Leitor detona imprudência de motoristas na Avenida Sete de Setembro

por Carlos Britto // 02 de março de 2014 às 18:31

[slider id=”avenida-sete-de-setembro”]

A imprudência de alguns motoristas na avenida Sete de Setembro, zona oeste de Petrolina, levou o leitor Billy Ferreira Martins a fazer um alerta, por meio deste Blog, para a questão. Confiram:

Carlos Britto,

Hoje, 01/03/2014, fui buscar meu carro da manutenção em uma oficina na Av. 7 de Setembro. Para não fazer um retorno perigoso, ao meu entendimento, nas mediações do Posto São Francisco, sempre vou até a rotatória a seguir e volto com segurança.

Seguem imagens capturadas pelo Google Maps (usando o Street View), que até captou flagrantes de erros grotescos. Acredito que sirva de sugestão e que algum engenheiro de tráfego, que entenda de CTB (Código de Trânsito Brasileiro) possa me ajudar a entender melhor porque continua daquela forma. Fiz marcações nas imagens, com sugestões que ao meu entendimento possam fazer a diferença, se forem permitidas pelo CTB.

Pela falta de uma câmera de bordo no carro, não consegui gravar os sustos que passei (3 seguidos) no local.

Billy Ferreira Martins/Leitor

Leitor detona imprudência de motoristas na Avenida Sete de Setembro

  1. Eng Moacir de Souza Rua do Aveloz nº 31 disse:

    quando eu afirmo e digo que só ha míopes na administração trazem e contratam um técnico de fora para fazer mudança no sistema viário da grande Petrolina estão jogando dinheiro no ralo,olha ai uma sugestão, meus amigos administradores chamem motoristas de ônibus , taxi, motos, pequenos veiculos de transportes intermunicipais, etc … chamem que usa a s vias da cidade não quem nem sequer dirige… valorize os munícipes e usuários não carroceiros,e outros similares para intervir e opinar.

  2. Lourinaldo Cavalcanti Andrade disse:

    Concordo com o artigo. Tive no final de ano aí em Petrolina com amigos de uma outra cidade/capital e me preocupei em explicar para eles que aí em Petrolina, nas rotatórias, a lógica está ao contrário. Nas rotatórias quem deve ter a preferência é quem está dentro dela.
    Um outro caso errado é de quem trafega pela ponte Presidente Dutra no sentido Juazeiro/Petrolina, logo ao sair dos dois pórticos que serviam para elevar a ponte e o vapor passar, não existe sinalização para que os carros mais lentos, assumam ou trafeguem pela pista da direita, deixando a pista da esquerda para os veículos mais rápidos. Como consequência, os veículos mais rápidos estão ultrapassando pela direita sentido Juazeiro/Petrolina.

  3. Lourinaldo Cavalcanti Andrade disse:

    Corrigindo:

    Concordo com o artigo. Tive no final de ano aí em Petrolina com amigos de outra cidade/capital e me preocupei em explicar para eles que aí em Petrolina, nas rotatórias, a lógica está ao contrário. Nas rotatórias quem deve ter a preferência é quem está dentro dela.
    Um outro caso errado é de quem trafega pela ponte Presidente Dutra no sentido Juazeiro/Petrolina, logo ao sair dos dois pórticos que serviam para elevar a ponte e o vapor passar, não existe sinalização para que os carros mais lentos assumam ou trafeguem pela pista da direita, deixando a pista da esquerda para os veículos mais rápidos. Como consequência, os veículos mais rápidos estão ultrapassando pela direita sentido Juazeiro/Petrolina.

    1. Martins disse:

      Falta radar de velocidade principalmente, o pessoal não respeita o limite de 40 e 50 km/h que constam na sinalização. Ainda não chegamos a travar como em cidades de maior porte, dá para educar o trânsito e resolver esses problemas com investimentos. É lamentável que Juazeiro não concluiu sua duplicação como deveria, o projeto inicial seria duplicar até a rotatória da garagem da Empresa São Luiz. A cidade peca por não ter sido construída visando crescimento, Petrolina e quem elaborou o projeto, teve visão de fazer toda aquele acesso a ponte de forma a permitir crescimento.

  4. BECKENBAUER FONSECA disse:

    A Avenida 07 de Setembro tem de tudo,em se tratando de Av Também BR,é uma vergonha!
    Observemos a “rotatória” em frente ao Ceap e a Tv Grande Rio,em frente a sede da EPTC.Temos ali absurdos,seja para quem vem do sentido Sest Senac,seja para quem vai fazer a rotatoria indo em sentido ao novo Shopim ou Estrada da banana .Quem vem em direção ao Vila Eulália pela Avenida ,é também obrigado a fazer conversão perigosissima a esquerda ,ou simplesmente ter que seguir em frente e fazer a rotatória do antigo Clube Trevo e pegar voltando.Nessa rotatoria do Ceap é praticamente todos os dias acidentes.Eu mesmo já vi inumeros acidentes ali,pois moro no Cassimiro 2,precisando fazer essa rotatoria e pegar essa Avenida praticamente todos os dias.

  5. Fernando Carvalho disse:

    Essas infrações acontece com frequência confronte a delegacia de Ouro Preto.

  6. pedro de caldas filho disse:

    Parabens ao amigo Billy, a nossa grita é para construção de viadutos urbanos na cidade. Caruaru resolveu recentemente alguns problemas de transito com a construção de 7 viadutos. E Petrolina não pode resolver.
    Estão querendo colocar um semaforo na frente da Radio Grande Rio AM e outro na BARI, não vai resolver. A nossa campanha é; Avenida Sete de setembro a BR DA MORTE, um clamor pela vida.
    Sem contar os graves acidentes na entrada do nosso bairro Vila Eulália. Este é o ponto ja reconhecido pelo o DNIT como sendo o mais perigoso da cidade. Em estudos do proprio DNIT a sete de setembro é o ponto mais crítico do transito de Petrolina.
    Queremos a entrada da Vila Eulália e a construção de viadutos.

    1. Martins disse:

      Acredito que um semáforo seja uma solução a momento. O custo de um viaduto não é barato e existem áreas críticas que precisam de atenção urgente, sendo prioridade. O plano de governo do prefeito atual previa a construção de alguns, como também dos concorrentes de campanha. Se até então não foi construído nenhum, não estou aqui para entrar no mérito de quem é culpado, mas acredito que ficar só criticando e não tomar atitudes, vamos passar constantemente por sustos, ver ou até nos envolver em acidentes. Que venham os semáforos, faixas de pedestres, o que for necessário.

  7. Pedro Fialho disse:

    Dois sinais de lugar subdesenvolvido e fadado à permanência eterna no terceiro mundo: lombada e mototáxi. Precisa dizer mais alguma coisa se tratando de engenharia de tráfego em Jua/Petro?

  8. Morador do Antonio cassimiro disse:

    Me pergunto todo dia. O que esse prefeito, o Sr Julio Lóssio, está fazendo na administração da prefeitura de Petrolina? Deve ser coisas do próprio interesse, pois esta cidade está abandonada!!!

    Há anos a sete de setembro necessita URGENTE de um contorno na altura do SEST SENAT/CEAP, mas ninguém liga pra isso.

    Tem uma ponte no canal que corta o antonio cassimiro com placas quebradas, os moradores usaram galhos para mostrar aos motoristas que ali se encontra um obstáculo, mas cadê o prefeeeito?

  9. Luis Fernando disse:

    As rotatórias de Petrolina são um verdadeiro absurdo. A do viaduto do Barranqueiro é um caso típico de rotatória que não funciona, por isso a quantidade de colisões é enorme por lá. Quanto à 7 de Setembro, A Polícia Rodoviária Federal estava realizando rondas diárias por lá e autuando vários motoristas cometendo irregularidades como as citadas nesse post, até que o Ilmo. Dep. Gonzaga Patriota usou de sua influência política para reclamar da “indústria das multas”. Na Honorato também havia a presença constante do efetivo da PRF. Depois disso, as rondas diminuíram consideravelmente. Gosto muito do trabalho da PRF, porque com eles não tem conversa, não tem agrado e nem aquele papinho de “como vamos fazer?”. Pisou na bola, é multado. O policial te aborda, informa o que você fez de errado e te notifica. É assim que tem que ser.

    1. Martins disse:

      Também gosto do trabalho da PRF. Quanto a indústria das multas isso cabe questionamentos. Será que é uma indústria mesmo? O pessoal abusa em andar irregular e fazendo bobagem no trânsito, depois quer que o agente alivie. Concordo com o orientar e liberar, multar se necessário. Mas infelizmente, quando a multa vem e pesa no bolso, a disciplina chega. Eu mesmo já fui multado e não questionei o agente porque eu estava errado. Paguei a multa sem fazer cara feia, mas fico com ódio até hoje quando lembro. O que lamentavelmente vejo, por parte de alguns, é não existir 2 pesos 2 medidas. Por exemplo: se você multa uma pessoa por um extintor vencido, e outro passa em um carro sem sinalização, sem cinto, ou sem capacete, tem que parar tudo mundo e multar. Essa de penalizar um e livrar os outros, ou por pena de condição social, eu discordo plenamente. A lei foi feita para todos e o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é perfeito! Se toda lei no Brasil fosse como ele, com muitas coisas bem claras e definidas, acredito que o país melhorava muito.

  10. Amanda Michelle disse:

    Infelizmente suas observações será apenas um “grito” de que o trânsito de Petrolina precisa mudar. E não é só apenas na rotatória da avenida de setembro, mas também em outras que vejo diariamente a imprudência. Segundo as autoridades, dizem que precisamos de um Engenheiro de Trânsito, certo! mas cadê??? Enquanto isso, nossas opiniões vão sendo deixadas de lado e continuaremos sofrendo e vivenciando esse trânsito de Petrolina que a cada dia se torna mais caótico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários