessoas têm orgulho em dizer que são daqui. Essa região sempre foi vista como terra do atraso, terra da pobreza e que não era possível viver no sertão”, afirma Ademilson da Rocha, coordenador geral do IRPAA, um instituto que trabalha há mais de 20 anos nessa região.

O programa ainda convida o telespectador para conferir um sarau que reúne música, literatura e poesia no Quintal do Poeta, casa do sempre irrequieto compositor e poeta Manuca Almeida. E guiado pelo artesão Kekê, todos vão conhecer a Casa do Artesão, local que guarda toda a diversidade do artesanato do Vale do São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários