Em Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e cidades circunvizinhas, a população deve redobrar os cuidados em relação à exposição ao sol nos próximos dias. A umidade do ar deve atingir índices muito baixos, o que pode causar alguns problemas de saúde, como complicações alérgicas e respiratórias e irritação dos olhos. O alerta é do Laboratório de Meteorologia da Univasf (Labmet). A umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20%. Segundo o Labmet, a possibilidade de ocorrência de chuvas para os próximos dias é baixa.
De acordo com informações do Climatempo, hoje (20) as duas maiores cidades do Vale do São Francisco registram umidade de 41%, nível ainda abaixo do que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS) – acima dos 50%.
A baixa umidade do ar também pode provocar sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. Para evitar transtornos, a dica é usar roupas claras, evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h. Também é importante aumentar o consumo de água, além de intensificar o uso do protetor solar.