Lêdo Ivo assume autoria de incêndio na obra da Mãe D’Água e acusa Julio Lossio de apropriação indébita do recurso

por Carlos Britto // 10 de abril de 2024 às 13:33

Foto: WhatsApp/reprodução – arquivo Blog

Em uma participação por telefone no Programa Edenevaldo Alves, nesta quarta-feira (10), o artista plástico Lêdo Ivo assumiu a autoria do incêndio ocorrido no dia 6 de abril na obra da Mãe D’Água, situada no Rio São Francisco, à beira da orla de Petrolina (PE). Ivo alegou que o ato teria sido feito como forma de intervenção artística em uma modalidade que se enquadra como happening – que envolve uma ação direta feita sobre uma obra para questionar outro assunto.

Segundo o artista, a motivação por trás do incêndio foi a cobrança de uma dívida da prefeitura pela obra de Osvaldo Coelho, situada em frente à Univasf Campus Petrolina. De acordo com Ivo, “a obra, encomendada em 2016, foi paralisada porque o prefeito da época, Julio Lossio, não pagou os custos”. O artista afirma que não pôde entregá-la completamente pronta porque faltou verba, segundo ele, “apropriada indevidamente pelo ex-prefeito”. Em decorrência disso, Ivo usou a estátua da Mãe D’Água, que afirma ser de sua propriedade, para fazer essa sensibilização e questionar a sociedade sobre o fato.

O artista relata que se sente injustiçado. “Não é justo que um homem com o propósito de Osvaldo Coelho seja esquecido e que eu, como artista, possa sofrer uma retaliação por parte de um prefeito ou de outro”. Na entrevista, ele afirma ainda que deve para a Receita Federal por conta da nota que tirou para receber o pagamento da obra, e que tentou por quatro meses receber o valor restante também de Miguel Coelho, prefeito que sucedeu Júlio Lossio, que na ocasião disse (segundo Ivo) que não iria se comprometer com dívidas da gestão anterior.

Ivo ainda deu detalhes de como fez a ação. “Comprei gasolina, óleo diesel, aluguei um barco e me dirigi para lá só com o barqueiro. Atirei a substância, que pegou fogo em segundos, e voltei para casa”. Ele pediu, inclusive, que ninguém o critique achando que ele fez por mal. “Não foi por petulância, nem por arrogância, mas por um pedido de socorro”, justificou.

Parecer

Ivo finaliza dizendo que, se a Mãe D’Água é pública, ele está esperando para passar toda propriedade de direito a Petrolina e receber assim os seus honorários. O valor da dívida cobrada pelo artista gira em torno de R$ 280 mil e já existe um processo correndo na justiça que, segundo o mesmo, deu um parecer que o deixou desolado. “Vi que teriam dito que eu não tinha feito nada e, por consequência, não merecia pagamento”, concluiu. Vale lembrar que o incêndio chegou a ser atribuído a pescadores, que supostamente estariam usando o local para o consumo de álcool ou até criminoso.

 

Lêdo Ivo assume autoria de incêndio na obra da Mãe D’Água e acusa Julio Lossio de apropriação indébita do recurso

  1. Artiste disse:

    Cadeia nesse petista, ou só poderia caso fosse um bolsominion?

  2. Sempre Atento disse:

    Se ele mesmo destruiu a própria obra imagina o valor que ela tem para o mesmo ,aproveita e destroi logo essa coisa feia.

  3. Antonio Leal de Vasconcelos disse:

    Um erro não justifica o outro. A autor da obra está em apuros diante do descaso de gestores. A dívida não é do prefeito e sim da prefeitura. Júlio errou assim como Miguel Coelho. A obra é um dos símbolos do Vale e pertence ao povo e não mais ao autor, o qual possui meios de cobrar sem destruir o patrimônio cultural da terra. Uma vergonha para os gestores e a Câmara de vereadores também.

  4. Ednaldo disse:

    Uma feiosidade.

  5. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores. Óbvio que respeito posicionamento do artista Ledo Ivo, mas, fico muito triste pelo fato de ter sido o mesmo que, teria praticado ato sem sentido algum. Além do incêndio, mesmo até em pequenina proporção, poluiu o Rio São Francisco, com óleo diesel/gasolina. E, na condição de cidadão, artista renomado, não fica bem.

  6. COMUNISMO NUNCA PRESTOU disse:

    Oferenda do prefeito da época a Yemanjá, sei lá o quê! Isso nunca foi obra de arte! Isso é obra do capeta!

  7. Josefa Maria disse:

    Esse Lêdo Ivo gosta mesmo é de polêmica. Vive dentro delas. Se isso não tiver dedo de política. Ai, ai, nem sei de quem é o dedão. kk. Porque só agora, próximo das eleições, vem se manifestar e cometendo crime. Deve ser punido para aprender resolver as coisas de outro jeito. É o menino de vovó. kk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários