Uma semana após a implantação do serviço de recadastramento biométrico e de uma unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em Petrolina, o resultado é satisfatório. A avaliação é do juiz Francisco Josafá Moreira.
Até ontem (20), segundo ele, mais de 500 pessoas foram atendidas pelo cartório móvel, que está na Escola Estadual do N-11 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. No Núcleo existem 1.645 eleitores, que têm até o dia 28 de novembro para se submeter à biometria. No ônibus adaptado, o TRE-PE montou uma estrutura de atendimento com quatro kits biométricos, com capacidade para despachar cerca de 100 eleitores, em seis horas.
Além da revisão biométrica, serão disponibilizados os mesmos serviços dos cartórios fixos, a exemplo da emissão do primeiro título; revisão de dados eleitorais (troca de nome, endereço); transferência eleitoral; segunda via de título; emissão de certidões eleitorais e de quitação com o TRE-PE, crimes eleitorais, filiação partidária – entre outros. Também é possível realizar consultas de processos e procedimentos eleitorais.
“Paralelo ao funcionamento do ônibus, o eleitor de Petrolina também deve comparecer ao cartório eleitoral para fazer o cadastro biométrico. Só poderá votar nas eleições de 2016 o eleitor que tiver feito a revisão biométrica. O prazo para fazer a biometria é até o dia 31 de março de 2016”, ressalta Moreira. A cidade possui atualmente 189.000 eleitores.