Leitor questiona serviço da guarda municipal de Petrolina

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2009 às 11:41

O leitor, Alberto Caieiro, enviou um sério questionamento ao Blog sobre a segurança em Petrolina. Ele informou que enquanto assaltos acontecem, a EPTTC escolta jovens passeando de bicicleta.

Confiram:

Ontem à noite na orla I em Petrolina, novamente vi passar um grupo de marmanjos em suas bicicletas de 1.000 reais passeando pela cidade com a escolta de uma pick up da EPTTC. Pouco depois presenciei um assalto de celular próximo ao Tammys bar.

Pergunto: Se são as pessoas em primeiro lugar, por que não colocar guardas na orla de Petrolina ao invés de ficar escoltando passeio de bicicleta ???

Leitor questiona serviço da guarda municipal de Petrolina

  1. David nomero De Macedo disse:

    GRARDA MUNICIPAL É PARA PROTEGER O PATRIMONIO PUBLICO E NÃO SÃO PREPARADOS PARA FAZER SEGURAÇA PUBLICA, ISSO FICA PARA A POLICIA DO ESTADO, CORRAM ATRÁS DO EDUARDO.

  2. Cida disse:

    Boa Tarde Carlos,

    Meu caro amigo Alberto Caieiro, não sou apenas uma admiradora do esporte, sou também uma cidadã e moro na mesma cidade que vc. A EPTTC não ta brincando com um grupo de marmanjos de bike, e são poucas as bike que custam R$ 1000,00 reais. Ali são homens,mulheres e adolescente que em um unico dia da semana, vem para um passeio ciclistico, no qual a policia nos acompanha, para nossa segurança, para não atrapalharmo o transito da cidade. Vc já pensou se um grupo enorme de ciclistas fossem sair pela cidade sem o apoio de uma autoridade, seria um desastre, pois iria atrapalhar o transito e causar coisa pior. Por isso se preocupe com coisas mais importante, como por exemplo, participar do passeio, ou então ligar para a policia já que vc viu um assalto.

    Boa sorte

  3. Roberto disse:

    A EPTTC não está a serviço da segurança e sim do transito no município, onde cabe ao estado fazê-la. certos comentarios não deveriam nem ao menos serem postados, como esta bobagem sem nenhum cabimento. Aprendam a fazer uma crítica pelo menos justa.

  4. galdino neto disse:

    Enquanto isso, não posso passear com o meu filho nas ciclovias com nossas bicicletas após as 18:00 horas. Não há guardas para nos proteger. Mas o IPTU bate todos os anos na minha porta. É a guarda privada a serviço de quem pode pagar uma bike de 1000 reais? Por quê temer a privatização dos serviços públicos se já tá tudo privado mesmo? É a segurança pública escoltando mauricinhos. O estado a serviço de quem pode pagar esses serviços. Quando se investe em programas sociais é desperdício. Quando se gasta com o luxo de poucos, é investimento. Foi obrigado elegermos um operário para que as coisas começassem a mudar. A Polícia Federal começou a colocar os tubarões atrás das grades, embora a Justiça não colabore. E é massacrado pela mídia todos os dias. Cabe à guarda municipal, através de seu comando, refletir acerca do que seja efetivo serviço prestado à sociedade. Petrolina, que respira ares de riqueza, ainda desfruta de um IDH de 0,747, abaixo da média nacional, que é de 0,813. Sinal que há muita gente precisando da guarda municipal e outros serviços. E não são mauricinhos que podem comprar uma bike por 1000 reais…

  5. jango disse:

    As pessoas, da elite em primeiro lugar.

  6. Bob cuspe disse:

    CIDA,

    Sou ciclista, ando perto do aeroporto de Petrolina com um grupo de amigos, nunca consegui uma escolta da EPTTC, acho que entres os “playboys” do pedal deve haver algum amiguinho da turma do poder.

    ROBERTO,

    A crítica em questão não é com o papel da EPTTC e sim da maneira que o recurso público é aplicado, você é que não teve capacidade de entender a crítica, talvez por falta de uma capacidade e conhecimento.

  7. Cida disse:

    Caro David Nomero de Macedo e Roberto , os eventos da cidade é com o apoio da EPTTC e da policia militar.

    Sr. Galdinho, vejo que o Sr.não conhece que existe profissionais de ciclismo em nossa cidade. existe sim,e são varios e nem por isso são malricinhos,são atletas vencedores, e os que tem essas bikes caras, participam do evento no qual foi citado, por que o passeio é aberto a todos de petrolina, o Sr. pode participar .

  8. antonio sá disse:

    Alberto não foi muito feliz no seu comentário,demostrou total deconhecimento do assunto.Acho que o próprio blog poderia ter informado a ele qual a funçãode fato de cada orgão de segurança no Municipio. Alias como faço para ter a oportunidade de fazer um comentário ?
    Aguardo resposta.

    Um abraço a todos

  9. CIDA disse:

    Bob cuspe ,me desculpe , se vc não sabe quem participa desses passeios são justamente seus amigos, e quando não estão no passeio estão ai com vc na pista do aeroporto e nem um deles tem amigo do poder.

    A EPPTC sabe o que faz, não faria nada que fosse contra lei.

  10. Juscelino disse:

    Olá!
    Primeiro lamento o fato do assalto, sem dúvida alguma necessitamos de mais segurança, mais não só de policiais se faz uma sociedade, sob o risco de nos tornarmos uma cidade espartana, precisamos mudar toda uma estrutura que vai recair sobre a valorização da educação enquanto peça fundamental para uma sociedade mais digna e segura. Os passeios realizados a noite já deixa claro a sua intenção: Proporcionar uma ativiade esportiva envolvendo os orgãos de segurança e a comunidade, valorizar o uso da bicicleta enquanto transporte alternativo, pois a nossa cidade esta com 10% a mais de sua capacidade de veículos automotores (dados da EPTTC) que vai influenciar não só na questão climática, mais no alto indece de engarrafamentos e acidentes, gerando um ônus maior para os cofres públicos.
    Para que fique bem claro: as pessoas que participam do passeio não são “marmanjos”: são policiais, pedreiros, professores, garçons, estudantes,profissionais liberais, etc; estes por darem a sua parcela de cotribuição com suas habilidades profissionais e também pagarem seus impostos, abidicam dos dos sons “bate-estacas” das academias que cobram mensalidades que ultrapassam R$100,00 reias, para fazer uma atividade ao ar livre, em ambiente saudavél com a participação de crianças e adolescentes… que seria de nós se não fosse a escolta em meio a esse trânsito petrolinense.
    Sou professor e atleta, moro em Petrolina há cinco anos, adotei esta cidade como local de trabalho e como local para a pratica do ciclismo, assim, Petrolina, não é só conhecida como terra da fruticultura irrigada, pois há trabalhadores-atletas que levam o seu nome a outros Estados do Brasil e com vitórias.
    >>> Não devo deixar de agradecer a todos que deram sua parcela de contribuição ao apoiar a pratica de ciclismo e quero deixar aberto o convite a todos a partciparem do passeio.
    Toda terça-feira com concentração na Orla II a partir das 19:00 horas.
    Grande abraço!

  11. Watergate disse:

    É melhor eles acompanharem os mauricinhos com bike de 1000,00 reais mesmo. Eles podiam estar aplicando multas indevidas ou comendo propina nas esquinas.

  12. eu disse:

    Petrolina é só pra ricos. (comem farinha e arrotam caviar)

  13. Carlos Pereira disse:

    Diante do infeliz comentário postado neste respeitado Blog, não poderia me furtar em prestar alguns esclarecimentos:
    inicialmente, o passeio ciclístico ao qual o Sr. Alberto Caieiro se refere é uma iniciativa do Comando do 5º BPM, denominada “Pedalando com Segurança”. Projeto semelhante existe há mais de 6 anos no Recife e está em pleno crescimento, uma vez que se trata de uma prática saudável, onde a Polícia Militar integra-se com a comunidade, buscando a humanização de suas ações e o estreitamento de sua relação com os cidadãos. Dezenas de pessoas de ambos os sexos e idades variadas reúnem-se semanalmente, agora todas as terças-feiras, a partir das 19:00h, partindo da Orla I e percorrendo ruas do Centro de Petrolina e bairros mais próximos, tais como Areia Branca, Maria Auxiliadora, já tendo chegado, até mesmo, no José e Maria, bairro um pouco mais distante. Ciclistas de vários bairros e até mesmo da vizinha Juazeiro participam do empreendimento. Não há distinção de cor, raça ou classe social, portanto, não é voltado para os chamados “Mauricinhos” e nem se trata de uma reunião de “marmanjos”, ao contrário, em sua grande maioria, o grupo é composto por trabalhadores que buscam um momento de lazer, entretenimento e saúde, sem qualquer cobrança de taxas ou interesse mercantil. O passeio é animado, divertido, não sendo registrada qualquer conduta anti-social por parte dos particpantes. O acompanhamento do grupo é feito por integrantes do 5º BPM, Oficiais e Praças, algumas vezes pelo próprio Comandante do Batalhão, contando com Batedores do Pelotão de Trânsito. É importante informar àqueles menos esclarecidos que durante os passeios, a Polícia Militar está policiando os locais percorridos, alguns dos quais de alto risco, a exemplo das proximidades do Hospital de Traumas, Terminal Rodoviário e outros. A Orla de Petrolina está policiada com duplas de novos Soldados e em breve será recoberta com o retorno da Ciclopatrulha. Assaltos infelizmente ocorrem, independentemente do Passeio Ciclístico em questão, no entanto, é bom frisar que Petrolina atualmente registra o 3º maior índice de redução de violência dentre as 26 Áreas Integradas de Segurança do Estado, ou seja, mesmo se preocupando em oferecer um serviço diferenciado, maior atenção às pessoas, melhor qualidade no atendimento ao cidadão, maior aproximação com a comunidade, itens que parecem não agradar ao Sr. Alberto Caieiro (talvez o mesmo ache melhor o tempo da Polícia truculenta e temida, que para a sua tristeza não mais voltará), Petrolina está sendo considerada um Caso de Sucesso quando se trata de Segurança Pública, com Polícias integradas, investimento em Policiamento Comunitário e excelente relacionamento com a Mídia escrita, falada e televisada.
    Finalizo convidando a todos, inclusive o Sr. Alberto Caieiro, para participar do próximo “Pedalando com Segurança”. Para o Sr. Alberto, caso necessário, disponibilizo, inclusive, uma bicicleta (não de R$ 1.000,00) para as primeiras pedaladas, tenho certeza que ele vai mudar de opinião sobre os marmanjos e mauricinhos e se tornará um assíduo participante do projeto. Um forte abraço a todos os ciclistas petrolinenses. Estaremos aguardando na próxima terça-feira às 19:00h, no local de sempre e com a mesma estrutura policial para garantir a segurança de todos. Ten Cel Carlos Pereira. Comandante do 5º BPM – A Sentinela Avaçada do Sertão – Orgulho do Povo Petrolinense!

  14. galdino neto disse:

    Cara Cida, respeito o teu ponto de vista, mas me diga: Quanto a prefeitura gastou de combustível e pagamento de funcionários para proteger esse evento??? E quanto ela gasta para colocar um guarda ou fazer convenio com a PM para proteger o cidadão de bike pobretrona? Cara Cida, por favor, analise as coisas a partir das questões domésticas: Se você não tem condições de comprar carne de primeira, compra de segunda, se não consegue manter a pose com roupoas de luxo, vive com as mais simples. Assim também é uma prefeitura. Infelizmente, continua bancando coisas banais, enquanto a saúde, educação, transportes públicos, continuam aí na deriva em Petrolina. Talvez voce, cara colega de blog Cida, a qual respeito e de nenhuma maneira quero torná-la indigna, do contrário, agradeço esse debate saudável proporcionado pelo nobre Carlos Britto, sim… Talvez você, minha amiga, Cida, não precise de saúde, educação e segurança pública. Ou talvez acredite que Petrolina pode se dar ao luxo de proteger uma meia dúzia de ciclistas enquanto aguarda as notícias dos programas policiais do dia seguinte sobre roubo de celulares, bicicletas que não passam de 100 reais, casas arrombadas… Embora isso seja trato dos estados, conclamo se a guarda protege os meninos da Big Bike, deve proteger os little bike também… Ok? Sim, Cida, obrigado pelo convite, eu não participaria jamais desse evento por que sei que ali não me cabe, conheço muito bem essas pessoas que comem macarrão e arrotam caviar.
    Um abraço.

  15. Geraldo Silva disse:

    Besteira em Recife e em vários lugares civilizados isso ocorre naturalmente, deveríamos nos preocupar com coisas mais importantes.

  16. Lucas Cabral disse:

    Carlos Britto,

    Tenha mais cuidado com certos comentários. Voce ta perdendo espaço com esse tipo de comentário, de gente mal informada. Mas posso dizer o que ta acontecendo. O próprio Batalhão de Policia Militar criou esse passeio ciclistico, com a finalidade de fazer com que as pessoas saiam do sedentarismo. Vamos ter mais critérios com os comentários…

  17. Beto disse:

    Andava muito de bicicleta quando era moleque há uns quinze anos atrás e era legal animado com carro de som e tinha escolta da policia e mais intereçante era quase todos era uns arrombados sem dinheiro como eu no meio de 50 bicicletas tinha umas duas mais cara com amortecedor e tal por que playboy não anda de camelo não anda é de motão 1000cc e carrão comendo água

  18. Beto disse:

    Sobre o assalto do celular acontece em todo lugar toda hora gecino coelho areia branca centro COHAB em frente de casa em festa etc. etc. não tem jeito só se colocar um PM em cada esquina ou se toda vês que pegar um cara roubando cortar as duas mãos como no Afeganistão porque o cara é pego roubando hoje e ta Souto amanhã

  19. marcos disse:

    Desvio de função, policia militar dando prioridade à saúde, rs…, daqui a pouco os professores de educação física sairão prendendoos bandidos.

  20. joedan disse:

    Caro alberto caieiro, esta tua tentativa de levar a coisa para o lado político foi muito infeliz, criticar um incentivo ao esporte e lazer pelo simples fato desse evento ter apoio de uma viatura policial, e ainda por cima chamar cidadãos trabalhadores de marmanjos, é no mínimo uma atitude irresponssável, o sr. deveria ter exercido a sua cidadania ligando para a polícia denunciando o assalto ocorrido, atitude essa pelo meu ver, não foi tomada pelo sr.!!!

  21. CIDA disse:

    Caro Carlos Sobral, concordo plenamente com vc. Carlos Brito perde espaço sim, em certos tipos de comentarios como esses, de pessoas mal informadas.

  22. CIDA disse:

    Infelizmente a sociedade não ajuda com que a nossa propria educação cresça, pois é com pensamentos ignorantes como esses do caro amigo Watergate e esse tal de EU, que a sociedade não precisa.
    Reflita antes de fazer algum comentario

  23. pedro disse:

    Concordo plenamente com o Joedan e com a Cida…o movimento tem iniciativa do 5° BPM, com a boa intenção de promover um momento de lazer, saúde e atentar, inclusive, para o uso de um veículo ecologicamente correto! O Coru-Jaqueira tem sido muito eficiente no Recife, e Petrolina já devia ter despertado para isso há muito tempo! Outra coisa: a Guarda Municipal nada tem a ver, tanto com o Pedalando quanto com o assalto! Eu também acho que comentários desse tipo fragilizam um pouco a idéia do blog…não sei…

  24. rj disse:

    É incrivel como algumas pessoas são sem conhecimento de causa:
    Senhor Alberto, fale salientar que a EPTTC não possui pick up, quem escoltava o passeio ciclistico informado por Vossa Senhoria era a PM então você teria que saber distinguir quem é quem.
    E incrivel o comentário do Waktergate, conheço guardas de transito que são dignos, homens cinceros que não se deixariam vender por propina. O que acontece que por detrás desse seu codinome, se esconde uma pessoa que vive cometendo todo tipo de infração. Porque não toma vergonha e pára de falar mal dos guardas e PMs de transito. Vai estudar rapaz e deixar de ser omisso no transito. Eles estão certos, ta errado? manda multa nele.

  25. jose silas da silva disse:

    NÃO CONFUNDAM AS COISAS, AGENTE DE TRÂNSITO “EPTTC” NÃO É GUARDA MUNICIPAL.

  26. Mozart disse:

    A discução é valida,mas vale lembrar que a GUARDA MUNICIPAL,nada tem a ver com sertos comentario,que indignamente pede que ela não der apoio a esse tipo de evento,ora a GM dá apoio a qualquer grupo,entidade ou associaçõa,desde que solicite através de oficio o seu apoio, assim dando segurança a seus participantes e visando o bem estar de toda sociedade.
    Quero lembrar Carlos Brito que tenha mais cuidado ao questionar o papel da Guarda Municipal de Petrolina,ela não é Agente de trânsito(EPTTC)nem PM do trânsito,portanto não deve ser criticada.
    Um abraço a todos

  27. Josivaldo disse:

    Tive lendo todos os recados acima, infelizmente é triste saber que tem pessoas que por falta de conhecimento fazem críticas desnecessárias. Em qualquer grande centros urbanos é comum ver o apoio da PM nos passeios ciclisticos, não se trata de seguranças de marmanjos, e sim de segurança de transito. Quem não conhece precisa conhecer o grupo de ciclismo de Recife (CORUJAQUEIRA) 300 integrantes, toda terça-feira na praça da jaqueira, com o apoio do batalhão de transito da PM e a CTTU, já pensou esses 300 ciclista nas ruas do recife andando desordenadamente?
    Aos amantes do ciclismo de Petrolina, cheguei aqui a pouco tempo e gostaria de saber se ainda tem esse grupo nas terças-feiras.

    Abraços a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários