Um incidente na madrugada desta segunda-feira (11) levou o leitor Renato Pereira de Santana a desabafar no Blog contra uma policial militar (de iniciais P.M), que segundo ele teria agido de forma truculenta e equivocada ao abordá-lo durante os festejos de Carnaval, no Centro da cidade.
Confiram:
Venho através deste relatar um descaso ocorrido por parte de uma policial militar nesta madrugada de segunda-feira no evento carnavalesco de Petrolina, por volta das 4 da manhã no dia 11/02/2013.
Ao caminhar pelo evento tranquilamente, uma policial (não foi possível identificar a patente no momento) me abordou e me imobilizou alegando que eu, ao passar por ela derramei cerveja na mesma. No momento em que fui imobilizado, ressaltei a mesma que nem estava bebendo. Depois de falar várias vezes, ela alegou que eu passei por ela e esbarrei em uma mulher que estava bebendo e derramou nela.
Nesse momento eu disse a ela mais uma vez que não estava bebendo e que se isso ocorreu foi sem intenção alguma e pedi desculpas. A mesma chegou a me soltar, mas depois de um amigo questionar o porquê de estarem tendo aquela ação, um policial não identificado que se encontrava junto com ela me imobilizou mais uma vez e saiu me levando como um meliante na frente de todos os foliões, e fui levado até à Escola Dom Malan, onde fiquei aguardando por um certo tempo, depois fui liberado.
Ao sair com o meu amigo, que também foi levado por tentar argumentar o porquê de eu estar sendo levado, nos deparamos com os nossos amigos que nos esperavam ansiosos. Um outro amigo meu, depois de me ver e me questionar o porquê de eu ter sido levado, afirmou a seguinte frase: “Se o policial foi errado tem que denunciar, denuncia mesmo”. No momento em que ele afirmava, a policial passava com o colega de farda, identificado como Campos, inclusive que foi educado, ao contrário da policial, e levaram o meu amigo, que exerce a profissão de professor, até a escola Dom Malan, alegando que o meu amigo havia lhe xingado. Ele no mesmo momento negou que havia feito disso, até porque ele não sabia que tinha sido ela quem me levou até a escola onde funcionava a base da polícia. Ela ainda foi questionada pelo mesmo qual o crime que ele havia cometido para estar sendo levado.
Ao chegar à escola, foi tratado com toda educação possível pelo policiais que ali se encontravam, e um policial chegou até ele, chamando-o de canto, e afirmando que ficasse calmo que seria liberado em poucos instantes, e que a policial já tinha costume de fazer isso, mas o meu amigo que ali se encontrava constrangido não se calou com isso, e prestou uma queixa contra ela.
Para completar, do nosso lado tinha uma policial militar de outro Estado, que afirmou que a mesma se equivocou ao levá-lo, que estava bem perto e o ouviu falando exatamente isso, “Se o policial foi errado tem que denunciar, denuncia mesmo”.
Estou lhe enviando este depoimento, não querendo prejudicar a policial identificada, mas pedindo que seja publicado esse fato no seu Blog, que é bem conhecido em todo Estado de Pernambuco, para que seja tomada uma providência pelo menos de advertência contra esta policial citada em relação ao trabalho dela, que deve ser melhorado.
Renato Pereira de Santana/ Leitor
A Polícia de Pernambuco possui muitos bons policiais, mas também, há muitos que acham ser “Deus” por usar uma farda, principalmente os novinhos, não sabendo eles que o estágio probatório deles é de 10 ANOS, e qualquer deslize eles podem ser exonerados como qualquer servidor público. Renato, parabéns pela denúncia!
todo malandro quando cai na mao da pm vira santo
PM sem argumento acha que acusar todos como bandido resolve algo, quando pega um superior e tentar fazer uma merda dessas coloca o rabinho entre as pernas e fica calado
concordo com voce
Concordo plenamente! principalmente alguns baderneiros que se aproveitam da fama que a PM tem de ser trucolenta e acham que podem ofender os policiais que saem de casa pra trabalhar.
Parabéns pela denúncia Renato!
Não vejo nada de tão especial nessa matéria para merecer publicação, tú deves ser amigo do blogueiro!
esta certo isso n tem pe e nem cabeça,ele se achando porque estava acompanhado com uma policial de outro estado achou q poderia zuar,tem q respeitar a farda,mereceu
olha o nick do cara que não tem coragem de se identificar por acaso queria escrever Charlie Brown
Você com certeza deve ser um desses leigos que gostam de falar e não sabe nem um pouco dos seus direitos. Imagina se iria correr atrás deles.
Este que está espondo a situação humilhante a qual passou é uma pessoa como todos nós cidadãos, e não há necessidade de identificação. Temos o anonimato e isso é um auxílio à nós. Vindo da Constituição Federal meu caro. Não significa que nos escondemos e sim que nos protegemos de pessoas com a farda que fazem dela um “lixo”, pois não deveriam se ter bandidos nos defendendo. E isso é o que mais ocorre, a repressão militar deve ser tomada para os meliantes, com justificativas pausíveis e não contra nós que pagamos a esses de farda para nos proteger e fazem o contrário. Quando um chefe de boca cai na mão desses caras eles morrem de medo e se escondem.
Vai estudar e ler um pouco, quem sabe assim você vira gente e deixa de oprimir o cidadão que só está dando esse relato para te ajudar.
Que País é esse?!?!?!
Você com certeza deve ser um desses leigos que gostam de falar e não sabe nem um pouco dos seus direitos. Imagina se iria correr atrás deles.
Este que está espondo a situação humilhante a qual passou é uma pessoa como todos nós cidadãos, e não há necessidade de identificação. Temos o anonimato e isso é um auxílio à nós. Vindo da Constituição Federal meu caro. Não significa que nos escondemos e sim que nos protegemos de pessoas com a farda que fazem dela um “lixo”, pois não deveriam se ter bandidos nos defendendo. E isso é o que mais ocorre, a repressão militar deve ser tomada para os meliantes, com justificativas pausíveis e não contra nós que pagamos a esses de farda para nos proteger e fazem o contrário. Quando um chefe de boca cai na mão desses caras eles morrem de medo e se escondem.
Vai estudar e ler um pouco, quem sabe assim você vira gente e deixa de oprimir o cidadão que só está dando esse relato para te ajudar.
Que País é esse?!?!?!
“Se o policial foi errado tem que denunciar, denuncia mesmo”
Blá blá blá… Tinha que ser preso e encaminhado para a penitenciária!
Eu não conheço este cidadão, mas assisti a cena de longe e vi que tudo isso realmente aconteceu, a policial saiu atrás dele abordando-o na frente de todos aos gritos, ela estava totalmente fora de controle chamando atenção no meio da rua, como se ele fosse um desses foliões brigões. E infelizmente, ele não foi o único, vi várias pessoas que estavam brincando na paz, serem abordadas de forma grosseira, como se fossem vagabundos, peço encarecidamente aos superiores que instruam melhor seus subordinados da PM, porque nem todo mundo que eles abordam de forma brusca está errado!
a abordagem tem que ser brusca mesmo, para a própria segurança do policial. nós tbm queremos ir pra casa depois da festa.
Boa tarde,
Sou de Porto Alegre mas morei anos ai. Me tomei de amores pela cidade e me entristece ver que passam anos e décadas e continuamos no mesmo atraso onde uma farda, qualquer farda, mesmo de guardador de qualquer coisa investe, reveste e reinveste quem a usa de laivos de senhores e senhora do mundo acima do bem e do mal, e perigo dos perigos, portanto uma arma de fogo. Despreparados que são para lidar com o público visto não saberem sequer lidar consigo próprios sujam o nome da corporação. Que pena….
Mas tem que denunciar mesmo. Tenho vistos muitos casos de abuso de poder por parte de alguns policiais. Outro dia estávamos na casa de um amigo, ambiente fechado, a família toda reunida eram umas 18 horas. E derrepentemente parou quatro viaturas na porta da casa, já desceram perguntando que brega era aquele. As crianças, mais de dez netos da dona da casa ficaram assustados e correram pra dentro de casa. Eles usaram de uma forma tão arrogante intimidando todo mundo, em nenhum momento se mostraram que representavam a segurança de nós cidadãos. Lembrei-me das leituras que já fiz sobre a ditadura militar. E digo, eu tenho medo da policia, não me confio mesmo. Boa parte deles são animais que sobrevivem as nossas custas e não nos oferecem segurança alguma. Pelo contrario, é mais uma forma disfarçada de ser bandido.
No anonimato todos falam o que vem a cabeça, para ter tanto ódio de policiais vc deve ser um desiludido ou o teu parceiro(a) adora uma farda.
Tá nervoso cara? Vai pescar!!!
O sr. é, por algum acaso, policial? Deves agir sob os mesmos moldes da policial citada na matéria. No comentário não há nenhuma frase que expresse ódio à policiais. Existem heróis na policia, mas eles são minoria. Infelizmente.
falou bonito
tem que calar a boca desses babacas que pensam que pq usam uma farda são melhor que qualquer um tem que denunciar mesmo, e a policia esta para servir a sociedade e tem que ouvir e mesmo
Babaca é vc! Que fala da policia ! engraçado qd tem qualquer problema pra quem liga? Pra policiaaaaaa! respeite a instituição!
kkkkkkkkkkk!! Concordo plenamente.
Mas falando sério, acho que isso realmente acontece só que não de forma generalizada como o esse anônimo coloca, ela demontra um ódio muito grande ao chamar todos de bandidos mas eu entendo pois ou o perceiro(a) é muito fam da farda ou queria estar dentro dela, por isso seja você quem for, esfria a cabeça pois se as viaturas foram na tua casa é porque lá estava rolando algo que não estava nos conformes e alguns visinhos não gostaram da baderna e por isso a PM chegou pois pra policia abordar não precisa ser traficante nem ladrão ou estuprador, nesse caso basta desobedecer a lei e mesmo que esteja na sua casa vc não tem o direito de fazer o que bem entender.
Meu caro, desiludido sim!!! Todos que defendemos nossos direitos somos desiludidos, com nossa nação. Com pessoas como você que fala o que não pensa, porque se pensasse viria a situação absurda a qual convivemos tendo ao nosso lado bandidos mascardos. E ainda um zé ninguem leigo que gosta de comentar besteiras. Se essa opressão ocorresse com você, como reagiria?! Vá lá solta o verbo agora…
amigo me senti na sua pele agora q vergonha passou vc o contrangimento q passou a humilhacao pode crer vai acontecer mas simplesmente ela nao gostou de vc da sua cara faça uma denuncia na ouvidoria procura alguem q entenda q possa dizer q procedimento fazer vc nao vai ser o primeiro vai vir mas e uma s e vc reaje ali vc seria enquadrado na maria da penha dai ela iria s e safar e piorar sua cituacao depois dessa fiquei ate com medod e ir ao carnaval nossa ainda nao fui e nem vou ela deveria saber q esta ali para defender a populacao e nao humilhar onde estao as altoridades maior pra ver isso ai. obs voce tever sorte de esta no meio das pessoas na folia se fosse numa area deserta com certeza vc iria ser agredido e sem direito a dizer nada e ir calado para casa.
PACTO PELA VIDA
Renato voçê fez bem postar sua indignaçao pois o comandante do 5º bpm é uma pessoa sensata e ele tomará as providencias pois esse mesmo fato ,ABUSO DE AUTORIDADE ocorreu com um amigo meu saimos com alguns amigos chegou uma viatura e fez uma abordagem no veiculo comandada por um capitão,o meu amigo foi até a viatura porque um dos rapazes que ali estava iria ser conduzido pra delegacia o capitão alegou que o som tava alto o carro era um celta onde no mesmo local havia s10 haillux como estavamos todos juntos esse meu amigo foi saber o que tava acontecendo e a resposta foi duas tapas no tórax e empurrões foi preso, desceu pro presidio há e é porque e filho de um sargento .Não que parente de policial seja melhor que as outras pessoas e a concideraçáo o respeito não existe O SECRETARIO DE DEFESA SOCIAL ,O COMANDANTE DO 5ºBPM ,TEM QUE REVER ESSES CASOS POIS O BORDÃO DO NOSSO GOVERNADOR É PACTO PELA VIDA. E NÃO TRANFORMAR CIDADÃOS EM MARGINAIS.
Concordo em parte com você Paulo. Não basta postar uma matéria no blog que estar tudo resolvido. Vai só dar ibope para o blog. O que tem que ser feito é procurar o oficial de operações do 5º BPM e registar junto a auditoria sua queixa, só assim irá realmente ser devidamente apurado dentro dos trâmites legais. Lembrado que o ônus da prova cabe a quem acusa, por que pessoas como Lilian que postou comentário dizendo que viu a sena do ocorrido, quando for chamada para comparecer no batalhão para ser ouvida nunca aparecerá. Aí meu filho a coisa pode dar voltando e você se complicar por falta de provas. Há muitas pessoas boas na polícia que não merece ter sua profissão detonada, não por você Renato Pereira, mais sim por pessoas anônimas que aproveita o anonimato e posta tenebrosos comentários denegrindo a imagem de excelentes policiais, que diga de passagem, acredito que 99,9 cumpre com suas obrogações e leva sensação de tranquilidade a população.
Meu caro, realmente não compareceria… pois não o conheço e garanto que a situação nem chegaria aí. O meu comentário foi verdadeiro, em momento nenhum quis denegrir a imagem de ninguém, pelo contrário, gostaria de deixar claro que existem sim, muitos policiais que abusam do poder e levam em massa cidadãos que não estão ali para fazer baderna, mas como também existem policiais dignos e sensatos, se ler o meu comentário verá que eu não generalizei.
Esses Pm se acham demais.. é uma conduta de ” Não toquem na minha fardaa” Ninguém precisa de farda pra ser homem não parceiro!
Presenciei esta cena, total despreparo, investir mais em aulas de abordagens nos cursos de formação , tirar as aulas de TFM e de tá batendo casco!
pelo apelido caveira é uma expressão de policia vc deve ter feito varios concursos e não passou amigo deixa de inveja, antes q diga algo sobre mim entrei na pm porem ja sai encontrei algo melhor mas não falo mal dela, falo de pessoas como do politicos cade q nos nos juntamos para vetar um aumento de mais 100% dos vereadores e 85% de prefeitos e seus auxiliares, a pm hoje é um trampolim para pessoas mais simples podetrem pagar suas facudades
tem que denunciar mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PARA A POLICIAL. SE VC SAI NA CHUVA E PARA SE MOLHAR.
POR QUÊ A MADAME NÃO FOI COM CASACO O PARA NÃO SE MOLHAR
Observando os comentários e percebi como as pessoas falam as coisas sem saber o que estão dizendo como exemplo esse comentário de Paulo “mas e uma s e vc reaje ali vc seria enquadrado na maria da penha” nunca isso poderia acontecer pois, a lei Maria da Penha só pode ser aplicada em crimes contra a mulher se tiver laços familiares nesse caso se ele reage, teria usado dar força necessária para contê-lo é claro, e responder por desobediência resistência e dependendo por desacato.
mas pelo que parece ele está sendo inteligente o suficiente para saber o momento certo de alegar seus direitos sem ser espancado pelos opressores de farda que se acham juízes para julgar os cidadãos e aplicar a sentença ali mesmo, salve os foliões presentes na hora, se não fosse isso ela tinha espancado ele
Isso é pura falta de preparo de alguns policiais que estão nas fileiras da popó apenas pelo emprego e não tem aptidão alguma em ser um policial militar. Quando estão fardados se acham acima de qualquer coisa, são arrogantes. Eles não sabem trabalhar com multidões. Vai um dica: Antes dessas festas de largo da um pulo em Juazeiro e pede uma aulinha com os policiais de lá que já tem costume com esse tipo de trabalho.
Um abraço e parabéns aos bons policiais que zelam pela farda que usam.
Já estava na hora de alguem tomar essa providencia, pois, já estamos cansados de ser abordados como se fossemos marginais. (FALTA DE PREPARO DESSES POLICIAIS)
Tem muito policial que acha por que está com uma farda e armado que está acima da lei, age de forma truculenta e se alguém contrariá-lo vai preso por desacato, pois são deuses. Infelizmente essa polícia não traz mais segurança e sim medo para a população, são os que menos respeitam a lei. Para essas pessoas, passar no concurso significa ter moral, dá carteirada em circo, festa de R$ 5,00, puxar arma a todo instante, acham que ficam lindos para as mulheres (piriguetes). Por isso que o pessoal antigamente falava: Não estudou para ser doutor, vai ser policial para bater no povo. Claro que não são todos
Puro preconceito esse seu! Quem faz o profissional é ele mesmo, tanto doutor fazendo burrada por aí! Titulo ou diploma não define quem é ou não é inteligente não, se fosse assim, não teriamos nenhum pobre inteligente pois os ricos comprariam os titulos ou diplomas. Vergonhoso esse comentário. Pois eu estou estudando pra entrar na policia e saiba que não é tão facinho assim não viu! Estudei pra caraba pra poder entrar na Bahia e Graças a Deus conseguir, e nem sou burro e estudo viu! E o salario não é tão ruim não viu! E acho que comentar um erro de alguém não justifica seu preconceito! Puro preconceito!
Você tá comentando cm se tds agissem assim, tem muitos policiais honestos, com mulheres filhos que não dão carteirada, q pagam suas contas e que até arriscam suas vidas pra proteger outras, vamos ter cuidado em certos comentários pois se alguns erram os outros não devem pagar, e a maneira q fala não expõe a raiva por o acontecido não,mas sim algo generalizado! cuidado pra não generalizar, conheço mts policiais bacanas e quero ser um tbm bacana. Como diz o Filósofo: Não faça da sua tragedia a tragedia de outros..
concordo amigo, mas a respeito da entrada se os donos da festa permitem q os policiais entres so mostrando sua carteira seria imbecilidadade da pessoa dizer não amigo eu vou pagar, eu imagino esse rapaz chegando em um restaurante e a conta deu 100 reias mais o o dono diz tem uma promoção e vc nao vai pagar acho q ele diria não amigo vou pagar e ainda dar gojeta kkk
eu estou no 9º periodo de direito a lei maria da penha nesse caso não resolveria nada ele poderia ser enquadrado por agressão fisica e desacato mas nada que um bom advogado não podesse resolver como eu postei em um comentário anterior e disse que se o comandante não estruir os seus subordinados quem se queima diante o secretário de defesa social eo governador é ele chtau comando.
Presenciei esse momento e vi que a policial chamada Poliana Macedo fez o que fez só por não ter ido com a cara do rapaz. Se essa moda pega ficaria dificil circular por aí, pq muitas vezes a aparencia enganada, acho que essa policial deveria pelo menos rever suas atitudes que deveriam prezar por nossa integridade e não feri-la.
Esses novinhos sujam o nome da corporação! lamentável!
A POPULAÇÃO TEM A POLICIA QUE MERECE!!!!
ENGRAÇADO, ELE NEM IDENTIFICOU A POLICIAL… EU VI FOI UM MALANDRO LÁ NA ORLA APONTANDO DEDO PRA POLICIAL… TEM QUE SENTAR O PAU MESMO PRA RESPEITAR A FARDA… POLICIAL É PARA SER AUTORIDADE, NÃO PARCEIRO DA FOLIA… SE BEBEU E OS LIMITES EXCEDEU O PAU COMEU.
infelizmente as pessoas são ridículas ao ponto de achar que todos que são abordados pela policia, são errados! muitos sabem que policial quando ta com a farda, acha que é um Deus. isso tem que mudar, os policiais estavam no carnaval para segurança das pessoas no local, não para brincar de pegar o primeiro que não foi com a cara. esse rapaz poderia ta com os amigos dele, se divertindo, me responda uma coisa luiza, quem não foi ao carnaval para se divertir? estava presente no carnaval, avistei muita gente pulando, dançando, bebendo, por conta disso não quer dizer que todos deveriam ser abordados, isso é errado! ágil muito certo Renato, essa luiza deve ser mais uma pessoa que vai ter que passar por isso, pra aprender, pra entender.
FALTA DE PREPARO DESSES POLICIAIS , BORA LEVAR MAIS ESSE ASSUNTO AS AUTORIDADES , MT FALTA DE RESPEITO COM AS PESSOAS
Eu acho que esse menino tá querendo é holofortes pra ele. Eu lembro dele no carnaval, como também lembro da turminha dele, tavam todos bebendo muito e jogando bebida pra cima, pegando em todos que passavam. Eu acho que ele só teve o que mereceu, um bando de boyzinho que acha que podem tudo e depois vem falar em respeito e direito! Acho que ele só ta falando muito pq foi uma policial mulher, se fosse um homem dúvido que tivesse com esse bocão todo. Seja homem e assuma seus erros! esse tipo de homem q pode ter certeza q no mínimo vai bater em mulher, só bota bocão pq é mulher, queria ver se fosse homem não teria tido nada! deixem de hipocresia! bando de hipocritas!
Deixe de Hipocrisia você, se estivesse na pele deles ou se fosse amigos ou parentes seus com certeza não estaria com esse discurso. E tbm como é uma policial mulher vc acha que condedando a atitude dela está te ferindo tambem, aqui não é lugar pra feminismo.” Pimenta nos olhos dos outros é refresco.”
Parabéns por os seus fundamentos usados, pelo o que eu li, ele deixa claro que não tem a intensão de prejudicar a mesma de maneira alguma, isso pode servir ate para ela mesma ler, e melhorar o trabalho dela. E ao seu ver se fosse um homem ai resolveria da maneira que eles mesmo quisessem, justiça com as proprias mãos no caso, não conheço ele nem a turminha dele como diz você, mas te aconselho à rever seus conceitos, pois como aconteceu com ele, pode acontecer com alguém da sua familia ou você mesma Luiza.
Concordo Luiza, só faz isso pq foi uma policial mulher. Isso é ego ferido! Aí só quer um pé pra denegrir a imagem da policia!
Você vai dizer isso até um filho seu ser espancado sem motivo…
Se ele quizesse denuciar ia era pro quartel e não pra o Blog.. E ainda fala que não quer prejudicar….Bonzinho ele….Tão bonzinho…
Você acha mesmo que a denúncia dele teria alguma relevância se ele fosse lá no quartel, onde certamente já estão informados sobre o ocorrido iriam só enrola-lo e depois mandá-lo embora ? A mídia está aí justamente pra isso, pra dar voz aos silenciados, expor o que muitas vezes é ocultado. Isso se chama DEMOCRACIA!
Pois é Luiza, olha só como é as coisas, ele relatou um fato que aconteceu de verdade, e você está achando ruim porque ele cita a policial,pior dever ter sido ele ser constrangido na frente de todos, sem haver motivos.
Gustavo concordo com voçê se o Renato fosse no quartel não resolveria nada e principalmente se for fatos envolvendo oficias .
Estão ouvindo apenas uma parte, e a policial por algum acaso já ouviram a fala dela!
Muito bom! Falar através de um blog, acusar, achando que está fazendo justiça,que estão certas suas atitudes! É minha gente,se são tão inteligentes e corretos, porque não tomar atitudes corretas perante a lei? muita gente que está fazendo os seus comentários nem se quer estava presente durante o ocorrido, ai eu lhes pergunto como fazer um comentário de uma coisa que vc não viu? isso é correto? é respeitoso? acho que não! cobrar dos outros atitudes corretas é fácil, agir de forma correta da pra perceber que é bem difícil, eu estou vendo que não é a preocupação de vcs agirem certo. Cobra-se respeito, quem se dá o respeito. É bom cada um começar a olhar pro seu próprio umbigo, e começar a se questionar se está agindo correto! Se escondendo atrás de um anonimato para expôr toda sua frustração mediantes fatos isolados ocorrido na vida de vcs. Só quem gosta de policia é os pais, esposas,filhos e o próprio policial ja estão acostumados com essas polêmicas. Mas na hora da emergência é 190!