Leitor questiona implantação de redutores de velocidade na região

por Carlos Britto // 07 de setembro de 2009 às 19:56

Sabe aqueles ‘tachões’ que os órgãos municipais de trânsito em Petrolina e Juazeiro colocam no asfalto com vistas a obrigar os motoristas a reduzir a velocidade dos seus veículos?

Pois bem, o leitor Renato Minc enviou um artigo ao Blog levantando uma discussão polêmica. Na visão dele, está havendo um desrespeito às normas de trânsito, por parte desses órgãos, ao implantarem esses itens. Confiram o que escreve o leitor:        

Redutor velocidadeCaro Britto,       

As Prefeituras de Juazeiro e de Petrolina estão incorrendo em desrespeito às normas de trânsito com a “desculpa” de impor restrição de velocidade aos veículos que transitam em suas vias públicas com a instalação transversal dos TACHÕES no pavimento das vias.

O parágrafo único do artigo 94 do CTB (Lei 9503/97) PROÍBE expressamente a utilização de redutores de velocidade que NÃO estejam de acordo aos PADRÕES E CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PELO CONTRAN.

E a Resolução nº 39/98 do CONTRAN DE 21/5/98 estabelece os critérios de instalação das ondulações transversais (tipo I e II) e dos sonorizadores para fins de redução de velocidade. NÃO há nenhuma previsão de utilização dos TACHÕES para este fim.

Aliás, os TACHÕES estão regulamentados no Anexo II do CTB, no item 3.1, que lista três possibilidades de utilização SEMPRE como orientadores de fluxo, NUNCA como redutores de velocidade.

Se as prefeituras “acham” que nossos condutores precisam ser educados “à força”, que o façam dentro da Lei, com ondulações regularmente instaladas e não com estes dispositivos que, mesmo com velocidade próxima do zero, causam danos ao sistema de amortecimento/suspensão dos veículos!!!

Renato Minc

(Foto: Google Imagens)

Leitor questiona implantação de redutores de velocidade na região

  1. Tontonho disse:

    O LEITOR TEM RAZAO, A UTILIZAÇAO POR PARTE DA EPTTC NAO É CORRETA. ALEM DO MAIS LOGO QUEBRAM, PRINCIPALMENTE 1 OU 2 PEDRAS ACHO QUE OS MOTOQUEIROS TEM ALGO A VER COM ISTO!
    ALEM DO MAIS É MUITO DESAGRADAVEL VER UMA CIDADE COMPLETAMENTE CHEIA DE PEDRAS, A CONSERVAÇAO E MANUTENÇAO NAO EXISTE. NAS PROXIMIDADES DA GRANDE RIO VEICULOS, UMA NOVA BARREIRA JA TEM PEDRAS ARRANCADAS, NUMA LINHA TRIPLA, JA ARRANCARAM PEDRAS DE MANEIRA QUE AS MOTOS NAO PRECISAM MAIS REDUZIREM SUA VELOCIDADE,
    SERA QUE NAO TEM ALGUEM FAZENDO ISSO?

  2. Watergate disse:

    Alem de uso proibido e irregular pois detona com os carros, a EPTTC superfatura a compra desses equipamentos. Chegam a pagar 80 reais por um unico tijolinho desses! (em Sao Paulo custa 8 reais) E ainda colocam fica dupla pra lascar ainda mais nossos carros e cofres da prefeitura

  3. RICARDO FREIRE disse:

    CONCORDO COM O LEITOR RENATO,DEVERIA COLOCAR LOMBADAS NO LUGAR DE TACHÕES OU REDUTORES DE VELOCIDADE COMO ELES CHAMAM, ATÉ PORQUE ELES NÃO DURAM MUITO SEMPRE TEM QUE SER TROCADOS, APROVEITANDO O ASSUNTO SERIA INTERESSANTE QUE A EPTTC COLOCASSE LOMBADAS OU ATÉ CEMAFORO NA ENTRADA DOS BAIRROS COHAB 6 E RIO CORRENTE E NO CRUZAMENTO AO LADO DA TYRESOLES , NESSES DOIS LOCAIS SEMPRE ACONTECE ACIDENTES POR NÃO HAVER UMA SINALIZAÇÃO ADEQUADA,E AO LADO DA TYRESOLES NO CONTORNO QUE DA ACESSO A AV. INTEGRAÇÃO E A BR .

  4. Terra dos Impossiveis disse:

    Acho que o Sr. Renato Minc, muito mais informado do que certas pessoas que ocupam cadeiras de decisão da EPTTc, não é a primeira vez que ele contribui de forma embasada pra este blog.
    Parabéns!
    ” Renato Minc pra assessorar a EPTTC! “

  5. ANTONIO LEITE disse:

    Sempre achei estes redutores de velocidade muito ruins, mesmo passando em baixa velocidade causa muito impacto no veículo. Me surpreende é o fato de serem irregulares !!! colocados por uma empresa que deveria fazer tudo dentro das regras!!???
    O pior são estes redutores implantadas na Av Mons Angelo Sampaio em fila dupla. Parabens ao Sr. Renato Minc pela informação.
    Já que estes redutores são irregulares poderíamos acionar o ministério público para pedir a substituição dos mesmos por redutores regulamentados.

  6. Watergate disse:

    Redutor de velocidade, é eletronico!
    Lombada e bloco é coisa pra cidadezinhas no meio do mato.

  7. Antonio disse:

    E por falar em irregularidades, o centro de Juazeiro está cheio de placas irregulares. De uma uma hora para a outra colocaram muitas placas de sentido obrigatório quando já existiam outras diferentes no mesmo local e que não foram retiradas. O motorista tem que advinhar qual é a que está valendo. E na descida da ponte em Petrolina tem uma placa que informa que o retorno é virando à direita. Coitado do turista…

  8. carlos augusto disse:

    Valeu Renatão!!! Vamos começar uma campanha para você ser contratado como assessor, pelas duas prefeituras;acho que teria condições de evitar tantas ” barbeiragens” dos burocratas do transito.

  9. Robson Patrício disse:

    Carlos Brito
    Alguém mim corrija se meu pensamento estiver errado… O que provaca nos veículos a colocação destes “tachões” nas vias públicas de Petrolina? Pelo que tenho conhecimento, todo sistema de suspensão do carro fica comprometido, ocasianando desgaste muito rápido das peças, mesmo que o condutor trafegue em baixe velocidade; sabendo que a lombada ou lombada eletrônica não causa nenhum dano material ao veículo, porque não utilizar tal mecanismo para redução de velocidade? Acredito em minha santa inocência que deve existe parcerias entre Prefeitura de Petrolina X Oficinas Mecânicas X Auto Peças; algo parecido com um “CARTEL”.
    Não é possível Petrolina conviver com redutores de velocidade tipo “tachões” e nossas autoridades fiscalizadoras não perceberem tamanha falta de respeito com nós contribuintes.
    Fica a pergunta, cadê o PRODECOM, cadê PROMOTORIA PÚBLICA, cadê o DETRAN-PE, cadê o GOVERNO DO ESTADO DE PE…..por fim, quem é este Engenheiro da EPTTC em trânsito que não soluciona o problema!

  10. Watergate disse:

    Sou a favor que todo mundo saia com picaretas e arranque os tachões, e ainda revenda pra EPTTC por 80 reais que é o queles pagam por um desses!

  11. verdade disse:

    e além do mais em nenhum local onde estão colocados os tachões existe aviso de “lombada” ou oque quer que seja provocando varios acidentes. temos como motoristas advinhar os locais e rezar para não cortar um pneu.

  12. beto disse:

    Deveria ter um semáforo no cruzamento em frente à tyresoles prox. ao HJU

  13. Copiando disse:

    Brito, e Juazeiro está copiando as mesmas babaquices de Petrolina. Tem muitas outras maneiras de educar o motorista, mas preferem a que der mais lucro né.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários