Lagoa Grande, no sertão do São Francisco, vai passar a contar com uma unidade do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS I). O serviço é destinado a pacientes com transtornos mentais.
A previsão é de que o CAPS I esteja funcionando no município dentro de, no máximo, 90 dias – segundo prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.
A notícia foi comemorada pelo secretário municipal da pasta, Vanelson Gomes de Santana. “Vamos agora iniciar o levantamento para a escolha de um local onde funcionará o Caps em nossa cidade”, disse.
A moça da foto se desesperou com a notícia.
Devido os inúmeros casasmentos entre parentes, a cidade de TERRA NOVA -PE necessita também de um CAPS. Os pacientes tem que procurar cidades como Crato no Ceará e Serra Talhada em Pernambuco. A cidade tem aproximadamente 5 mil habitantes na zona rural e 4,8 mil na zona urbana. O transpote é feito pela prefeitura . Eles dizem que tem depressão e nervosismo. A cidade sobrevive dos recursos federais e dos serviços socias( bolsa família, pensões e aposentadorias). Tem casa de ter 4 ou mais pessoas com distúrbios mentais.
A PREVISÃO DA OMS É QUE ATÉ 2050 NO MUNDO 50% DA POPULAÇÃO TENHA PASSADO POR PROBLEMAS MENTAIS. É PRÉOCUPANTE!!!!!!
Ivés dele comemra como se fosse uma partida de utebol ele deveria dar uma boa justificativa na questão levantada no Programa de Edenevaldo Alves, sobre a substituição por parte dos médico do ATESTADO por declaração, segundo sua justificativa seria um acordo entre ele, os proprietários de fazenda e sindicatos…… Conversão coletiva não pode prevê nem muito menos disciplinar questão de municipal.
Parabéns a Lagoa Grande!
Espero que as pessoas deixem de ter preconceito no que diz respeito aos que sofrem de transtornos mentais.
Bons psiquiatras e psicólogos, possibilitam muitas das vezes que estas pessoas possam ter uma boa qualidade de vida.
Trabalho no CAPS de Santa Maria da Boa Vista, que atualmente é referencia no Estado de Pernambuco. A população de lagoa Grande deve sim comemorar e muito, ppois uma unidade dessa, irá trazer muito conforto e alívio para aqueles que passam por transtonos mentais, um tratamento adequado de medicação e terapias ocupacionais tem dado muito resultado positivo. Aqui em Santa Maria é a unidade de Saúde que tem gerado muita satisfação púlblica, principalmente para os familiares dos pacientes que encontraram apoio, e aprendem nas reuniões de familia a ajudarem no tratamento dos seus entes queridos. A depressão é a doença do século que precisa de uma atenção específica, na nossa região o indice de suicídio é muito alto decorrentes de uma falta de atenção que diagnostifique os sintomas desses trantornos por familiares. Parabéns! Estamos a disposição para transferirmos experiencias na instalaçao!