O laudo psiquiátrico produzido pelo médico pernambucano Luiz Alberto Mendes Dobbin, a pedido da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aponta que o padre Josean Dantas Rolim, 51 anos, preso em flagrante por atentado violento ao pudor, tem distúrbios mentais.
De acordo com o advogado da CNBB, Ernesto Cavalcanti, o documento será levado neste sábado (08), ao juiz de plantão em Jaboatão dos Guararapes.
A intenção dele é conseguir a transferência do padre para Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá, no Grande Recife. O padre Josean está detido no Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).
Ernesto Cavalcanti informou que o laudo aponta “transtornos de humor [afetivos] orgânicos” e ainda indica alto risco de suicídio.
O padre foi flagrado, anteontem, em um box do banheiro masculino da área de desembarque do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, Zona Oeste do Recife, beijando um adolescente de 14 anos. Em depoimento, ele confessou o crime.
A delegada Sheila Costa disse que o inquérito deve ser concluído em 10 dias. Um laudo da perícia também está sendo aguardado.
Segundo ela, o documento é uma formalidade, já que não houve ato sexual. No entanto, os depoimentos de dois vigilantes do TIP, testemunhas do momento em que o padre beijava o garoto no banheiro, servem como prova. O depoimento do adolescente também será levado em consideração.
À polícia, o jovem contou ter sido abordado pelo homem, que pediu para tirar fotos dele por conta da camisa que usava, de um time de futebol. Depois, o padre convidou o adolescente a acompanhá-lo, pedido que o rapaz disse ter recusado. Diante da negativa, o adolescente afirmou que o padre reagiu com agressividade e então decidiu segui-lo, com medo que estivesse armado.
Ordenado em 1990, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, sua cidade natal, o padre Josean Dantas Rolim está licenciado da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro – onde atuava como sacerdote em algumas paróquias – há quatro anos. Segundo a diocese, desde 2005 o religioso pediu afastamento para cuidar de problemas de saúde de familiares.
Que distúrbio psiquiátrico, quê, quê, o quê. O cara só é um foi burro, é um traço de milhares de padres por aí. É a condição que são levados pelo celibato. É culpa da Igreja. A maior união homossexual do mundo é a igreja católica, é óbvio. Não dá pra reprimir os impulsos sexuais do organismo porque nós somos animais – racionais , mas animais – e o comportamento hormonal é semalhante. Imagine o “RandeVu” que não é nos mosteiros!!! Deus o livre!!!
Porque ninguém identificou o distúrbio psíquico durante as missas. ou durante a iniciação dele no monastério? Ficou doido só agora que foi flagrado? Sou Advogado, essa conversa de doença psíquica objetiva a tese da inimputabilidade e a substitução da prisão por medida de segurança. É caô. Cadeia nele!!!
Pra cima de mala, só poeira fina!!!
É possível sim que o tal padre tenha algum distórbio mesmo. Acho até que o fato de um homem deixar de constituir família sob a alegação de vocação já é bastante estranho. A verdade é que não creio que servir a Cristo necessariamente imponha ao homem abster-se do relacionamento conjugal. Agora é fico pensando como ele consegui chegar a condição de Padre na Igreja Católica sem que tal distúrbio viesse à tona. Mas, pode até ser que tal manifestação tenha ocorrido mais recentemente. Ainda assim persistem umas indagações:
– por que será que o alegado distúrbio mental ocorrido no Padre não o inclinou a flertar com uma mulher ???
– ou ainda, por que será que ele não saiu rasgando dinheiro na rodoviária???
Se algum especialista no assunto puder esclarecer, agradeço!
Que isso!!!kie isso cara!!!??ora bolas!!!vcs agora se julgam os donos da moral,da ética,da lei!!??vcs não estão acima da lei!!!que pena!!!logo quem!!!!!!!um advogado!!!!que conhece muito bem as leis e os direitos individuais que assiste a todos.E não vai ser diferente para com o padre!!!De que o padre é acusado mesmo?????de um beijo???!!!!!e isso é crime???!!!!pior são as senas das novelas(tipo malhação ás 5:00h da tarde)beijos senas de sexo explicito…etc.Agora vem um advogado boncar a honestidade por trás de um blog!!!Vocês sabem como são contratado serviços advogacionais!!!???pelo carro que você chega no escritório…SE FOR UM FUSCA,JÁ ERA!!!??ELE NÃO TE ATENDE….Não quero aqui defender ninguem,até porque ele já tem advogado,mas não vem culpar a igreja por um comportamento humano,que é única e esclusivamente inerente ao ser humano.A igreja ensina os bons costumes aos seres humanos,mas nem todos seguem.Estou de olho,seu dr. de araque.
O motivo pelo qual a Igreja Católica não permite o casamento de padres é o patrimonial. A Igreja assim procura evitar a confusão patrimonial do que é da Igreja e da pessoa do padre. Já os evangélicos pagam para os pastores divulgarem a palavra de Deus, essa sim é de graça, mas é vendido muito caro pelos donos de Igreja evangélica. Imagine só: um cidadão receber dinheiro para divulgar a palavra de Deus!!!
Na verdade, não é o caso de se estabelecer qualquer comparativo entre denominações religiosas. Mas não creio ser o celibato justificativa para evitar qualquer confusão patrimonialista, mesmo porque o resultado da existência humana mostra que ninguém vai levar nada no caixão. Dinheiro só tem utilidade aqui na terra. Sei também que os padres não vivem de fotossíntese, eles comem e bebem a custa do dinheiro da igreja católica. E deve ser assim mesmo. Esse não é o problema. Todavia, situações como essas tem se repetido com frequência e muita coisa até mais grave pode estar acontecendo às escondidas. Ora, será que o desejo sexual não se faz presente na vida destes celibatários? Sem se falar na pedofilia, que parece ser a maneira de buscar satisfazer-se sob a ilusão de que o menor vai ficar de boca fechada. Basta uma rápida pesquisa na internet para se perceber que não são poucos Padres demonstram não gostar mesmo é de mulher e depois que aprontam alegam algum tipo de distúrbio mental. Olha só, vejamos a notícia abaixo:
Padre pedófilo é flagrado com 4 adolescentes em motel
Sábado, 05/11/2005 – 23:41
São Luís, Maranhão – A polícia do Maranhão anunciou neste sábado a prisão em flagrante do padre Félix Barbosa Carreiro, 43 anos, acusado de pedofilia. Segundo o jornal O Imparcial, a prisão aconteceu após uma denúncia anônima – o padre foi surpreendido em um quarto de motel mantendo relações íntimas com quatro jovens, dois de 18 anos e dois menores de 13 e 15 anos.
O padre, que era auxiliar na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma), está preso em uma das celas da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, para onde foi levado após prestar depoimento da DPCA. Em 2002, ele tinha sido investigado pelo Ministério Público pela mesma acusação, mas o processo foi arquivado por falta de provas.
A prisão foi efetuada por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Nos últimos dois meses, a polícia estava investigando Félix Carreiro. “Realizamos campanas e o seguimos durante o período, mas só o vimos indo com jovens para um motel na madrugada de sábado”, contou a delegada Ana Karla Silvestre Fernandes.
“Durante as investigações, vimos o padre recebendo rapazes na igreja e na porta de sua casa, passeando com eles na Avenida Litorânea, onde ficavam bebendo e comendo, e o vimos levando os jovens de volta para suas casas. Isto acontecia com muita freqüência”.
O padre Félix Barbosa Carreiro também confessou que usava drogas com os garotos e que marcava os encontros pela internent. Ele deu dinheiro e presentes aos adolescentes para que eles saíssem.
O padre negou ter mantido relações sexuais com os garotos. “Saí com eles para me divertir. Jamais abusei dos meninos e sempre permaneci fiel às minhas obrigações com a Igreja. Não permito que me chamem de pedófilo”, salientou.
Os jovens encontrados com o religioso também depuseram na delegacia. “Eles confirmaram tudo: que o padre os levava para motéis, pagava coisas e lhes presenteava e pedia para que eles chamassem outros garotos”, disse Ana Karla Fernandes.
Na DPCA, as famílias dos menores encontrados com o padre Félix estavam revoltadas. “Estou me sentindo péssima, a minha vontade era de bater neste padre”, disse uma das mães. Ela afirmou que já desconfiava que algo de diferente acontecia com o filho e estava investigando. “Com 14 anos, ele passava o fim de semana sumido, faltava na escola. Agora estou sabendo que era com este padre que ele passava o tempo”.
O administrador da diocese de São Luís, Dom Paulo Ponte, lamentou a situação. “É uma coisa muito triste e dolorosa. Está claro que se trata de problemas de ordem psicológica. Por isso não podemos condenar sem dar espaço para ouvi-lo”, declarou. A Igreja Católica já disponibilizou um advogado para acompanhar o caso do padre Félix Carreiro. Internamente, a Igreja irá abrir um processo pastoral.
vai atrás deste Alex que deve ser um enrustido, com este ódio, veja que ele não recrimina o assédio investe contra a igreja, os homexessuais ele é a palmatória do mundo, gente assim fique longe
Atrás de mim ninguém vai não seu PEDRO, defensor da pederastia mundial. Do jeito que você defende, pede clemência e perdão pro padre , bem que vc queria que eu fosse um enrustido e lhe desse o telefone, não é? O perdão ficou pra Deus, eu não perdôo político ladrão, servidor público corrupto e padre pedófilo. São funções em que a irrepreensibilidade do comportamento exigem padrão ético total. Agora, se vc quer correr o risco de um Padre desses abusar de um filho seu lá na sacristia da igreja, fique a vontade. Como católico eu não admitiria. E não tenho nada contra a opção sexual de ninguém. quem tem o que é seu dá pra quem quer… mas aguente as consequencias legais de sua perversão moral incontida, ou então vá fazer outra coisa: cabeleireiro, produtor de arte, promotor de justiça, advogado, faça qualquer outra coisa que não choque as pessoas perante as quais ele é obrigado a dar exemplo. Enrustido é a PQP…
Qual a cidade que não tem um ou mais,PADRES GAYS?
Gente, vamos acabar com esse tipo de comentários, de insinuações, de agressçoes e animosidades. A esse respeito Paula ja comentou. O caso foi encaminhado pela policia á justiça e eles fizeram tudo conforme a lei determina. Se tivesse vindo aqui alguém para dizer defender o comportamento do padre ou justificar ou dizer que a politica tinha agindo errado, tudo bem, o mundo todo poderia cair sobre quem defendesse o crime, pecado ou o que seja. Mas ninguém aqui sequer pensou nisso. Todos os comentários foram unanimes em cindenar o ato, o fato, o crime. A pessoa foi presa. Creio que o tratamento não elimina a prisão. Ou vocês queriam que ò padre fosse morte, enforçado ou inventassem a pena de morte para ele!! Até parece que era isso que queriam. A meu irmão Alex que começou com agresividade mas com seriedade, parece que seus comentários estão ficando mais exaltados. O que é isso!! Só falta agora você comandar uma nova “Inquisição”, agora para investigar, caçar e matar todos os pecadores que estão lá na Igreja Católica, começando pelos padres. O que é isso. Voces poderia estar revoltados se a Policia e a Justiça não houvessem cumprido o seu papel. Procurem saber onde o padre está em Recife e façam vocês mesmo a Justiça que acham que deva ser feita. Acabem com isso. Por falar em inquisição, vou pedir a blog que divulgue o outro lada da inquisção. E vamos encerar esse assunto.
Além disso, nem mesmo entre os padres e os fiéis da Igreja Católica, há unanimidade sobre o Celibato. Não por isso, pois esse problema não está ligado ao celibato. Fosse assim não existia em outros segmentos. E nem celibato faz alguma pessoa homossexual. Pode favorece a manifestação, mas não trasnforma ninguem em homssexual.
A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual, na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes, antes da idade em que a criança entra na puberdade. A palavra pedofilia vem do grego παιδοφιλια onde παις (significa “criança”) e φιλια (‘amizade’; ‘afinidade’; ‘amor’, ‘afeição’, ‘atração’; ‘atração ou afinidade patológica por’; ‘tendência patológica’ – segundo o Dicionário Aurélio). Segundo o critério da OMS, os adolescentes de 16 ou 17 anos são também classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles. Homossexualidade (grego homos = igual + latim sexus= sexo) refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser — humano ou não — que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo. Como uma orientação sexual, a homossexualidade se refere a “um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre” pessoas do mesmo sexo; “o termo também refere-se a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual.” A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade. Um estudo de 2006 sugeriu que 20% da população relatou anonimamente algum tipo de sentimento homossexual, apesar de poucos participantes do estudo se auto-identificarem como homossexuais.
Eu não li nenhum comentário pedindo ou exigindo ou justificando perdão, compreensão para o comportamento dele. O que é isso!!!
Conordo com voce, Alex em não concordar e ninguem concordou aqui. Ele foi preso!!! E se você é advogado, como você diz, sabe que todo acusado ou criminoso tem direito de ter um advogado….Qual é o problema. Não vim nenhum católico aqui dizer que admitiria e aceitaria que seu filho fosse avusado sexualmente. Você está certo, só que não deve admitir nem em Sacristia, nem em escola e e nem em ambiente Algum.
Eu não vou falar aqui dos problemas de saúde do padre por questão de respeito humano a ele e a familia dele. Nem da tragetória da vida dele tambem. Concordo que poderia ter sido cconstatado antes o problema. Ele teria sido ajudado e não estariamo aqui a comentar esse assunto. Não foi. Pronto. Ele realmente tem distúrbios mentais e não só por isso. Acabou. Vão denunciar o medico que deu o atestado ao Conselho Regional de Medicina. Quem achar que não é verdade, façam uma investigação particular, cocntratem advogado para trabalhar na acusação e deixem a Igreja aos que são responsaveis por ela e aos que fazem parte dela.
Fala sério, se você colocar qualquer frase em um site de busca na internet a pesquisa lhe dá o resultado que você. Se colocar qualquer outro termo vão aparecer os casos que você pediu ou você pensa que alguém é idiota. Se a minha prerocupação fosse negar o fato ou mesmo relativizar o fato, o erro, eu poderia estar mostrando casos semelhantes em outros segmentos inclusive de outras Igreja. Mas minha preocupação não é esse e nem tenho intereese e personalidade para gastar meu tempo em tal atividade. Vou mostrar sim o outro lado da inquisição porque estou sendo provocado.
ponto final. Quem quiser comentar o assunto se dirija agora ´Policia e a Justiça.
concordo com vc Alex, plenamente!!
é vergonhoso o que aconteceu e o que acontece com a maioria desses padres!!!
É terrível… então ” todos” sofrem de problemas mentais?
…outra coisa é o conportamento passivo da igreja cátolica,
que cada vez mais me decepciona! lembrando por exemplo, sua posição diante do caso da menina de nove anos, grávida de gêmeos
devido a um estúpro!! recente na memória de todos.
Entao, nesse caso fazer um aborto é pecado? é motivo de repúdio???
mas, padres e seminarista sendo homosexual, pedófilo e em alguns até tarado. NÃO É?
Quem es tu para julgar teu irmao?
O grande problema do nosso querido e tao polemico amigo Padre Josean Dantas è que seu pecado foi descoberto, enquanto que o nosso continua as escondidas, mas como diz a sagrada Escritura ” Nao ha nada as escondiadas que um dia nao venha a ser descoberto”, esse nosso amigo nao precisa de juizes, pois so Deus pode julgar, e tao pouco temos o direito de julgar os padres da igreja catolica, afirmando com toda autoridade que” a maior uniao homossexual do mundo è a igreja catolica”, e se o celibato fosse a medicina para a pedofilia e outras coisas, o que explica homens casados como: doutores, advogados, professores pedofilos? Espero que esses “juizes” durmam bem a noite, sem nenhum constrangimento. ” Aquele que nao tem pecado que atire a primeira pedra”.