Quem é aposentado em Petrolina é bom ficar atento nos estelionatários de plantão. Segundo o leitor Emílio Luiz, neste e-mail enviado ao Blog, um golpe praticado em outras partes do país parece ter chegado à região. O pai dele só não foi mais uma vítima porque Emílio desconfiou da “esmola grande demais”.
Confiram seu relato:
Essa semana o meu pai recebeu uma “apólice de liberação de benefícios dos segurados”, informando que teria direito ao pecúlio de R$ 71.200, além de aposentadoria complementar vitalícia de seis salários mínimos. Para resgatar o suposto benefício, precisaria ligar para a empresa Sagres – Seguros e Previdência Privada, cujos telefones constam no documento e depositar um valor de 4% do suposto pecúlio.
Como esmola grande demais o santo desconfia, e o meu pai nunca fez nenhum seguro de previdência privada com a citada empresa, pesquisei na internet e descobri que o golpe vem percorrendo o país há uns 3 meses e agora chegou a Pernambuco.
A carta em nome da empresa ‘Sagres – Seguros e Previdência Privada, com endereço de Brasília -DF, que na verdade é o endereço apenas de uma caixa postal. Os telefones são 061 7815-4383, 7818-1641 ,7819-5332 e 7818-8584, os seja todos números são de celulares.
Além disso é assinada por uma advogada. O mais intrigante é que eles tem os dados corretos de todas as pessoas: Nome, CPF, endereço, data de nascimento, telefones, etc.
Desconfiem sempre de ofertas generosas que divulgam produtos ou serviços. Em casos de banco, por exemplo, os e-mails oferecem seguro grátis, prêmios em valores altos e cartões de crédito. Geralmente, tais comunicados via internet pedem para o usuário “atualizar” dados através de um suposto formulário que segue em anexo, ou direcionam o internauta a um link, no qual se deve preencher os campos com informações pessoais, incluindo senhas.
Bancos não pedem senhas na web de seus clientes para cadastros. Todas as instituições financeiras possuem política de segurança para lidar com essas informações e não há razão para o banco pedir sua senha pela internet.
Fica o aviso a todos os aposentados da região. Cuidado!!!
Emílio Luiz/Leitor