Dando sequência à priorização de serviços e ações gratuitas no Interior de Pernambuco, a primeira ação do ‘Juntos Pela Cidadania’ em 2025 tem a cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, como a sua primeira parada. A iniciativa ocorrerá entre os dias 14 e 18 de janeiro, das 8h às 17h.
Essa edição terá duas paradas: a primeira, no dia 14, na Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa, no Bairro Areia Branca; e a segunda, no dia 16, na Escola Técnica Estadual Maria Wilza Barros de Miranda, no Loteamento Bela Vista/João de Deus. Essa será a primeira vez do ‘Juntos Pela Cidadania’ no Sertão.
O programa é coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, em conjunto com as Secretarias de Defesa Social, de Planejamento, de Desenvolvimento Regional e Gestão e de Educação.
A escolha por começar o ano por Petrolina se deve ao fato da combinação dos territórios prioritários de prevenção à violência com o período de cadastro para o Programa Chapéu de Palha.
Na cidade estarão, de forma gratuita, à disposição da população serviços como emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito); RG; orientação e entrega de formulário para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); orientação e entrega de formulário para Passe Livre Intermunicipal; orientações e atendimentos do Procon Pernambuco; distribuição de preservativos (femininos e masculinos); palestras informativas sobre violência contra as mulheres; cadastramento no sistema de emprego do Governo Federal; inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo; cadastramento e orientações sobre o IDJovem; ofício para habilitação de casamento; PE Produz; negociação de dívidas com a Compesa e a Neoenergia, entre outros.
Descentralização
Titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco, Joanna Figueirêdo enfatizou a logística de descentralização, para que os serviços oferecidos gratuitamente também alcancem a população de fora do Recife e Região Metropolitana. “Pretendemos otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais e municipais, além de reforçar ações de organizações sociais locais, com a finalidade de promover para a população dos territórios prioritários uma oferta de serviços ampla e que viabilize o acesso à cidadania do povo pernambucano nos mais variados territórios“, afirmou.
Todos os detalhes sobre os serviços do Juntos Pela Cidadania em Petrolina, além do Chapéu de Palha, podem ser conferidos no link disponibilizado pelo Blog.