Com o objetivo de assegurar os serviços de segurança pública na Bahia, principalmente durante o período do Carnaval, na última sexta-feira(29) o Juiz Mário Augusto Albiani Alves Júnior, da Quinta Vara da Fazenda Pública de Salvador, concedeu uma liminar determinando que os policiais civis do estado da Bahia mantenham a custódia de presos. De acordo com o juiz, a decisão impede paralisações, que direta ou indiretamente comprometam a continuidade da prestação dos serviços de segurança pública.
A liminar foi obtida pelo Estado, a partir de uma ação civil pública. Pela decisão, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia tem o prazo de 48 horas para informar à Justiça as medidas adotadas para o pronto restabelecimento dos serviços, sob pena de ter que pagar multa diária de R$ 80 mil, em caso de descumprimento.
Para o procurador Caio Druso Penalva Vita, da Procuradoria Geral do Estado, a liminar é fundamental para conscientizar a categoria de forma que os serviços não sofram descontinuidade.
Esse é um governo ditador, falavam tanto do PFL, agora estão pior do que eles, eu tenho saudades do PT de antigamente, o governo não investe na segurança e o que acontece é isso ai, policial hoje na Bahia esta servindo de alvo pra bandido, isso é uma vergonha.
Eu tenho nojo desse governo da Bahia, o estado esta ai pra todo mundo ver, abondonado, não existe segurança nenhuma e agora ele ameaça os policiais civis contra a lei, isso é ditadura, é um estado sem lei, só existe pra quem tem pode, até quando meu DEUS.
O que ele deveria fazer, era acabar com a policia civil, e aumentar o contingente de policiais militares e dar um salario digno,
A medida tomada é prudente por parte da Justiça Baiana, o problema existe em todo o país e na Bahia é também bastante ruim. O que resta é o governo baiano tomar as devidas providências, de aumentar a oferta de vagas nos presídios e colocar servidores para a função que não é de nenhum policial.
Espero que os policiais continuem na luta, mas a medida é prudente.
Odilon Freire é está equivocado e mostra que não entende de Segurança Pública. Não tem nenhum especialista em política de segurança pública do Brasil que defenda esse tipo medida radical. A Polícia Civil é a polícia judiciária, responsável pela investigação e punição direta dos criminosos, se tem algo que deve mudar é a política governamental e o que se discute e debate mais é o contrário do que esse cidadão está defendendo. É a desmilitização da polícia.
É ISSO AÍ NOMILDO ESSE PESSOAL SÓ QUEREM AS SUAS NOMEAÇÕES É UM DIREITO DELES, POIS ESTAM FORMADOS E PRONTOS PARA TRABALHAR E SERVIREM A SOCIEDADE BAIANA.