Em Juazeiro (BA), a equipe de monitoramento e fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) voltou a intensificar a captura de abelhas em toda a cidade. As ações visam a garantir a segurança dos moradores e preservar a importância desses insetos para o ecossistema.
Atualmente, a Semaurb realiza duas operações semanais de captura de abelhas – às terças e quintas-feiras. Em média, cerca de 20 enxames são retirados mensalmente e destinados a apicultores ou soltos na caatinga, longe da zona urbana.
As abelhas têm sido encontradas em locais como paredes, galhos de árvores e até mesmo dentro do forro de residências, representando riscos à segurança dos moradores dessas áreas. Para minimizar esses perigos, as capturas são realizadas durante a noite, quando as abelhas estão descansando e menos agitadas.
“As abelhas são insetos muito importantes, que exercem um papel fundamental na natureza. Elas fazem a polinização natural das plantas, no momento em que procuram alimentos nas flores. Mas quando se sentem ameaçadas, podem atacar com seus ferrões. Para evitar acidentes, pedimos à população que, quando encontrar um enxame, não mexa na colmeia. O ideal é chamar a Semaurb ou algum apicultor para realizar a remoção com segurança”, alertou o diretor de fiscalização ambiental, Hudson Duarte.
Como solicitar o serviço
A equipe de fiscalização ambiental da prefeitura realiza a captura de abelhas em logradouros públicos ou em residências de pessoas de baixa renda. Para solicitar o serviço, a população pode procurar a Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, no Centro da cidade, ou através do telefone (74) 3612-3582.