Os alunos matriculados em universidades particulares e que não podem pagar a mensalidade vão poder financiar os estudos com juros mais baixos. A lei do novo programa de financimento estudantil-Fies, sancionada em janeiro, pelo presidente Lula vai reduzir quase pela metade os juros cobrados pelo programa. A nova lei está beneficiando 500 mil estudantes em todo o Brasil, e 16 mil em Pernambuco.
De acordo com o gerente-regional da Caixa Econômica, Osvaldo Sousa, em relação a forma de pagamento, os contratos novos mudam. “O prazo de pagamento para quem já possui, não muda. Para os novos contratos, feitos a partir de agora, equivale a três vezes o tempo do curso. Para bolsista, a situação é a mesma. Os cursos profissionalizantes também podem ser financiados, de acordo com a nova lei. O pagamento pode ser feito a partir de um desconto no saldo devedor. A cada mês trabalhado, ele vai ter a redução de 1% sobre o saldo devedor, no caso de professores da rede pública, e médicos da saúde da familiar”, afirmou Sousa.
A nova proposta do governo é muito interessante, mais quanto os estudantes dos contratos antigos, não . Eu vou trabalha em escola publica.
A educação do Brasil infelizmente esta um pulo para frente e três para trás.
O governo foi injusto com os antigos estudantes do FEIS.
Britto,
Favor retificar a matéria: A lei foi sancionada pelo Presidente Lula em 14.01.2010 e publicada no DOU em 15.01.2010, além disso, todos os contratos, inclusive os anteriores já firmados (mesmo que anteriores a 2006 – vedação anterior para novos benefícios), terão e estão tendo redução dos juros (aos estudantes verificarem a partir de hoje quee a CEF deu início à diminuição das parcelas ao diminuir os encargos mensais) em www3.caixa.gov.br/fies. A título exemplificativo o de meu filho que vence a cada dia 10, após receber o boleto com valores anteriores, consultei no site e já se encontra atualizado com valor menor.
Esperando contribuir com o blog,
Deixo o meu abraço a Carlos Britto e aos colaboradores.