Em São Paulo (SP) o prefeito Fernando Haddad regulamentou uma lei que determina multa de R$ 1 mil para donos de veículos que estiverem com som alto nas ruas, postos de gasolina, calçadas ou espaços públicos similares.
O infrator que se recusar a baixa o volume ainda pode ter seu carro guinchado. E se reincidir, terá de pagar multa dobrada, podendo chegar a R$ 4 mil.
A fiscalização vai levar em conta aparelhos como rádio, televisão, vídeo, CD, DVD, MP3, iPod, celulares, gravadores, viva-voz e instrumentos musicais. Marronzinhos, fiscais das subprefeituras e do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) vão autuar os motoristas com o som alto. Ainda segundo o texto da regulamentação, os moradores que denunciarem veículos com o som alto precisam se identificar, mas não terão seus nomes divulgados.
A ideia bem que poderia ser aproveitada pelas autoridades de Petrolina e Juazeiro, onde esse tipo de infração já se tornou mais do que comum. Como dizem que o ponto mais fraco do ser humano é o bolso, certamente essa lei iria pegar por aqui também.
Isso sim, é lei de primeiro mundo.
Mas os bestas daqui só sabem mudar nome de rua mesmo.
Aqui deveriam tomar decisões desse tipo ou até mais rigorosa. Moro nas proximidades do POSTO BIG BROTHER todos os finais de semana o barulho é insuportável, não tenho sossego em casa, tenho que fica com portas e janelas fechadas para tentar abafar o barulho que é demais. As vezes viatura da policia vai lá, mas assim que saem ligam novamente o som. Gostaria muito que as autoridades tomassem providencia quanto a isso.