[slider id=”lancamento-fenagri-juazeiro”]
Foram lançadas oficialmente na manhã desta sexta-feira (12) a 24ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e a 7ª Exposição de Caprinos E Ovinos Do Vale Do São Francisco (Expovale). O tema dos eventos, que acontece simultaneamente em Juazeiro entre os dias 14 e 19 de maio, ressalta a integração de negócios na região.
O lançamento ocorreu no Centro de Convivência da Univasf, ao lado do pátio onde as feiras serão instaladas. Estiveram presentes o prefeito Isaac Carvalho, o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, o vice-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho, o subsecretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, além de representantes da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), da Associação dos Criadores de Caprinos do Vale do São Francisco (Accossf), do Instituto de Agrotecnologia e de coordenadores dos eventos.
De acordo com os organizadores, mais de 350 empresas nacionais e internacionais devem participar da feira integrada, onde estarão reunidos produtores, empresários, pesquisadores, importadores, exportadores, fabricantes, e instituições financeiras e de fomento, entre outros.
A 24ª Fenagri será montada em uma área de 10 mil metros quadrados e espera reunir um público estimado em 60 mil pessoas. A programação será bastante diversificada com seminários, workshop, minicurso, rodadas de negócios, turismo rural e leilão de animais, inclui também atividades desenvolvidas no campus da Uneb-Juazeiro.
Cadeia produtiva
Para o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Sales, a feira integrada une dois importantes setores da economia do Vale: a agricultura irrigada e a pecuária no sequeiro. “Acho que temos a condição este ano de fazer um grande evento, mesmo com toda essa dificuldade da seca, pra mostrar a força da região”, afirmou.
O prefeito Isaac Carvalho também está otimista. Ele disse que a integração dos dois eventos objetiva potencializar a cadeia produtiva da região. “Nós temos um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do Brasil, 90% da exportação brasileira de uva e manga saem da região. Essa feira não é mais nossa, nem de Petrolina nem de Juazeiro, é uma feira do semiárido que potencializa o agronegócio do Brasil”, frisou. (Rinaldo Lima/para o Blog)
coslos brito venho atraves deste meio de comunicação para informar algo muito cerio que esta acontecendo nos projetos principalmente em Petrolina a respeito de venenos que estão sendo usados nas platas como o tomate e tambem na goiaba para combater a nematoide o mesmo e colocado na raiiz da planta e ela dar frutos lindos maravilhosos mais este mesmo veneno que não me recordo o nome deixa concequenciana mes planta durante um ano já existo um numero absurdo de canser na nossa região e as fiscalisações não veem nada disto corre froxo oq meu muito obrigado.
Gostaria de ser convidado para todos evento desta magnitude e objetivo . foi fantástico e irei no que vai acontecer em Juazeiro no próximo dia 14/5.