Leitor defende instalação de usina nuclear no Nordeste

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2009 às 14:50

Ao contrário do que pensam alguns, o leitor Antonio Carlos Parente defende a tecnologia nuclear.

Num artigo enviado ao Blog, ele justifica a instalação de uma usina nuclear no Nordeste como fora de gerar milhares de empregos. O leitor garante também que essa é uma forma de energia limpa e segura. Confiram:

usina nuclearPrezado Carlos Britto,

Acessei seu blog neste final de semana e fiquei muito contente com as discussões que envolvem a instalação de usinas nucleares no Nordeste. Vejo como um grande avanço da tecnologia para uma região que precisa de desenvolvimento, que além de ser bom para a população, as indústrias por sua vez podem aumentar a sua produção, já que esta região tem um desenvolvimento acentuado.

Sou defensor desta idéia e acredito que o que mais preocupa a todos nos é a falta de emprego e o baixo índice de desenvolvimento humano do Nordeste. Imagine que uma instalação nuclear durante a sua construção gera milhares de empregos.

 E se temos o combustível como uma riqueza que poucos países têm, e somos considerados o 2º maior produtor de urânio do mundo, e uma riqueza como o Rio São Francisco para refrigeração, faltará apenas o recurso financeiro para levar adiante este projeto, aliado à vontade política. Para finalizar sou nordestino, morei em Petrolina e o que mefez sair daí foi a falta de oportunidade. Hoje trabalho numa Instalação Nuclear e com tranquilidade posso afirmar que esta é uma energia limpa e segura.

Antonio Carlos Parente

Foto ilustrativa: Unicamp

Leitor defende instalação de usina nuclear no Nordeste

  1. marcos disse:

    ta quase batido o martelo que sera no nordeste, mas no litoral!

  2. Italo Martins disse:

    Acho que o Sertão tem uma grande possibilidade de receber uma usina Nuclear.
    concordo com o Senhor Antonio Carlos Parente, quando diz ” E se temos o combustível como uma riqueza que poucos países têm, e somos considerados o 2º maior produtor de urânio do mundo, e uma riqueza como o Rio São Francisco para refrigeração[…] “

  3. marcos disse:

    o resultado da refrigeração alteraria a temperatura das aguas do rio (dai teriam varias consequencias ruins)…,não vamos querer comparar o volume de agua do rio com o volume de aga do oceano!!!

  4. carlos augusto disse:

    essa é a melhor alternativa: só jogamos vapor de água na atmosfera, os equipamentos ,hoje, são muito seguros e eficientes, e o lixo radioativo, já tem pesquisa aí para diminuir pela metade a meiavida deles…

  5. Judeu disse:

    Obeservacao é muito importante que a Usina tenha a disposicao vasta capacidade de aqua por perto visto que a tubina de uma usina thermonuclear é movida a agua e o resfriamneto dela tambem é toda a agua. E lembrando que uma bomba nuclear pode fazer kilometros quadrados e uma profundidade consideravel de agua evaporar mediante a detonacao de sua massa critica. Visto isso é bom que tenha muita agua para evaporar por perto…..

    Caso Contrario…….os efeitos em nos podem ser os mais nefastos….

    Nao sei sobre voces …. mas eu nao moraria perto de uma usina dessas nem que ……o galo tenha cancer de prostata……

    Ja basta a represa de sobradinho como
    como ameaca a essas cidades

  6. Rita disse:

    A energia nuclear realmente é a das melhores forma de gerar energia, impacta muito pouco o meio-ambiente, e precisa ser mais utilizada para cada vez mais melhorar sua tecnologia.

    Só não concordo em utilizar o Rio São Francisco para sua refrigeração, ou até construir próxima ao Rio. O Rio São Francisco é muito, mais muito importante, não vale a pena correr esse risco.

    Concordo na instalação da Usina, mais em pontos estratégicos e seguros.

  7. Fernando disse:

    Sou a favor de que se construa em uma das capitais: Recife, Salvador, Fortaleza… o Vale do São Francisco já deu sua cota de fornecimento de energia… e pouco recebe por isso.

  8. Antonio Carlos Parente disse:

    Vou ajudar na discussão, respondendo aos comentários

    Gostaria de informar que a turbina funciona com vapor seco e não com água..

    A temperatura do Rio não haveria mudança, pois existem orgãos nacionais e internacionais que fiscalizam constatemente estas liberações líquidas ( Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, e Ibama), e as liberações líquidas não podem ultrapassar 40º C.

    Com relação ao lixo radioativo, são todos acondicionados de forma segura, que inclusive ficam em Depósitos Iniciais dentro da própria instalação, aguardando uma definição do Congresso Nacional para a definição do local definitivo, posso afirmar sem sombra de dúvida que os nossos Depósitos são referência para o Mundo.

    Se vai ser no Sertão ou Não, nós temos que aguardar esta definição da Empresa Eletronuclear que está fazendo os estudos iniciais e apoio da população que ocorre através de audiências públicas com a participação da população local, mas sem sombra de dúvidas falo como uma pessoa que mora a 15 Km desta Instalação e não temo por nada, os profissionais são qualiificados aqui, mas passam pelos países como Espanha, Estados Unidos, etc.. para se licenciarem, então ficamos seguros que estes profissionais são capazes de operar os equipamentos com segurança, além da segurança que estes já possuem em função de sua fabricação por Empresas com qualificação internacional para tal, e que prestam serviços no mundo inteiro.

    Deixo a disposição o meu E-mail, para futuros questionamentos, e prometo responder ou remeter para os profissionais responsáveis por isso.

    parente@eletronuclear.gov.br

    Att

    Antonio Carlos Parente
    um nordestino que sonha com o desenvolvimento com segurança e respeito a Natureza

  9. Thiago Felipe disse:

    Obs. O grande problema em torno da questão nuclear está na falta de informações corretas.

    Por que o Brasil deveria investir fortemente em energia nuclear?

    Porque o Brasil detém a 6a. maior reserva de urânio do mundo (em jazidas descobertas por acaso) e nem se tem ideia da quantidade de tório e outros elementos, porque o Brasil é um dos 5 países no mundo que detém a tecnologia completa do ciclo combustível (desde a mineração até a fissão), porque o Brasil desenvolve pesquisas nesta área, de forma independente, desde 1940 (!!!), naquele tempo com o protagonismo do Almirante Álvaro Alberto (sugiro a todos que procurem conhecer a biografia deste homem), porque a energia nuclear é uma energia limpa, eficiente e, sobretudo, segura. Além da energia nuclear, a tecnologia nuclear também nos serviria, por exemplo, na conservação de alimentos com o uso de irradiadores para esterilizar a produção agrícola (mantendo os alimentos próprios para o consumo por muito mais tempo), no uso medicinal (recentemente o Brasil se viu com um problema sério que afetou toda a saúde pública, pois estava em falta – no mundo inteiro – o radiofármaco tecnécio, que o Brasil importa do Canadá, e utiliza bastante em medicina nuclear), entre outras inúmeras aplicações pacíficas e extremamente úteis para toda a sociedade.

  10. Leonardo Felipe Guedes disse:

    A tecnologia nuclear pode ser aplicada também na medicina e alimentação. Em uma região onde muitos passam fome, é de importância estratégica deter essa tecnologia para a conservação de alimentos. Em uma feira de ciencia e tecnologia aquiu em Brasília, um cientista do CNEN mostrou amendoin conservado há 12 anos com tratamento nuclear.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários