A União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), em Juazeiro (BA), informou que o plebiscito para transformação ou não de povoados da comunidade em distritos que ocorreria neste domingo (20), foi cancelado. A autoria do requerimento – já aprovado na Câmara – é do vereador Amilton Ferreira (DEM). Segundo a UAVS, o pleito nunca foi discutido com as comunidades, nem mesmo com a maioria das associações. A UAVS ainda taxa a atitude do vereador de “anti-democrática”.
Acompanhe:
Nós salitreiros e salitreiras que nos últimos oito dias encampamos uma luta contra a proposta do vereador Amilton Ferreira (DEM) de criar dois novos distritos no Salitre, estamos hoje felizes e certos/as de que só a organização popular é que sempre nos rendeu e sempre nos renderá conquistas.
Ao tomarmos conhecimento do requerimento de autoria do citado vereador para realização de um plebiscito no dia 20 de março próximo, nos mobilizamos e tomamos iniciativas, nos posicionando contra a divisão e denunciando a atitude anti-democrática do edil, que conta com o apoio de meia dúzia de correligionários/as que o mesmo ainda mantém no Vale do Salitre.
As comunidades do Salitre nunca chegaram a discutir estas possibilidades de divisão do Vale em três distritos, por isso afirmamos que no momento não há nenhuma condição de realizar a consulta, pois a população não pode opinar sobre algo que desconhece. Em nenhum momento foi discutido com as comunidades, nem mesmo com a maioria das associações, quais as vantagens desta mudança.
Nesta terça-feira (15), após iniciarmos o debate no Salitre, nos manifestarmos na imprensa e nas redes sociais, solicitamos da entidade que realizaria o processo de consulta (Federação das Associações de Juazeiro) a não realização do plebiscito. O requerimento, assinado pela União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), foi prontamente acatado e a consulta não será realizada. Estivemos ainda em contato com o vereador Amilton Ferreira para deixá-lo ciente da nossa posição e o mesmo precisou considerar a decisão da maioria das comunidades e logo em seguida registrou o encaminhamento em sessão plenária da Câmara de Juazeiro.
Para nós, fica a reafirmação de que o Salitre pode até ser um “gigante adormecido”, mas está mais vivo e forte do que nunca.
A organização popular ainda é a nossa esperança!
Comunidades do Salitre/UAVS