O leitor do blog, Sávio Angelin Pereira, enviou seu desabafo sobre a poda das árvores em Petrolina e a falta de respeito ao meio ambiente.
Confiram:
Vou apelar para você. Não sei a quem recorrer. É impressionante com tanta divulgação acerca da preservação ambiental, do aquecimento global, das reincidentes catástrofes, como chuvas, demais ou de menos, ocorridas em diversas regiões do Brasil e do mundo, tudo isso noticiado pelos mais diversos meios de comunicação, e a população de Petrolina a cada dia derruba mais árvores.
Não sei onde está o poder público, o ministério público ambiental, mas só hoje notei que foram serradas ao tronco duas árvores na Rua Dr. Pacífico da Luz, em frente ao Hemocentro, e mais duas árvores na Rua Valério Pereira.
Isso apenas é o que eu notei, um reles cidadão que andava no sol escaldante das 15h procurando abrigo das árvores, porém muitas delas não estavam mais lá, nas calçadas, protegendo o planeta, e também o pedestre anônimo.
Até quando vamos fechar os olhos à tremenda agressão ao nosso planeta? Até quando a omissão do poder público? Dos senhores vereadores que não elaboram as leis necessárias à proteção ambiental… Do ministério Público, que são os olhos dos cidadãos comuns, que não têm como gritar tão alto… Do poder executivo, que não fiscaliza adequadamente.
E nós, com nossa ignorância… Até quando vamos derrubar uma árvore, porque surgiu uma outra mais bonita, que está na moda, a exemplo dos famigerados Ficus, não sei se é esse o nome, mas aquela febre que surgiu, e que quase dizimavam as coitadas das castanholas, porque o grande senso comum disseminou que os “Ficus Bejamim” não soltavam folhas, não sujavam as ruas… Mas a propósito, alguém já parou um minuto de sua vida pra observar a beleza da troca de folhas das castanholas no outono? O momento em que se renova a vida daquela árvore? Verdinha, com mais vigor…
A natureza é perfeita e quem somos nós pra criar árvores “genéricas”, como os “ficus bejamim”, com a promessa da modernidade, da universalidade, da imitação rude de derrubar as centenárias árvores, para substituí-las… Onde está a história de Petrolina, assim como a do Recife, de Olinda, que basta olharmos para os troncos daquelas imensas árvores, que mesmo com todo crescimento populacional, com o desenvolvimento, elas continuam lá, imponentes, fechando, ou melhor, cobrindo as ruas, encontrando-se umas com as outras….
E ai de quem derrubar ou podá-las inadequadamente….Petrolina precisa chegar a esse nível de informação, de consciência, pois já passou aquele tempo que o desenvolvimento significava mais asfalto….menos verde.
Petrolina nesse ponto, na preservação ambiental, está na contramão do desenvolvimento sustentável, tão utilizado nos discursos, mas tão pouco executado na prática. Viva o meio ambiente, viva o verde, viva as castanholas, elas pedem socorro, junto com as não menos ilustres algarobas. Por favor, Carlos Britto, peço que publique esse texto meio desabafo.
Sávio Angelin
Sávio, relaxe. As podas são extremamente necessarias por causa dos ventos que podem derrubar as arvores. Procure fazer a sua parte, va plantar arvores na sua rua, que esta faltando e nao perca tanto tempo em redigir obviedades.
Concordo plenamente com a indgnação do Sr. Sávio, foi um verdadeiro absurdo a pode das árvores principalmente no centro da cidade, vale alertar à população que a poda em questão não foi por nenhuma necessidada da árvore em si, nenhuma forma de preservação e sim para que ficasse evidente a nova iluminação, eles (o poder publico) não está nem um pouco se importando com a natureza, com os cidadão, aquilo não foi uma poda, aquilo foi um verdadeiro “crime” contra o meio ambiente, contra a natureza, contra a população de Petrolina como num todo.
Meu amigo acorda para o mundo, essas arvores do hemope já estavam mortas, pelo amor de Deus procura o que fazer.
Sra. Maria Anita, nao estou falando de poda. Estou falando de árvores derrubadas. ´´E obvio que podas sao necessárias. Sr Roberto. Faça um teste, de uma volta pelo centro da cidade e observe quanras árvores foram derrubadas, nao tou falando de coisas recentes. Observa em trente SESC. As árvores sao cerradas rente com a calçada. A derrubada é lenta, mas nao observo nenhuma indignação ou ação efetina no sentido de barrar isso.
Prezado Carlos, por favor edite esse texto tem alguns erros. como serrado….obg….
Como desabafo…esta muito bem escrito.Porem estude mais sobre as arvores, porque estão podando??
Para ter mais bagagem quando quiser defender algo.
Se aprofunde.
E faça sua parte…Plante arvore…
ande a pe…pela natureza.
Gaste pouca agua….
ETC ETC ETC
Concordo com o Sávio. Ele não chama a nossa atenção apenas para as árvores do Hemope ou outras citadas no seu desabafo e sim para a importância das árvores urbanas no contexto da preservação ambiental. Provavelmente, se mais pessoas ocupassem o seu tempo (procurassem o que fazer) sensibilizando outras para questões tão importantes como essa, não presenciaríamos tanta ignorância por parte de gente que se diz “sabida”!
PREZADO SAVIO E LEITORES: EM QUESTÃO DE PODA E ELIMINAÇÃO DE ARVORES DIVERSOS ASPECTOS DEVEM SER OBSERVADOS TAIS COMO: SE A PODA É TÉCNICAMENTE NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARVORE; SE O CRESCIMENTO DA ARVORE ESTÁ DANIFICANDO A FIAÇÃO ELETRICA PONDO EM RISCO TRANSEUNTES; SE AS RAIZES ESTÃO ESTOURANDO CALÇADAS E TUBULAÇÕES; SE O TRONCO DA ARVORE ESTÁ SEM VITALIDADE CORRENDO RISCO DE TOMBAR; SE A ARVORE FOR INVASORA E TORNAR-SE UMA PRAGA NO MEIO DAS NATIVAS ETC …COM RELAÇÃO AO MINISTERIO PUBLICO (PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE) ESTE SÓ SE PRONUNCIA QUANDO ACIONADO (O QUE PODE SER FEITO ATE NA FORMA DE DENUNCIA ANONIMA) APLICANDO PUNIÇÕES AOS DEGRADADORES FLAGRADOS E MAIS: PARA GRANDES PODAS OU ELIMINAÇÕES A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE TEM QUE EMITIR AUTORIZAÇÃO PARA O SERVIÇO….EM TEMPO: ALERTO QUE COQUEIROS DA ESCOLA DOM MALAN DEVEM SER ELIMINADOS DEVIDO AO RISCO DE ATINGIR. ESCOLARES DAQUELE ESTABELECIMENTO. AVANÇA PETROLINA !
As árvoreS realmente já estão mortas,acho que deveriam ser replantadas.
Um abraço a todos
E deixar que as que as plantas na av. honorato viana no trecho da cohab massangano morrerem de sede faz parte do avança petrolina?Porque a grama e uma boa ja morreram, estão esperando que morra o restante para fazer alguma? Dever ser. Tambem, não deve ter custado nada para os cofres publicos tudo o que foi feito para deixar acabar daquela maneira, simplesmente porque a prefeitura não pode jogar agua. É um absurdo!!!
Sávio, nossa Petrolina não gosta de árvores, por mais que alguns contestem e digam o contrário, pois noite a cidade fica escura, basta vc atravessar a ponte dar uma voltinha na cidade vizinha e observe a escuridão nas ruas por causa das árvores que tapam a iluminaçãodos postes, lá é proibido as pessoas podarem as árvores, so quem pode fazer isso é a prefeitura.
CONCORDO COM O SÁVIO, E ACHO QUE DEVÍAMOS QUESTIONAR SEMPRE ALGUMAS COISAS QUE DIZEM RESPEITO AO COLETIVO. CARO AMADOR, SE HÁ UMA AUTORIZAÇÃO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, A COISA É AINDA MAIS GRAVE. VC FALA NA FIAÇÃO ELÉTRICA. ACASO NUNCA ANDOU EM UMA CIDADE GRANDE COMO RECIFE, SALVADOR, A REDE ELÉTRICA PASSA E AS ÁRVORES SEGUEM O SEU CRESCIMENTO. CLARO QUE DEVE SER PODADA PELO PODER PÚBICO, PRA QUE OS GALHOS NAO TOQUE OS FIOS. O SR AMADOR É A VOZ DA MAIORIA DO POVO DE NOSSA CIDADE, QUE TOLERA I IGNORA A DERRUIBADA DE ÁRVORES. NAO CABE APENAS A ESSE LEITOR QUE ABRIU O DEBATE PARA REPLANTAR ÁRVORES, TÃO POUCO MAIS CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA INDIGNAR-SE. SERIA BOM QUE A UNIVASF, A ELITE ACADÊMICA O FIZESSE E PUDESSE ANALISAR MAIS PROFUNDAMENTE OU ATÉ REALIZAR UMA PESQUISA CIENTÍFICA, CERTO AMADOR.
É lamentável que alguem não esteja entendendo o que é poda e o matar uma arvore,e pior não sabemos a quem recorrer.Pois aconteceu comigo em frente a minha residência existia quatros pés de eucalipto lindos frondosos que dava uma paisagem linda principalmemnte qdo ventava que eles ia de um lado para outro como se estivessem felizes,protegia uma area enorme do sol onde as crianças brincavam e muitos colocavam seus carros enquanto chegam para o almoço. Chorei uma manhã inteira vendo cada galha cair sendo derrubada pela Venancio,liguei para varios orgãos e ninguem poude fazer nada? nem se quer vir falar o Sr. que mora em frente do outro lado que mandou derrubar melhor matar os eucaliptos para q ninguem colocasse carro em baixo da arvore pense q misquinheza uma pessoa de uma coração doente. A minha vizinha que é dona do mercadindo FERRAZ,tambe falou q sofreu muito. Isto aconteceu 15.09.09
Sr Flavio, a grama e as arvores no trecho da cohab massangano somente foram molhadas no dia da inauguração, estao mortas desde a gestao passada.
ACHO HIPOCRISIA ALGUEM CRITICA SOMENTE UM GRUPO POLITICO PELA FALTA DE ARVORES NA CIDADE.
NENHUM POLITICO OLHOU PARA ESSA QUESTÃO, NEM FERNANDAO, NEM FERNANDINHO, NEM GUILHERME, NEM OSVALDO E NEM GONZAGA
NO MOMENTO QUEM TEM A CHANCE DE MUDAR ISSO É JULIO LOSSIO, ENTAO VOU ESPERAR O Q ACONTECE, ELE AINDA TEM MAIS DE 3 ANOS PARA FAZER ISSO.
Gente é um absurdo quem esta derrubando as árvores é a prefeitura, pelo amor de Deus. Nao acho que ningém ta politizando o tema. Alguém aqui falou em Lóssio ou FBC? O que o Sr Savio falou, foi em relaçao à derrubada e matança de árvores, indiscriminadamente. Isso nao é de Hoje.
Sr. Leonardo, o senhor está enganado, passo ali todos os dias e varias vezes por dia porque moro ali perto e varias vezes vi a grama como as plantas sendo molhadas pelo sistema de irrigação que foi instalado, o abandono vem acontecendo nos ultimos meses, não me venha com essa de administrações passadas, isso não convem mais.
Pior é em Juazeiro que não tem, e nemtem esperança de ter nada disso, IFET, SENAI< Rodovias e avenidas Duplicadas…
Não fiquem agoniados, já está chegando a estação das chuvas. A Natureza é sábia e perfeita. Quem vai entrar em extinção é o HOMEM, mesmo sabendo que é parte do meio e que precisa se relacionar harmoniosamente com a natureza, continua desmatando, produzindo lixos e venenos. A sua ganância e o seu consumismo é quem está destruído ele próprio. Sem Valores Humanos, os homens não conseguiram nunca superar as leis da natureza.