Lado A, lado B: Enquanto Juazeiro ganha duas novas ambulâncias do Samu, juiz determina volta da UTI móvel em Petrolina

por Carlos Britto // 03 de dezembro de 2012 às 15:47

A situação do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) vive momentos completamente antagônicos em Juazeiro e Petrolina.

Enquanto na cidade baiana o prefeito reeleito Isaac Carvalho (foto) comemora a aquisição de duas novas ambulâncias do Samu – uma Unidade de Serviço Básico (USB) e outra de Serviço Avançado (USA), a UTI Móvel –, em Petrolina foi preciso a justiça interceder na questão.

O juiz Josilton Reis, da Vara da Fazenda de Petrolina, despachou na última sexta-feira (30/11) a ação civil pública impetrada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Sindimep) que solicitava o restabelecimento imediato dos serviços suspensos, sobretudo aqueles realizados pela UTI Móvel, além da readmissão dos funcionários.

No último dia 16/11, oito médicos e quatro enfermeiros foram demitidos e a UTI Móvel foi desativada por ordem da prefeitura. Com a decisão de Josilton Reis, o município terá que devolver à população o serviço feito pela USA e readmitir os profissionais para que o trabalho seja realizado. A ação do Sindimep foi feita em conjunto com o Movimento ‘S.O.S Petrolina’, que tem esses dois pedidos como pontos principais de pauta da mobilização.

O Dr. Antônio Reis comemorou o despacho do juiz. “O Movimento S.O.S Samu parabeniza a decisão acertada do judiciário, e comunica que aguarda o cumprimento do ato. A ação atende uma das principais reinvindicações do movimento e corrige um erro da gestão municipal que coloca em risco a saúde da população. Aguardamos que a prefeitura acate a decisão judicial, para que a população não fique exposta aos riscos atualmente submetidos”, comentou.

Na luta

De acordo com o médico Edgar Paulo, um dos articuladores do movimento, os profissionais continuarão na luta pela reestruturação completa do serviço e com as ações em favor dos outros pontos de pauta. “O próximo passo é continuar informando a população, continuar a coleta de assinaturas do abaixo-assinado, aguardando a resposta dessa Ação Civil Pública e a resposta da Secretaria de saúde à Corregedoria do Cremepe (Conselho Regional de Medicina), que teve uma reunião na ultima sexta. Vamos continuar lutando por melhores condições de trabalho para o serviço”, ressaltou.

Lado A, lado B: Enquanto Juazeiro ganha duas novas ambulâncias do Samu, juiz determina volta da UTI móvel em Petrolina

  1. Fernando Sucre disse:

    Júlio Lost você é uma decepção, a ainda querem você como candidato a governador, só se for para afundar o barco de vez.

  2. Coco Seco disse:

    Mais três anos de castigo e um Mega Show em 2016 e está tudo resolvido!

  3. Pedro Lino disse:

    Enquanto o SAMU daqui de Petrolina FALIU o SAMU lá de Juazeiro recebe mais ambulâncias. Pena que não dá pra ligar daqui de Petró pra SAMU de Juá.

  4. claro disse:

    BYA!!!!???????
    Lamento sinceramente essa situação em Petrolina.

  5. Bruxo disse:

    A cidade paga pela consequência dos votos!
    Teremos que suportar por mais 4 anos a incompetência e arrogância dos atuais “gestores”.
    Não vou falar que os colegas petrolineses são ingênuos, tendo em vista que todos já sentiam na pele e conheciam a fraca e bisonha gestão do partido de cor verde.
    Tivemos a oportunidade de mudar, mas preferimos permanecer no mais do mesmo.
    Amigos, estamos sendo violentados, usurpados e sinceramente roubados. Não que necessitem estarem armados, pois a principal violência oferecida é o descaso.
    Quero pedir a todos que venham ler essa mensagem, que estudem antes de seguir para urnas. Votem com consciência e no caso de dúvida, não hesite, VOTE NULO, pois assim você poderá rejeitar não apenas um candidato, mas todos àqueles que estão concorrendo ao pleito.
    Por fim, até quando iremos permanecer com a cabeça viciada em falsas propostas, em comemorações momentâneas e singulares.
    Por que será que não houve amadurecimento da população em 4 anos de completo descaso?
    Reflita, pois apenas nós eleitores, podemos iniciar uma mudança e ter um pouco de dignidade.

  6. anonimo disse:

    pois e… a situacao em juazeiro nao e tao boa tb nao… as ambulancias estao deploraveis… chegou uma nova depois que um motorista precisou morrer por causa da ma conservacao da ambulancia….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários