O secretário de defesa social de Pernambuco, Wilson Damázio, anunciou nesta quarta-feira (03) que a Lei Seca entrará em vigor às 5h do domingo (07) e se estenderá até as 18h, para garantir a tranquilidade das eleições em todo o estado. A declaração, feita na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, adianta o conteúdo da portaria que deverá ser divulgada pelo governo do estado até amanhã (04).
Além da fiscalização do cumprimento da Lei Seca, o efetivo de 21.739 da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Corregedoria estará apoiando as ações do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A SDS também dará apoio aos juízes eleitorais, à segurança das urnas antes e depois da votação e à escolta dos disquetes das urnas até os locais de apuração.
Damázio destacou ainda que a SDS dará atenção especial ao combate à boca de urna, considerada crime eleitoral. Para auxiliar a operação, a SDS terá à disposição, além da Patrulha dos Bairros, 1.330 viaturas da polícia militar, 487 da polícia civil e 94 do corpo de bombeiros, além de dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo.
Segurança reforçada
Em todo o estado, 26 municípios com histórico de disputas políticas mais acirradas vão receber reforço dos grupos especiais Ciosac, Gati, Gpaar e Cioe. No Sertão, nove municípios receberão o apoio: Buíque, Cabrobó, Orocó, Trindade, Custódia, Ipubi, Itaíba, Afrânio e Bodocó.
A operação da SDS começará às 8h da sexta-feira (05), para realizar a segurança das urnas eletrônicas, com apoio das polícias Militar e Civil. O Corpo de Bombeiros será integrado às ações apenas no domingo de eleição, das 7h às 18h. (Fonte/foto: NE-10)