A Prefeitura de Juazeiro (BA) iniciou, hoje (1º), a ação intitulada ‘Laboratório Itinerante’, realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau). Trata-se de uma atividade que visa a dar acesso à coleta de exames laboratoriais ao cidadão da zona rural, que tem dificuldades com transporte e locomoção para esse serviço.
As primeiras comunidades contempladas foram Jatobá e Conchas, nesta quinta-feira; amanhã (2) será a vez da população de Maniçoba receber o serviço. De acordo com a Sesau, serão beneficiadas cerca de 1.600 pessoas por mês.
A moradora do Jatobá, Flávia Damaceno da Luz, não perdeu tempo e foi fazer a sua coleta que havia sido prescrita na Unidade de Saúde. “Eu achei muito bom porque, às vezes, temos dificuldade de ir à cidade. Espero que venha mais vezes porque tem muita família carente precisando fazer exame com urgência, e muitas vezes não tem condição de ir à cidade”, justificou.
Já Antônia Caetano, moradora de Conchas, disse estar muito contente porque ela não vai precisar se deslocar para um laboratório na sede do município. “Assim a gente economiza tempo e já recebe o resultado aqui mesmo no posto”, disse a moradora.
Descentralização dos serviços
O secretário de Saúde, Allan Jones, explicou que essa é mais uma forma de descentralizar os serviços. “Essa estratégia foi desenvolvida para dar acesso ao cidadão da zona rural que fica distante desses serviços. O laboratório está indo até a população. Essa é mais uma ação da gestão Suzana Ramos pautada em facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, enfatizou o secretário.
Na próxima semana será a vez das comunidades de Mandacaru I e II, NH3 e NH4, Juremal e Poções receberem o ‘Laboratório Itinerante’.