Junto a outros 19 governadores, Rui Costa nega que alta dos combustíveis seja culpa do ICMS

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2021 às 08:34

Foto: Camila Souza/GOVBA

O governador da Bahia Rui Costa reafirmou, nesta segunda-feira (20), a importância de combater a disseminação de notícias falsas em torno da ideia de que os governos estaduais sejam responsáveis pelo aumento dos preços de combustíveis. “A busca pela verdade e a defesa da estabilidade institucional nos levam a, mais uma vez, lutar contra a prática perigosa de distorcer os fatos. Pedimos, novamente, um esforço conjunto e providências urgentes no combate à prática desonesta da disseminação de Fake News, sejam elas relacionadas aos preços dos combustíveis ou a quaisquer outros assuntos da vida nacional“.

Junto com 19 governadores, Rui assinou uma carta que contesta a versão de que os preços dos combustíveis estejam elevados em função do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os governadores afirmam que, nos estados, o ICMS é o mesmo nos últimos 12 meses, período em que a gasolina registrou aumento de 40%, em média. “Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e não somente de uma unidade federativa”, diz a carta.

“Estamos empenhados em mostrar ao povo brasileiro que a política de preços dos combustíveis, adotada pelo Governo Federal e atrelada ao mercado internacional, prejudica o país e sacrifica ainda mais a nossa economia”, afirmou Rui.

Junto a outros 19 governadores, Rui Costa nega que alta dos combustíveis seja culpa do ICMS

  1. PENSADOR disse:

    Só que a política de atrelar os preços dos combustíveis ao mercado internacional vem desde quando? com certeza há mais de 18 anos atrás, feita por quem? pelo PT, partido dos trambiqueiros. É bem verdade que o governo de agora pode muito bem fazer essa DESATRELAÇÃO. Mas mesmo assim eu pergunto, qual o esforço dos Governos Estaduais na produção dos combustíveis? nenhum, e são os Governos Estaduais que ficam com a maior fatia que é o ICMS. Vamos partir do princípio que se os Governadores baixarem o ICMS para 13% a gasolina cairia para R$ 5,00 ou menos. Vamos ver a energia elétrica, o que os Governadores fazem para gerar energia? nada, quanto o consumidor paga de ICMS? 33,34%, mas os Governadores dizem que são apenas 25%, mas façam as contas e vejam se não mais que 33%? OS Governos têm que dominuirem suas despesas com pessoal e serviços desnecessários, principalmente serem agentes do Povo. Agora a pouco ví na TV, que no Governo Petista só o INCRA(Federal) tinha 170 mil funcionários fantasmas, já imaginou quantos tem nessas Organizações de Saúde nos Estados? e em outras Empresas Terceirizadas? o que Bolsonaro quer é diminuir esses ralos do dinheiro público. Só do FGTS, dinheiro do trabalhador, o rombo passou dos R$ 40 bilhões, tanto é que hoje a Caixa dá lucro, Banco do Brasil dá lucro, Correios passaram a dar lucro, mas nos governos petistas só davam prejuizos. Bolsonaro não fala palavras bonitas, mas fala verdades. Nós não queremos nossa bandeira vermelha, queremos ela verde, amarelo, azul e branco.

  2. Bira disse:

    Se não é culpa dos gorvernadores, então por que o icms dos estados chegam a ser o triplo do imposto do governo, ou até mais? Aqui em Pernambuco mesmo o icms é quatro vezes mais do que o valor do imposto federal, e não sou eu que está falando, é simples, basta olhar na nota fiscal.

  3. Ade disse:

    Seu Bolsogado, o nosso pasto é verde e o choro é livre.

  4. ysrebelde disse:

    Me impressiona como as pessoas gostam de fechar os olhos e ouvidos para fatos reais que são comprovados com dados. O PT destruiu o Brasil, roubou nosso dinheiro e mesmo assim tem gente que defende esse partido. É lastimável a cegueira seletiva de algumas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Professora Mary Belgium , a mãe dos estudantes de Petrolina.