A reestruturação do o sistema de transporte coletivo de Petrolina deu mais um importante passo. Já foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o edital da concorrência nacional para concessão do setor.
A licitação nº018/2018 foi baseada num estudo técnico e também segue a política municipal de mobilidade urbana e transporte. A partir deste estudo, foram estabelecidas diretrizes para o ordenamento, reestruturação e racionalização definindo uma nova rede.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), Edilson Leite, o ‘Edilsão do Trânsito’, lembra que todos os trâmites legais foram cumpridos e inclusive discutidos com a população durante audiência pública na Câmara Municipal.
“A AMMPLA seguiu todos os procedimentos legais para garantir, acima de tudo, a qualidade no transporte coletivo. Com o edital lançado, fica a nossa proposta técnica para que possamos evoluir e assegurar, de fato, a reestruturação do serviço aos petrolinenses“, explicou.
Exigências
Para aperfeiçoar o sistema, a prefeitura exige que a empresa vencedora atenda uma série de requisitos – entre eles ônibus equipados com ar-condicionado. Outra solicitação é a renovação da frota, sendo 80% dos ônibus zero quilômetro. Também será exigido que todos os veículos tenham acessibilidade universal e pratiquem o menor tempo de espera possível para os passageiros. Apesar de todas as melhorias, o valor da tarifa não será alterado. A expectativa é de que até o fim deste ano os usuários já possam desfrutar da nova frota. O edital está disponível no site da prefeitura. Com informações da assessoria da PMP/AMMPLA.
Uma iniciativa muito boa da prefeitura! É cediço que a qualidade do transporte público de Petrolina é das piores do estado; com ônibus velhos e em péssimo estado de conservação, e com duas empresas competindo entre si pra ver quem oferece as piores condições de transporte para os usuários. É verdade que a gestão anterior tentou disciplinar essa área, conseguindo apenas padronizar o sistema, instituindo o mobipetrolina; no entanto, não conseguiu uma renovação da frota, no máximo foram adquiridos ônibus usados, que já apresentavam sinais de desgaste e má conservação. Se de fato forem atendidos os requisitos do edital, Petrolina certamente passará de uma das piores para uma das melhores, senão a melhor qualidade do transporte público de Pernambuco! Resta saber se o prefeito terá coragem para realizar tal feito, já que as duas empresas que já atuam por aqui não vão querer largar o osso e entregar facilmente essa concessão bastante rentável.
É muito importante para a cidade e usuários como um todo, mais agente fica se perguntando, e o direito trabalhista dos trabalhadores?? Como vai ficar?? Queremos e esperamos sim pela melhoria do transporte, mais não podemos permitir, que mais uma vez, seja os trabalhadores que pague essa conta, ficando mais uma vez a Mercer, sem trabalho, sem dinheiro, e sem saber a quem pedir socorro!!! A JUSTIÇA!!??, até hoje centenas de trabalhadores nunca recebeu um real se quer da empresa vale do Sol e menina morena, empresas que atuavam na cidade, e isso já faz seis anos, nem rescisão, nem FGTS, nem nada, e a JUSTIÇA!!!????