Três projetos de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, foram contemplados no programa “Mais Cultura” – iniciativa do governo federal por meio do Ministério da Cultura. Os projetos “Retratos do Velho Chico”, “Congadas da Ilha do Pontal” e “Reisado de Lambedor” vão receber R$ 16 mil, cada, para a execução das atividades incluídas nas propostas aprovadas.
Segundo o diretor de cultura do município, Edivaldo Barbosa, as três escolhas representam bem o interesse e a preocupação da população local com as suas tradições. “Recebemos quinze projetos, todos de grande potencial, e os três classificados demonstram bem a qualidade de nossos agentes culturais em se preocupar com a tradição da cultura de Lagoa Grande”, enfatiza.
O projeto Retratos do Velho Chico pretende, entre outras finalidades, fotografar e expor as belezas naturais, culturais e as ameaças existentes à preservação do Rio São Francisco, que banha a região. Ainda dentro do projeto, haverá a realização de oficinas de fotografia para jovens de 17 a 29 anos em risco de vulnerabilidade social e a divulgação através da fotografia, do potencial da agricultura irrigada e da cultura da uva e do vinho no Sertão do São Francisco em Pernambuco.
Sobre a manifestação das Congadas da Ilha do Pontal, a iniciativa pretende resgatar e ampliar uma das tradições seculares do local, trazida pelos escravos. No Reisado de Lambedor, o projeto visa a difundir e integrar toda a comunidade de Sítio Lambedor, área remanescente de Quilombo em Lagoa Grande, numa das manifestações culturais mais tradicionais do povo sertanejo e que também permaneceu no município através dos negros escravizados que fugiram da escravidão e se esconderam na região. A manifestação foi resgatada no atual governo com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura. (fonte/foto: Ascom PMLG)