O prefeito de Lagoa Grande (PE), Vilmar Cappellaro, assinou na manhã desta terça-feira (5) o termo de quitação de dívidas dos agricultores que contrataram empréstimos rurais no Banco do Nordeste (BNB), através de linha de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O evento aconteceu na sede do Cetep e contou também com a presença do vice-prefeito Ítalo Ferreira; do gerente de Negócios do banco, Fábio Cipriano; além de vereadores e representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR) e dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e de integrantes do governo municipal.
O secretário da Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Reginaldo Alencar, abriu a solenidade. “Enalteço a garra do prefeito Vilmar em defesa dos agricultores, desde quando ainda era o presidente da câmara de fruticultura já defendia os interesses dos pequenos agricultores”, destacou.
Já Fábio Cipriano esclareceu alguns pontos do termo. “Todos os agricultores que se enquadram na lei 13.340, com a assinatura do termo pelo Prefeito, receberão a quitação das dívidas. Cada produtor assina também o termo. O BNB vai emitir o boleto, a prefeitura paga e vocês já estarão aptos a contrair novos empréstimos inclusive todos do Pronaf”, garantiu.
Em seu discurso, Cappellaro frisou que o termo de quitação nada mais é do que uma reivindicação de direitos legítimos dos produtores. “Tenho dito sempre: os agricultores que aqui estão não estão pedindo esmolas, são empreendedores e os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade e região. Estão pleiteando os seus direitos. Eles querem um tratamento diferenciado. Agradeço à Câmara de Vereadores de Lagoa Grande pela aprovação por unanimidade de nossa lei municipal. Eles são trabalhadores, honestos, honrados e dignos de nosso trabalho. Fomos escolhidos por vocês pra fazer e realizar as políticas públicas para todos”, declarou.
Plantão
Cappellaro lembrou ainda contar com a parceria de órgãos como Incra, Sebrae, Senar – entre outros. O BNB fará um plantão especial até o dia 29, para receber todos os agricultores que precisam regularizar seus débitos e desejarem novos financiamentos. (Foto/divulgação PMLG)