O leitor do Blog, Demétrio Braga, não gostou nada da estrutura da Fenagri 2009. Ele escreveu um artigo com duras críticas ao formato do evento. Leiam:
Prezado Carlos Brito,
Gostaria de tecer alguns comentários sobre a realização da FENAGRI 2009. Fazemos parte de uma organização que há cinco anos participa ativamente desta feira, com montagem de stande. Ficamos surpresos com as modificações propostas para a realização da feira em 2009. Primeiro mudaram o horário, segundo mudaram o local. Entramos em contato com os responsáveis pelas modificações que apresentaram motivos não convincentes para tais modificações.
Resultado: preferimos não participar como o fizeram diversas empresas costumeiramente participantes, e não nos arrependemos.
Estivemos na data destinada a convidados, ou seja, na sexta feira próxima passada, dia 17/07/09, e pudemos constatar como se acabam com um evento tão importante no calendário da região. A feira estava completamente vazia, o local escolhido foi de péssimo gosto, cheirava o tempo todo a estrume de vaca, ou seja bosta de vaca, o terreno acidentado e de barro, poeira muita, começou a chover e virou lama, nada de tapete vermelho.
É lamentável que apenas com o intuito de dizer que mudou-se alguma coisa, tenham tirado todo o “glamour” da FENAGRI. Pergunto: qual o melhor local de Juazeiro para a realização, desta feira? claro que a resposta será a orla. Claro que num horário das 14h às 20h em pleno dia de semana, a afluência de visitantes seria a mínima, pois ninguém iria abandonar seu trabalho para visitar uma feira.
Os serviços disponibilizados para os clientes e visitantes como recepcionistas, buffet etc. todos foram comprometidos e a feira se transformou num evento menor do que o Moto Chico ou qualquer outra exposiçãozinha de animais. O espaço reservado para a praça de alimentação estava ridículo, não condizente com uma Fenagri e sim com festinha de rua.
Fica aqui um alerta para as grandes “cabeças” da região. O ditado continua valendo: “em time que está ganhando não se mexe”.
Atenciosamente,
Demetrio Braga
Gerente Regional da Indeba
Falei algo semelhante para Carlos “mainha” Neiva – COORDENADOR DA FENAGRI – e ele fez de conta que não ouviu !
A fenagri em juazeiro sempre foi estranha. parece que nem combina. esse ano entao ficou cavernosa mesmo.
Olha! Não fui à FENAGRI esse ano. Más a perda de seu brilho já estava anunciada em sua mídia. Veja o que escrevi em 16/07 último:
A Fenagri, desde seu início já mudou muito. E assim sendo, parece-me que a cada ano seus organizadores objetivam, ainda que de forma sutil, restringir o acesso do público em Geral à feira. Este ano essa intenção está “elegantemente” explícita na mídia de tv veiculada e até mesmo no site de divulgação da feira (www.fenagri.com.br/?pag=apresentacao).
Se por um lado isso representa algo positivo para os negócios da feira e bem aceito por produtores e demais interessados, é também algo que magoa o grande público que no mínimo deixa de falar bem de algo que passa a não mais conhecer.
Concordo com o nobre Demetrio Braga. Foi uma desorganização total… O Antônio Gama (Gaminha) e equipe não tiveram competência suficiente para organizar umas das maiores feiras da agricultura irrigada do país… que acho depois do fracasso que foi, acho que foi rebaixada para uma feira de media porte. O Prefeito deve abrir os olhos e mudar essa equipe para que os erros não voltem a acontecer na próxima feira em 2011.
Antonio Gama, o Gaminha deixou muito a desejar no comando da fenagri. Faltou competência a ele e sua equipe. Só resta ao prefeito não deixar novamente na mão de Gaminha e sua equipe a fenagri de 2011 para que ela não seja um fracasso novamente e seja ate extinta. A fenagri que é uma das maiores feiras nacional de agricultura irrigada, depois do fracasso que foi, arrisco dizer que virou uma feira de porte médio.
Há alguns anos acompanho com certo entusiasmo o progresso que a Fenagri Trazia, foi-se modernizando e crescendo, entretanto, estranhamente este ano encolheu, produtores, empresarios e comerciantes, unanimimente se disseram decepcionados com a forma e a fôrma da feira, achei que Isaac, por ser do ramo, iria acrescer, foi ridiculo, talvez a intenção nao tenha sido esta, mas o resultado do somatorio geral nao agradou, e tanto, que dois empresarios amigos meus da Argentina, disseram que somente viriam para a Fenagri de Petrolina, pois para Juazeiro estavam sentino que a Feira estava acabando. Abra o olho Isaac.
Tava mais pra quermesse , com dereito a barracas de artesanato (que tinha muitas) pouca iluminação , apenas uma barraca ( bar ) servindo espetinho com cerveja “bocão” e muitos estandes pequenos com pouca ou nenhuma relevância pra feira , faltava sinalização , estacionamento , acesso confuso , est ; realmente tava decadente.
Gostaria que a cidade de Juazeiro nao deixasse acabar com um evento comercial tao importante, este ano a Fenagri, apos 20 anos nao agradou a ninguem e corre serio risco de na proxima feira em Juazeiro perder grande parte de grandes investidores, haja visto que a maioria absoluta sairam decepcionados com a pifia e desestruturada realização do evento, Juazeiro nao merece perder mais esta conquista, consolidada ao longo dos anos.
Mas porque o Prefeito deixou o temperamental e despreparado Gaminha do bloco Batata para organizar a fenagri?? Se nem o seu bloco ele consegue administrar direito, ja que o mesmo foi um fiasco de vendas, tinha mais cordeiro do que folião. E ainda ele é envolvido em muitas coisas obscuras na administração passada, tanto que o Prefeito Misael, que não admite esse tipo de coisa, o exonerou imediatamente.
Nao fui a Fenagri e tambem nao me arrependi por nao ter ido, pessoas conhecidas que foram tiveram um pequeno contratempo na chegada, o carro atolou logo no estacionamento e depois tiveram que passear na feira com os pes sujos de poeira. Ninguem merece viu!!
Ai esta a mudança…
Infelizmente as pessoas que criticam a feira são aquelas que buscam interesses lucrativos com eventos. Como esse ano não tiveram como “mamar” das tetas do governo ficam assim se lamentando. A feira e destinada a negociação e demonstração de novas tecnologias e não para bate-papo e cervejadas como se via em anos interiores.
só isso.
Eu nunca vi raposa, tomar conta de galinheiro…. Isaac errou feio em deixar Gaminha a frente, por isso o fiasco… era bom ter uma auditoria nas contas da fenagri.
Gostaria de alertar as pessoas principalmente ao Sr. AGRONOMO que teceu seu comentario, que a Feira tem o dever de impressionar, sou de Petrolina nao tenho ligação plitica com absolutamente ninguem e participei com stand em todas as feiras e esta, com certeza foi a mais desorganizada e digo ainda mais 08(oito) dos onze empresarios que andavam comigo da cidade de Ribeirao Preto SP, afirmaram que na proxima nao viriam mais, em razao da desestrutura decepcionante da Feira, pra quem somente ve o lado partidario, há desculpas, mas pra quem traz parcerias de investidores e nao lhe proporciona grandes vitrines, nao é recomendavel.
EU ESTIVE NA EXPOR CRATO E VI LA NO CRATO O QUE E SIM UM EVENTO DE GRAMDE PORTE O PESSOAL AI DEVERIA VISITAR LA E CONHECER COM SE TRABALHAR
Qual o objetivo de qualquer feira ou exposição, SR AGRONOMO, se não fomentar o desenvolvimento econômico, propiciando realização de negócios lucrativos???
Juazeiro já realizou várias FENAGRI´s maravilhosas, não só na plástica, quanto no volume de negócios. Lembro bem da FENAGRI de 2001, realizada no antigo pátio da Feira Livre, no Alto da Maravilha: estruturada, organizada, com grande quatidade de expositores e de visitantes. Além do mais, tinha praça de alimentação e um expaço alternativo com uma boate maravilhosa!
A de 2003, no Porto Fluvial, exceto pela distância do Centro da cidade, também foi muito bonita e bem organizada. A de 2005, já na Orla nova, também foi muito boa e a de 2007 eu não visitei, por isso não posso comentar.
Este ano, mesmo me recuperando de uma cirurgia, fiz um esforço e fui visitar a feira. Fiquei decepcionada: a estrutura do local estava péssima, o pise irregular, posto que era “terra fofa”, a poeira solta, falta de sinalização e a pequeníssima quantidade de expositores.
Lamentavelmente, quem perde é Juazeiro. Não há o que se contestar: a feira foi um fiasco!
Também não fui por ser muito longe! Mas as Fenagris de Juazeiro são lindas lembro me da Orla Nova com temática japonesa, aquela foi a melhor de todas da região. Bom o negócio é melhorar para 2011!
É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS QUE ORGANIZAM EVENTOS PUBLICOS, NÃO CONSENGUEM RESOLVER AS COISAS DE UMA FORMA QUE AGRADE A MAOIRIA, E SIM SOMENTE AO SEU PROPRIO EGO OU OUTROS INTERESSES. INTERESSES ESSES QUE JAMAIS VAMOS SABER QUIAS.
A ESCOLHA DO LOCAL E DO HORARIO DA FENAGRI FOI DE UMA FALTA DE RESPEITO MUITO GRANDE COM TODA A POPULAÇÃO DE JUAZEIRO E PRINCIPALMENTE DE PETROLINA.
CONCORDO PLENAMENTE COM DEMETRIO BRAGA.
Tristeza. Foi este o meu sentimento ao visitar a Fenagri. Um evento deste porte não pode ficar nas mãos de pessoas de pouca experiência administrativa. O tão propalado planejamento de Isaac foi por terra. O Prefeito tentou vender a feira a políticos, em Brasília, Salvador e Recife e não ao público alvo, que são os empresários participantes antigos e os novos a serem prospectados. Um verdadeiro fiasco. Na ausência de obras para a comemoração do aniversário da cidade, mudou-se a feira para este período para ter o que mostrar e realmente mostrou.
A total incompetência desta administração.
Gostaria de expressar minha indignação com a falta de sensibilidade dos organizadores da feira.
Ao saber das mudanças de local e horário fiz questão de ligar para a comissão organizadora e alertar que as mudanças inviabilizaria a participação da empresa que represento( INDEBA) assim como de outros participantes.
Espero que o erro desse ano sirva de lição para 2011,e visando colaborar, sugiro que os organizadores do proximo evento procurem ouvir as pessoas que de fato fazem a feira acontecer ´´ OS EXPOSITORES“.
Prezados, Participo na Fenagri desde 1999 somente nos anos impar que é em Juazeiro e sempre, sempre com excelntes resultados, até em 2009 onde fui de coracao apertado devo confesar, mas tb devo dizer que em 2009 os unicos problemas para mim foram:
– horario, que DEVE SER MANTIDO na parte da noite;
– local DEVE SER CALCADO, GRAMADO, TAPETE ou algo assim para evitar poeira.
Em relacao a distancia do local, para quem expoe (com o alto custo que é Fenagri) para um publico alvo especifico, quanto mais longe melhor e qto mais restrita a entrada pelo menos 2 dias melhor tb., pois assim temos certeza que estamos recebendo clientes, potenciais clientes e profisionais da fruticultura; sabado já sabemos que é para os cidadaos de Petrolina e Juazeiro que nos prestigiam e que o foco do atendimento e das conversas é diferente, mais social e descontraido.
Tomara que em 2011 mude horario e o local seja calcado, no mais… para mi esta bem!!!