Juiz da Comarca de Tacaratu denunciado por abuso de autoridade

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2009 às 21:52

justiçaO juiz Carlos Eduardo das Neves Mathias, titular da Comarca de Tacaratu (PE), que responde cumulativamente pela Comarca de Inajá (PE), foi denunciado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco por abuso de autoridade. A denúncia foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Bartolomeu Rodrigues Varejão, com base em representação criminal oferecida pela OAB de Pernambuco.

Em setembro deste ano, os advogados Afrânio Gomes de Araújo Lopez Diniz e Hélcio de Oliveira França receberam voz de prisão do juiz Neves Mathias após tentarem acessar os autos de inquérito policial contra cliente deles. O episódio fez a seccional pernambucana da OAB levar o caso ao conhecimento da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco e também ao Ministério Público.

De acordo com relato dos advogados e de funcionários do tribunal, os advogados foram ao Fórum de Tacaratu para poder ver o decreto de prisão temporária contra os clientes deles, presos desde 10 de setembro. O juiz Neves Mathias informou aos advogados que não estava com o decreto. Este estaria na sua casa ou na Delegacia de Polícia, disse, segundo conversa gravada pelos advogados. A partir daí, começou uma discussão entre eles e o juiz pediu que os advogados se retirassem. Diante da recusa, deu a voz de prisão por desacato e chamou a Polícia.

Afrânio Gomes de Araújo Lopez Diniz e Hélcio de Oliveira França foram conduzidos à Delegacia local. Eles foram ouvidos, assim como o juiz Carlos Eduardo das Neves Mathias. Um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) foi aberto contra os advogados. Os defensores também registraram dois Boletins de Ocorrência contra o juiz por abuso de autoridade. Os advogados foram liberados após dez horas na Delegacia.

À época, procurado pela revista Consultor Jurídico, o juiz Carlos Eduardo das Neves Mathias informou, por meio da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que só se pronunciaria quando acionado oficialmente pela Corregedoria-Geral de Pernambuco.

Com informações de Flávio Rodrigues (foto ilustrativa) 

Juiz da Comarca de Tacaratu denunciado por abuso de autoridade

  1. Themis disse:

    Duvido que esse juiz seja preso!
    No máximo ele será afastado ou aponsentado e continuará recebemdo um bom montante referente à sua aposentadoria. Se é que ele será punido. Quá… Quá…
    Juiz preso no Brasil? Jamais!
    É mais fácil um boi bater asas e voar do que um juiz parar numa cela de prisão.
    Exemplo claro disso foram os 2 juízes de PE, afastados por acusação de pedofilia. Estão lindos, livres e soltos.

  2. De Olho disse:

    Já tenho dito: No curso de formação Juiz e Médico se acha deus; Após formados tem certeza; Os fatos só comprovam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários