Políticas de fortalecimento dos assentamentos de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, estiveram na pauta de um encontro entre o prefeito em exercício, Olavo Marques, e o superintendente do Incra Submédio São Francisco, sediado em Petrolina/PE, Cláudio Silva, no dia de ontem (1). A reunião, que também contou com a presença de técnicos do Incra e do Iterpe (Instituto de Terras de Pernambuco) teve como objetivo estreitar o relacionamento da gestão municipal com os órgãos que coordenam as políticas de reforma agrária no Estado.
Segundo Olavo, a meta é agilizar as melhorias das áreas assentadas que reúnem cerca 500 famílias no município e que aguardam ações como o parcelamento de áreas, porta de entrada do acesso ao crédito rural. “O parcelamento das áreas é o primeiro passo para o acesso ao crédito, por isso estamos trazendo essa pauta junto ao Incra e demais órgãos”, salientou Olavo.
A regularização visa a deixar os assentados aptos a várias linhas de crédito, às melhorias da infraestrutura dos assentamentos e para agilizar o parcelamento e oficializar a demarcação das áreas. Os assentamentos Cruz do Pontal, Três Conquistas, Abreu e Lima, Lagoa das Baraúnas e Lagoa das Caraíbas estão entre as áreas que aguardam a conclusão dos parcelamentos.