Leitor detona circo na orla de Petrolina: “Coisa de cidade pequena”

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2013 às 10:33

fotoO leitor do Blog, Lúcio Lemos, nos envia uma foto e uma reclamação: Um circo armado em plena Porta do Rio, na orla de Petrolina, considerada um cartão-postal da cidade.

Mesmo ciente de que o circo faz parte do festival Vale Curtas, que já está em sua  6ª edição,  ele diz que isso apequena a cidade, acostumada a colocar em áreas nobres produtos melhores. Leiam:

Caro Carlos Britto,

Nem faz tanto tempo, Petrolina recebia circos renomados e de referência mundial. Estes eram armados em locais estratégicos da cidade. Os circos sem estrutura, pequenos, que nós chamávamos de “lona furada” , ficavam nos bairros da periferia.

Isso era cuidar da cidade com zelo e planejamento. Hoje está aí essa esculhambação. Um circo sem nenhuma referência em plena orla de Petrolina. Não tenho nada contra circo pequeno. Pelo contrário, até gosto muito, porque neles até o palhaço é mais engraçado. Mas na orla? Isso é coisa de cidade pequena.

Mas o povo da Prefeitura não vai entender a minha crítica, não. Vai faltar dimensão, discernimento e sentimento petrolinense para entender. Eles não sabem o que é isso.

 Lúcio Lemos/Comunitário

Leitor detona circo na orla de Petrolina: “Coisa de cidade pequena”

  1. Watergate disse:

    Entendo completamente suas colocações.
    Mas te adianto que vão te chamar de preconceituoso, de esnobe e até mesmo de racista!
    Esse povo tem o que merece!

    1. Ribeiro disse:

      Concordo, acho que a cultura dessa cidade merece e deve crescer bastante, é incrível como as coisas acontecem aqui, Park’s renomados deveriam ficar na orla, circos renomados deveriam ficar na orla, e esses de menor porte poderiam ficar no pátio do centro de convenções, imagine você em uma roda gigante tendo como vista a ponte, Juazeiro o rio, eu só acho que para crescer tem que pensar grande e a opinião do caro Lúcio não deveria ser vista como preconceito !

  2. Agostinho Oliveira disse:

    O cúmulo do absurdo é um cara que se diz leitor fazer uma critica idiota e preconceituosa dessa. Devemos é elogiar o Vale Curtas, pois, esta sendo um iniciativa diferente. Cinema em lona de circo, muito legal isso. Agora infelizmente uma pessoa que não entende de arte vem e faz uma critica idiota dessa. Para criticar tem que ter um argumento legal e não ser preconceituoso como esse cara é.

    1. Caveira 10 disse:

      Preconceituoso. Isso é a arte e cultura do sertão. Esse deve ser mais um dos que deixa de pagar suas contas pra ostentar alí no Beira Dágua !

      1. Boneco doido disse:

        Concordo plenamente

    2. professor disse:

      Esse medíocre só pode ser um idiota de primeira…. alguém pode esclarecer a ele que o circo é a cobertura do cinema….?

  3. josemar disse:

    O circo é do tamanho do prefeito:nâo vejo nada de de mais.

  4. Petrolina que me dá orgulho disse:

    ta parecendo “coisa” de juazeiro.

    Ah, a travessias urbana com viadutos furou, kkk, igual ao shopping, Casa Valduga, Sesc, Ducôco…

    1. wagner disse:

      hihihihihihi – novidade……

    2. Amundice disse:

      Então coisa ruim tem que ser de Juazeiro, só coisa boa é de Petrolina, acho que as duas cidades estão cada vez mais parecidas, primeiro com baixo nível cultural dos cidadãos, políticos safados, poluição do rios São Francisco e sem falar no mal emprego do dinheiro público…
      Petrolina hoje é ouro de tolo…
      Lugar atrasado esse…

  5. Rodrigo disse:

    Bom dia a todos!

    Sr. Lúcio lemos,

    Respeito profundamente a sua colocação até porque vivemos em um País onde a liberdade de expressão e praticada, mas faço sua palavras as minhas , “Não tenho nada contra circo pequeno. Pelo contrário, até gosto muito, porque neles até o palhaço é mais engraçado” o senhor cita não ter nada contra, porém ao mesmo tempo chama de “Hoje está aí essa esculhambação” será que o senhor foi sincero na sua colocação ? pois vejo uma controvérsia, meu caro na mesma sociedade que pratica a liberdade de expressão, também se pratica a arte, a solidariedade, porque repudiar como vc chama “lona furada” para a periferia da cidade? meu irmão se a sociedade for nessa direção estaremos dando a resposta que o pobre não se mistura com rico, que somos “idiotas” de gravata que só porque temos dinheiro, porque moramos na zona nobre da cidade somos melhores que os mais humildes.Apoio plenamente com a “lona furada” pois lá existe alegria, lá existe a felicidade de levar seja ao NOBRE ou ao POBRE o sentimento de prazer da vida sem destinção.Pense nisso!

    1. Boneco doido disse:

      Gostei muito desse comentário.

    2. Arley disse:

      Concordo plenamente, esse leitor foi muito preconceituoso!

  6. Cleide disse:

    Caro leitor das críticas,você não deveria ver a embalagem e sim o conteúdo que está dentro dela,porque no meu ponto de vista o que está acontecendo é importante para a população petrolinense.

  7. Watergate disse:

    Como ja disse antes, Circo + Vale Curtas = Pindorama, o circo dos anões!
    Em terra de prefeito palhaço, circo fuleiro na orla é comum!

    1. Ribeiro disse:

      Se colocar o homem no circo o espetáculo será : ” Onde se esconde os sete anões ? ” Dai sai todos os 7 das sobrancelhas do nosso prefeito. kkk

    2. José disse:

      Concordo plenamente, afinal faz tempo que não vejo nada nessa cidade que deixe a população feliz, a não ser o São João milionário, mais isso a população merece, voto de graça é assim mesmo, qto ao circo nada contra.

      1. mancha disse:

        ja q falam tando do são joão por favor não pisem la esse ano vão estragar a festa.

  8. MICHEL disse:

    entendo perfeitamente o seu comentário e respeito, mais não concordo com uma linha do que vc diz a orla é um espaço publico, publico quer disser de todos, a orla de petrolina é dos petrolineses morem onde morar de izacolandia a rajada é de todos e o circo é para todos, tb não me agrada ter uma pizzaria na porta do rio, e dai? ali deveria ser sim um parque municipal onde todos os cidadões petrolinenses possam frequentar.

    1. Boneco doido disse:

      Gostei.

  9. doidim disse:

    Sem comentários!!!!!!!!!!!!

  10. junior disse:

    entendi tudo q o sr. critica ali sao pessoas pobres de baixa renda tentando levar a vida em frente sustentar sua familia seu pequeno circo.
    e ao mesmo tempo para o sr. sao lixo. esta sujando a a orla talvez essa pessoa ai deve morar nesses ap ai de luxo. mas amigo saiba de uma coisa quando a morte chega ficamos numa situcao igual o dinheiro não vai diferenciar uns dos outros.
    mas fica ai meu lamento seja ma s simples e humilde e saiba que deus esta a cima de tudo. ali sao trabalhadores nao sao lixo sao gente como agente batalhador deixa o povo viver em paz .

    1. José disse:

      Meu caro os únicos animais que estão la são racionais vejo que você nunca foi nem la, la está sendo apresentado mostras de cinema.

      1. junior disse:

        perdoa amigo lá a cima no titulo da critica s e observar colocaram um circo nao disseram cinema e nunca fui ai simplesmente defendi
        a classe circense. perdoa ai . mesmo assim continua minha critica meu lamento sobre pessoas q acreditam q um circo é um lixo. .pelo contrario sao pessoa legais q levam alegria para populacao do nosso brasil

    2. Boneco doido disse:

      Só pode ser coisa de algum morador dos prédios que acham que mandam no pedaço. Pau no cú.

  11. Lucas disse:

    Sr. Lucio,
    O senhor quer fazer parte do circo como palhaço? Ou quer ser palhaço fora do circo?

  12. Renato Andrade disse:

    Qual o sentido desta publicação? Só mostra deconhecimento. As lonas estão sendo usadas como espaço lúdico para exibição dos filmes. Santa ignorância.

    1. professor disse:

      Caro Renato,Esse é mesmo ignorante…. manda o LEITOR aí seguir o conselho do Marivaldo.

  13. Marivaldo disse:

    Para esse Lucio Lemos ele acha que passear na Ilha do Rodeadouro e encher o “bucho” no Bodódromo é Cultura!
    Para mim: Viva o Circo com seus Artistas, independentes de tamanho ou onde estejam localizados; Viva o Teatro; Viva o Cinema; Viva as Tradições Religiosas e Folclóricas da nossa Região!

    1. Cecília disse:

      Verdade

  14. MAHATMA LENIN disse:

    Lamentável seu comentário…
    A orla é um espaço público, todos, sem distinção, tem que ter oportunidade de fruir do espaço.

  15. Marcio disse:

    Calos Brito, como vc deixa um preconceituoso, racista, publicar um anúncio desse, somos iguais, perante a lei, fica um cara desse,achando que é dono de Petrolina? Olha , pessoas como essa não merece esta em nosso meio.

  16. dimas disse:

    Para quem quiser saber o que realmente tá acontecendo debaixo daquela lona, se é que isso importa para tais mentes preconceituosas http://www.valecurtas.com.br/

  17. junior disse:

    Caro Lucio, vejo que você estar de parabéns! nunca pensei que alguém poderia ser tão idiota. e vem você e nos surpreende.

  18. Lemos? disse:

    .
    Circo voador foi o maior movimento musical nos anos 80! Música
    e Cultura debaixo de uma lona, em áreas nobres de capitais e nas maiores cidades do nordeste. Deixe de falar besteira vá assistir o
    filme de Luis Gonzaga e veja como o diretor preserva e valoriza o
    cotidiano, as coisas simples. Vale Curtas! Chico Egídio está de parabéns.

  19. Grega disse:

    quanto preconceito!!!!! perdeu a oportunidade de ficar calado meu amigo!!!!! Quem valoriza sua própria cultura qualquer incentivo é válido seja em circos pequenos seja num banco de praça ou num grande “armazém”…e daí se o circo tá na orla??? acho q o fulano aí deveria se informar primeiro que o q está acontecendo no “circo pequeno” é o Festival Vale-Curtas com produções independentes filmes d artistas regionais e por sinal muito bons e q mostram o valor da nossa gente….acho q vc é mais um desses alienados e ignorantes q acham q cultura boa é dançar arrocha no são joão d petrolina ficar vendo popozudas ou ouvir um desses paredões ensurdecedores q mancham nossa cidade como se fosse a coisa mais “linda” do mundo…p naum dizer ridícula…

  20. Saturnino Júnior disse:

    Meu Deus ainda existe gente hipócrita desse jeito, meu filho tenha um pingo de humildade, quanta ignorância nos seus argumentos, deixe as pessoas se divertirem, quem é vc para ciriticar e chamar isso de esculhambação, o que é que vc faz para mudar? vc tem algum solução que possa ser feito para melhorar? tem conhecimento em relação ao que seja arte, cultura ou algo assim? aquilo que vc chama de “Esculhabação” está sendo exposto no intuito de alegrar as pessoas. e para vc que não sabe! ali não é nenhum circo, apenas foi uma forma diferente que os idealizadores tiveram para chamar atenção do público e mais uma maneira de ver de uma outra forma os vales curtas.

  21. Sua consciência disse:

    Moro na Orla e achei absurda a colocação do outro leitor sobre a localização de um circo na orla.Toda vez que leio algo em que pessoas expressão opinião baseada apenas na ESTÉTICA ARQUITETÔNICA de um circo em localização “diferenciada” e, esquece completamente do conteúdo cultural que está embutido naquela lona. Não me prolongarei comentando sobre o que um ACÉFALO CULTURAL e coligados escreveram sobre uma alternativa gratuita de arte.

  22. Nelson disse:

    QUEM SABE NÃO É PRA COMBINAR COM A QUELA PATAQUADA(ESCULTURA) QUE O PREFEITO JÚLIO COMPROU POR MUITOS REAIS E COLOCOU NO MEIO DO RIO KAAKAKAKAKAKAKAKAAK

  23. Que ridículo!!! disse:

    Muito me admira uma publicação desta…
    A pensar nesses termos chegaríamos a a conclusão que os moradores de rua devem ser queimados, só assim não sujariam as ruas do nobre centro da cidade, nem deixariam as ruas mais feias com seus cobertores…
    Outra conclusão seria banir dos bairros periféricos da Elegante cidade de Petrolina, pois numa cidade promissora como esta só há espaço para casas de valor maior que a cifra dos R$ 200.000,00.
    Carros populares???? Jamais!!! Lugar de carro popular eh na roça. Nossas sua foram projetadas para acomodar somente carros importados e de luxo.
    Vestimenta: Só paletó e gravata, quem for pego com camiseta deve tomar uma coça dos policias por infligir normas da moral e dos bons costumes da respeitada sociedade petrolinense.
    Pelo amor de Deus… Filho esse seu comentário é a maior prova de sua ignorância. Circo é cultura, teatro é cultura, Petrolina é cultura!!!
    Preconceito passa longe do termo cultura!!!

  24. juliana disse:

    Que cara babaca meu, vai procura o que fazer meu filho.

  25. tadeu disse:

    tudo tem o seu local, se vocês acham que somos todos iquaís, também acho, o que falar dos jogos panamericano realizado no rio de janeiro que esconderam todos os esmoleres( para os turista não verem).. agora na copa do mundo faram o mesmo , a vocês homens de Deus nas ferias peça as suas empregadas para trazerem seus filhos para brincarem com os seus, ou leve seus filhos a casa delas para brincarem com os delas . duvido se esse circo cultural fosse em um bairro pobre se muitos iriam (ou seja moradores bairros nobres)

  26. Fortes disse:

    Meu Deus, que sujeito \esse, e ainda diz que os petrolinenses não vão entender. .. Carlos Britto, por favor, nos poupe-nos dessa vergonha. Quem é esse comunitário? Ele é um desinformado, preconceituoso, sem noção, em que planeta ele vive?.

  27. Maria disse:

    Petrolina é uma cidade pequena. Não no seu espaço físico, mas na mentalidade, uma cidade que não tem cultura, não sabe nem votar e quer ser cidade grande.

  28. Juliana disse:

    É triste ver comentários como esse, mostram falta de cultura além de um enorme preconceito quanto ao Circo (e olha que é só a lona viu?) . Como outro leitor colocou aqui, veja o conteúdo e não a forma. A lona remete ao lúdico que um festival como o Vale Curtas representa para uma região ainda tão carente de equipamentos culturais como a nossa. Viva o Circo !! Viva a cultura popular!!

  29. Petrolinense disse:

    Olha, eu já vi muita coisa idiota, mas igual a que esse sujeito escreveu eu nunca vi. Eu diria mais, preferia que o circo que ali está fosse um circo com espetáculos corriqueiros mesmo, sem pertencer ao festival de curtas, porque ainda assim seria maravilhoso. Por favor, alguém prenda esse missivista.

  30. Palhaço disse:

    Sr. Lúcio, não envergonhe Petrolina com suas idiotices. Faça sua carta para seu quintal.

  31. Anônimo disse:

    PREFIRO MIL VESES O CIRCOS DE LONA FURADA, CIRCO PEQUENO QUE FAIS O POVO RI DO O CIRCO QUE TEM NA GUARARAPES QUE FAIS O POVO SOFRER.

  32. Mona Barbosa disse:

    É impressionante como pessoas desse tipo ,se deixa leva por tamanha aparência . Antes de criticar,ofender e ser preconceituoso ,que tal procurar saber o que esta acontecendo por debaixo dessa “lona furada ” ? Ah eu esqueço que nem todos sabem o que é cultura. Infelizmente nem todos tem a mente tão aberta para saber prestigiar o que de verdade é digno de nossa atenção . E se fosse um circo ,o que teria demais ? A cidade é publica e não importa se é um circo de grande,médio ou pequeno porte,são pessoas como qualquer um de nós que trabalha e tira disso o seu sustento . PETROLINA vamos crescer e abri os olhos para o que de verdade merece a nossa atenção . E a você Lúcio Lemos, de verdade sabe o que é cultura ?

  33. Marcio disse:

    Faça uma lavagem no seu interior tire de você :Arrogância, preconceito, purifique sua alma com Deus, vivemos em um pais a cada dia mais social que todos tem os direitos iguais.
    Vai uma dica:visite instituições de caridade,de bom dia para as pessoas cultive o bem .Verás que não somos nada . É mais fácio um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que o um rico entrar no reino do céu .

  34. Tiva disse:

    Vamos respeitar os palhaços eles nao merecem ser comparados com esse Lucio.

  35. Antonio disse:

    Impressionante, você perdeu uma grande oportunidade de ficar calado! E para selar o “GRANDE E OPORTUNO ARTIGO” ele ainda faz mea culpa, para chamar de ignorante quem o criticasse, parabéns ao Blog por nos proporcionar democracia em Petrolina!

  36. wendy disse:

    Sinceramente é lamentável esse comentário desse “leitor”. Também sou leitora assidua desse blog e ficou triste em ler uma coisa dessa, nao deveria nem estar postado! me decepciona, Carlos Brito, pois vc nao precisa desse tipo de comentário para seu blog “bombar”! lamentável as duas açoes!

  37. aldenicio da paixao lino disse:

    Sr. Lucio vossa pessoa envergonha a nossa cidade estamos em pleno século 21 comentários preconceituosos assim não tem espaço. Palhaço é uma profissão mereçe nosso respeito se conhecer o sentido desta palavra ou de circo pequeno ou grande alegria não ter a ver com o local do nascimento. Este espaço ai é publico também pertence a quem mora na periferia se é circo pequeno que tem de ir a pariferia.

  38. Cecília disse:

    Nossa estou sem palavras, mas acho que pra tudo na vida, tudo mesmo, vale a frase: ” Se não gosta do que vê, não olhe simplesmente, mude de canal…” Não adianta criticar as coisas, os pobres, os ricos, o BBB, as novelas, os homossexuais, etc… Então Srº Lúcio não critique o circo, a arte, se não gosta ignore, finja que não está ali, é simples.. Viva sua vida, Mude de canal!

  39. Juliana disse:

    Após ler o texto do dia 09/01/13 , senti a imensa necessidade de manifestar minha opinião referente à crítica publicada neste Blog.
    A colocação de que circos sem estrutura, chamados de lona furada, deveriam ficar na periferia foi extremamente infeliz e pejorativa. Tanto para aqueles que não têm apoio da FUNARTE (Fundação Nacional de Arte) não dispondo de infraestrutura adequada para receber seu público, quanto para aqueles que moram na periferia, já que esta área “não nobre da cidade” seria o local adequado para acolher o que não é de “referência” para ficar na orla, nosso cartão postal.
    Cuidar da cidade com zelo e planejamento é oferecer pavimentação, energia elétrica, água encanada, saneamento ambiental, coleta de dejetos sólidos e localização com segurança para trabalhadores que têm suas profissões reconhecidas legalmente pela Lei 6.205, de29 de abril de 1975. Estes trabalhadores e seus familiares são marcados historicamente pelo nomadismo, mas principalmente pela exclusão social.
    Gostar de palhaços que, são até “engraçados”, não significa se importar com aqueles que além do picadeiro, parecem ser invisíveis para a população em geral.
    Meu sentimento petrolinense me faz entender que, embaixo de cada lona de circo, existem cidadãos com direitos iguais aos meus, sejam eles artistas circenses, sejam moradores da periferia, orla ou centro, sejam profissionais querendo divulgar cultura no Festival Vale Curtas, (completamente desconsiderado pela crítica do “caro leitor”).

  40. Ane disse:

    Que comentário mais idiota este de “Petrolina que me dá orgulho”. Juazeiro pode ter tido menos oportunidades que Petrolina, mas grandes empresas têm vindo se instalar aqui e não na sua cidade que te orgulha!
    O mundo não vai pra frente por causa de pessoas como vcs: medíocres! ABRAM A CABEÇA, ENXERGUEM ALÉM DOS SEUS UMBIGOS!

  41. zinho disse:

    carlos brito não deveria nem postar essa materia

  42. jurandir brasil(dono da lona armada na orla) disse:

    voce esta falando isso por que nao e patrimonio seu pois se fosse nao iria querer nenhuma critica.eu fiz aquilo nao por dinheiro mais sim pelo espirito petrolinense e cultural.o nosso circo é humilde mesmo eu sei mais se voce pode e tem dinheiro como voce mostrou entao traz o circo voador ou o circo de soleil,pois eles tem essa estruturas que vc fala.eu sou daqui mesmo de petrolina e minha familia tambem moram todos aqui mais somente eu tenho circo.o circo trans brasil show tem espetaculos todos os dias aqui nos bairros de petrolina e precisa mesmo é de um incentivo da secretaria de cultura pois so dependemos da populaçao petrolinense que prestegiam nossos espetaculos diariamente.eu so queria que esse critico fosse assistir o nosso espetaculo um dia(nao precisava nem ele se indentificar),muito obrigado por todos que apoiam a nossa cultura muito obrigado e os que nao conhecem,que possam procurar a conhecer pois sim é fantastica.um cara desses que criticam desse jeito com certeza ele nao esta nem ai pra cultura daqui,pode ver que ele nao é daqui ele deve ser imigrante(porem eu sou daqui).mais um abraço pra ele e pra todos que criticaram,elogiaram e tambem pro carlos brito que abriu o espaço.muito obrigado e que Deus lhe abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários