Leitor reclama do abuso na utilização da faixa de pedestres‏

por Carlos Britto // 29 de dezembro de 2009 às 08:24

Roberto Vieira é leitor do Blog e enviou um interessante artigo para nossa equipe. De acordo com ele, o abuso dos petrolinenses ao usar a faixa de pedestres pode causar acidentes. Roberto comentou também sobre a falta de guardas municipais pra organizar melhor o trânsito da cidade.

Confiram:

Caro Carlos Britto e demais leitores,

Ao chegar em Petrolina, onde resido há quatro anos, fiquei demasiadamente surpreso com o trânsito: a organização, sinalização e principalmente a utilização da faixa de pedestres nesta cidade, uma surpresa boa que aos poucos foi virando frustração e principalmente revolta.

Absurdo a disposição das faixas de pedestres no centro de Petrolina e principalmente o abuso dos mesmos em sua utilização. Já cansei de passar por situações em que quase causei acidentes de trânsito ou fui vitima deles, afinal raramente vemos guardas municipais ou mesmo PMs, sinalizando a parada dos veículos ou mesmo ajudando a passagem dos pedestres, afinal se algum pedestre coloca o pé na faixa e eu, como condutor, não paro, corro o sério risco de ser multado, mesmo correndo o risco de que algum outro veículo colida na traseira do meu carro, interessante este fato, afinal já cansei de ter que esperar pedestres cruzarem a faixa, mesmo com o sinal de transito aberto para passagem de veículos e mesmo tendo diversos guardas por perto, eles nada fazem, apenas observam e tenho certeza que se algum veículo tentar passar, será multado.

Não seria mais interessante se em algumas faixas mais movimentadas tivéssemos orientadores para passagem da mesma? Evitaria uma série de problemas, principalmente o risco de colisão dos condutores e até mesmo para segurança do pedestre. Espero que esse contato chegue aos olhos dos dirigentes da EPPTC, afinal este é o órgão regulador do transito em Petrolina, que ao meu ver, há quatro era bem melhor.

Roberto Vieira

Leitor reclama do abuso na utilização da faixa de pedestres‏

  1. Júnior disse:

    Peraê menino até por aqui você anda reclamando… kkkkk… Brincadeiras a parte, está certíssimo em elaborar esta crítica muitos pedestres abusar do direito e fazem os numeros de acidentes continuarem grandes em debate outro dia com um oficial bombeiro ele me falava que a maioria dos acidentes de trânsito ocorre por erro dos pedestres. Pessoal vamos ter mais cuidado nas travessias. Parabens ao Betão pela critica.

  2. Santos disse:

    Pois é, para multar quem tenta adiantar o transito eles esses guadinhas são rigorosos mas para organizar o pessoal na faixa eles não estão nem ai…Palhaçada, o transito ja esta ficando engarrafado por conta disto, quero ver quando vão tomar providência!
    É por isso que eu não paro…quem quiser que fique na frente….

  3. Maria disse:

    Sr. Roberto Vieira,
    Bem colocado o seu comentário. Mas faço uma ressalva: Se junto a faixa de Pedestre existe um semáforo, a exemplo do cruzamento da prefeitura e banco itaú, o pedestre tem que obedecer ao semáforo, se ele está aberto para os veículos, é lógico que a preferência é do condutor dos veículos, cabendo ao pedestre esperar. Então, não tem o porquê da preocupação nesse caso, de forma alguma ninguém poderá multá-lo se o senhor está neste direito.
    O pedestre só passa a ter o direito de passar na faixa e os carros parar, quando não existe semáforo, como é o caso da faixa que está localizada em frente à Procuradoria (antiga Unimed) e em frente ao Portão de saída do Colégio Auxiliadora, aí nesse caso, o senhor é obrigado a parar sob pena de levar uma multa. É tudo muito claro. Não há porque ter dilemas.

  4. Bartolomeu Barros Jr. disse:

    não vejo problema algum nesse post. o pedestre tem sim prioridade na lei. e no sinal, também, temos que aguardar sim , por que não? a guerra do transito não é do pedestre. estamos muito acostumados em ter o poder nas mãos com nossos carros. Tente ver do ponto de vista do pedestre.

    Agora algumas faixas penso que estão em locais inadequados, principalmente próximo as esquinas de cruzamentos. Mas no resto, tudo tranquilo.

  5. pacato cidadão. disse:

    Perfeito!!!!

    O amigo Roberto Vieira foi muito feliz em suas observações.
    Já está na hora de conscientizar o pedestre a usar a faixa.
    E aproveitando a oportunidade sugiro que se ensine os mototaxistas a não corta os carros pela direita.

  6. Geraldinho Lins disse:

    È um verdadeiro abuso !!!. Moro na na Cidade de Trindade e sempre
    estou indo á Petrolina. Por várias vezes tive que parar para o “Pedestre” atravessar tranquilamente até com ironia falando ao “Celular”. Isso é muito” vergonhoso” . Apelo para as autoridades revogarem essa “Incompetência”

  7. antonio carlos rocha disse:

    É muito justo a preocupação d Sr Roberto, cometemos esntão:

    Quantas faixas existem do inicio da avenida Guararapes(Viaduto) ate o Banco Itau?
    Quantos agentes de transito vces ja viram para orientar o motorista e/ou pedestre?

    Resultado:
    Transito lento, pois em determinados pontos não há sequee 100m de uma faixa para a outra;
    Agentes ao inves de orientar apenas anotando placas para multar;
    Voce ja viu um pedestre multado?

    Sugestão:
    Petrolina precisa urgentemente de uma avaliaçâo a curto prazo para monitoramento e melhoria do escoamento do trafego; multas so deveriam vir apos esta melhoria- aí sim poderiamos dizer as pessoas em primeiro lugar é feito através de disciplina;

    FAIXAS SÃO DE EXTREMA IMPORTANCIA DESDE QUE EM LUGARES DEVIDAMENTE ESTUDADOS E READEQUADOS;
    NÃO PODEMOS DIZER QUE JÁ EXISTIAM , A EPTTC ESTÁ AI CRESCER JUNTAMENTE COM A CIDADE, VAMOS MULTAR DEPOIS.

  8. eu disse:

    vcs estão reclamando de barriga cheia, quer ver bagunça atravesse a ponte, lá pulverizaram faixa de pedestre a cada 5 metros…, e ninguem obedece nada, nem semáforo, nem faixa, nem guarda, muito menos o pedestre respeita a faixa e os carros e vice e versa.

  9. Petrolinense decepcionado disse:

    D. Maria, segundo a lei, o pedestre tem preferência na faixa sim. Mesmo que o sinal esteja aberto para o veículos, o pedestre tem preferência. Em Petrolina o pessoal acostumou a simplesmente atravessar. Tem pedestre que nem olha, do jeito que vem na calçada atravessa e os carros que se virem pra parar. Aí deixa de ser educação.

  10. ELE DE NOVO disse:

    Roberto Vieira não seria preciso orientador nas faixas, se algumas pessoas tiversem bom senso e respeitasem os pedestre, eu acho que muitos motoristas que não tem conciência no transito querem jogar a culpa nos orgãos responsaveis, da mesma forma que Você alega que os pedetres eram, se olhar o outro lada vai perceber que muitos motorista desrespeitam o direto dos pedestre, tenha um pouco de conciência e bom 2010.

  11. Maria disse:

    Sr. Petrolinense decepcionado, obrigada pela informação, pois eu tinha conhecimento de que no caso de faixa de pedestre junto a semáforo, se estivesse aberto para os veículos, a prioridade seria deles, só quando fechasse o sinal, o pedestre poderia atravessar e essa informação me foi passada por um guarda de trânsito. Concordo que o pedestre é muito mal educado. Mas tudo é questão de bom senso e respeito tanto por parte dos condutores de veículos, como dos pedestres.

  12. José Vieira disse:

    Discordo do texto do sr. Roberto. Acho que ele está com a visão completamente distorcida da questão pedestre-condutor.

    Primeira coisa, o o pedestre tem prioridade.

    O que eu vejo em Petrolina é uma grande falta de respesitos da maioria, não todos, os condutores de veículos, que não observam pedestres que aguardam, muitos de forma humilde… Esperam e esperam um carro ter a “boa vontade” de parar.

    Não é questão de boa vontade. O carro tem que parar e pronto.

    Em Petrolina o obedecimento ao pedestre ocorre precisamente no CENTRO, onde há guardas, mas não sei se eles estão de olho ou não.

    O fato é que nas avenidas e ruas fora do centro, poucos motoristas param quando o pedestre está ao lado esperando. Só o fazem quando o pedestre (arriscando) entra na faixa. Eu mesmo já fiz o teste várias vezes. Há muita gente mal educada conduzindo veículos em Petrolina.

    Reclamar à EPPTC para organizar melhor os locais das faixas eu concordo. Algumas delas estão mal localizadas e podem provocar acidente.

    Agora, convenhamos, achar que o pedestre está abusando da faixa, é um absurdo.

    Em Petrolina há muita gente que pensa que os automóveis são os donos das ruas e NÃO SÃO. Nos países de primeiro mundo, onde o conceito de cidadania é levado a sério, experimente atravessar seu carro numa faixa com o pedestre por perto e veja o que acontece.

    O pedestre é prioridade sim, estamos caminhando inclusive para a humanização dos grandes centros, pois lá se concentram MAIS PESSOAS DO QUE AUTOMÓVEIS. Então, os condutores é que tem que se educar.

  13. Fernando disse:

    Essa história de orientador de faixa soa como uma piada…kkk só em casos excepcionais é que justificaria. Acredito que nem em Paris se vê tamaneho absurdo. O correto é a Prefeitura, em vez de usar o dinheiro com fins obscuros, usá-lo na educação do trânsito. Os pedestres precisam aprender a usar a faixa, e não de um babá de faixa. No mais, não dá para dizer que é vergonhoso. Em matéria de trânsito, Petrolina não deve para nenhum cidadão brasileiro. Apesar de estarmos longe do ideal, estamos muito acima da média brasileira. Porém, não devemos nos contentar com o que temos hoje. Até mesmo pq o Brasil não é referência em trânsito. Devemos melhorar e muito, começando pelos pedestres; passando pela relação carro – moto e finalizando com o oferecimento de um transporte coletivo de qualidade a população.

  14. Ane disse:

    Concordo com Vc Roberto, as vezes se torna chato, ficar esperando as pessoas (algumas) sem nenhuma preocupação passar nas faixas sem olhar pra os lados.

  15. Joselita Souza disse:

    Que absurdo, precisamos de motoristas melhor educados e o sr. Roberto vem com um texto desses.

    É um desserviço à população. è a visão de quem só anda de carro.

    Parece conversa de novo-rico numa mesa do shoping!!!

  16. renato disse:

    lugar civilizado o pedestre tem prioridade se esta com pressa paciencia rsrsrsr

    esse roberto vieira é de onde mesmo ???? no minimo deve esta acostumado com a bagunça de não dar preferencia ao pedestre ai esta incomodado com a civilização rsrsrsrsrs

    geraldinho lins de trindade onde deve ter no máximo 500 carros esta pensando que petrolina é trindade rsrsrsrsrsrsrsrsr acostumado com carroça,d-10 lotada e pau de arara ai se assusta ao chegar no lugar organizado, ja vi que se ele fosse para recife ele iria ficar louco rsrsrsrsrsrsr quem atravessa la não são os pedestres não são os carros mesmo que não esperam nem o sinal do outro lado fechar e ja sai com tudo rsrsrsrs

    para quem viaja e conhece a realidade de outros lugares como feira de santana, campina grande, juazeiro do norte, mossoró e outros petrolina esta dez anos luz desses lugares , para quem ja foi nessas cidades sabe o que eu estou dizendo.

  17. Maria disse:

    Sr. José Vieira,
    Não é preciso sair do país não para ver como o trânsito funciona, principalmente no que se diz respeito ao pedestre. Em Brasília, basta o pedestre dar sinal com o braço para que o trânsito pare. Inclusive, há uma reformulação na lei de trânsito já prevendo que o pedestre sinalize com o braço de que quer atravessar na faixa.

  18. Juliano disse:

    Mesmo causando irritação é necessário entender que os pedestres têm prioridade, e essa consciência ainda é nova no País. Na Europa, os pedestres e ciclistas são respeitados pelos condutores de veículos. Os motoristas em Petrolina sempre ressaltam esse respeito, mas que só acontece no centro da cidade. Em outros trechos nos bairros, nenhum condutor permite a passagem dos pedestres na faixa. Basta deixar um agente de trânsito por meia hora no trecho da Avenida da Integração que dá acesso a Avenida São Francisco, por exemplo, para ver as pessoas correndo para atravessas a rua, mesmo na faixa. Porque os condutores não param.

  19. luiz disse:

    realmente o que esta acontecendo é que os guardas acham q transito é só carro e moto pra poder multar.e o centro vive congestionado pq se um pedestre colocar o pé na faixa tem q parar, acontece q o transito ta ficando lento demaiss, isso sem falar nos tachoes.

  20. José Vieira disse:

    Maria, tem razão, com certeza aqui no Brasil há cidades, como Brasília, em que o pedestre é visto com respeito.

    É uma pena que Petrolina, onde o pedestre é respeitado (no centro, por causa dos guardas) ainda há tantos moradores que concordam com esse agrumento maluco do Sr. Roberto.

  21. Rodrigo disse:

    Luiz, o centro é para pedestres, carro passa lá de teimoso. Quem quer velocidade procure as outras avenidas.

  22. Jane disse:

    Concordo com José Vieira e Juliano. Realmente aqui o pedestre só é respeitado no centro.

  23. Jatobá disse:

    Catro Roberto, se vc ao frear diante de uma faixa e causar um acidadente, a culpa será do condutor que vem logo atrás, pois com certeza esse elemento estava com o veículo muito próximo ao sua trazeira, o que não é indicado pelo código de trânsito.

    Pára de querer botar a culpa no pedestre pela sua falta de conhecimento sobre as Leis do trânsito, pelo amor de Deus.

  24. Atento! disse:

    Sou Petrolinense Nato, mas confesso que o povo de Petrolina é muito mau acostumado, eles simplesmente se jogam na faixa e o carro que pare mediatamente; por q se não parar rapido concerteza voce será multado. Isso é um ABSURDO!
    Ah outra coisa, o condutor aqui em Petrolina e Juazeiro, se estiver na rotatória tem que parar; que eu saiba quem está dentro da rotatória tem vez; ou será que estou enganado?!

  25. Merandolino L. Alencar disse:

    Caros amigos, sou pertrolinense e moro no DF, confesso que fico louco com o trânsito da minha cidade – Petrolina, quando faço uma visita. Quanto aos semáforos; quando abrir para os veículos, o pedestre tem prioridade para completar a travessia, logicamente, caso contrário, não. Impossível o motorista ficar atento ao semáforo, ao carro da frente, ao pedestre que está aproximando da via, por isto que existe o sinal luminoso que funciona de forma dinâmica e regulamentado. Pedestre tem que sinalizar a intenção de atravessar a faixa. Falo como motorista e pedestre. Mas em todo lugar existe estes problemas, o cumprimento das leis no Brasil, ainda é raro. Abraço para todos aí, feliz 2010!

  26. renato disse:

    atento como voçe mesmo se apresenta com esse nome rsrsrs tem que andar bem atento ou vai dirigir pensando em que na vida? rsrsrsrs , com relação a rotatoria voçe esta certo rsrsrs

  27. Rjunior disse:

    Aprendemos na direção defensiva, que o comportamento do pedestre é imprevisível, por isso o condutor deve ter cautela e deve sempre reduzir a velocidade ao se aproximar de uma faixa de pedestre. As normas gerais de circulação possuem mais de 40 artigos, dentre elas deveres e direitos tanto dos condutores como dos pedestres, e algumas dessas normas poderão ser aplicadas com o simples uso do bom-senso ou da boa educação, é certo que nem todos usam essas regrinhas básicas, porém devemos fazer cada um a sua parte. Confesso que circulo no centro de Petrolina, tanto motorizado como à pé, e nunca tive problemas em relação a este assunto.

  28. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Sr. Atento, o CBT diz que “onde não tiver sinalização, a preferência é de quem estiver na rotatória”.

    Ou seja, no caso da rotatório do monumento da integração (mas conhecido por monumento da best…), que tem uma placa de PARE para que está na rotatório, a preferência é de quem vem da Monsenlhor ou da Guararapes.

    Resumindo: QUEM ESTIVER NA ROTATÓRIA TEM VEZ, desde que não tenha uma placa de PARE, “dê preferência” ou algo parecido.

  29. Roberto Vieira disse:

    “José Vieira disse:

    É uma pena que Petrolina, onde o pedestre é respeitado (no centro, por causa dos guardas) ainda há tantos moradores que concordam com esse agrumento maluco do Sr. Roberto”.

    Caro José Vieira, me responda uma questão: Em algum momento fostes ofendido com meu artigo? achas táo absurdo assim isso que falei? Voce como morador e acredito eu, nativo de Petrolina, deveria se sentir feliz com minhas palavras, afinal veja bem no inicio do artigo que fiz elogios a sua cidade e apenas quero, de alguma forma, ajudar na munutenção e na paz pelo menos no tocante ao transito. Não se preocupe, me mande uma foto sua, que certamente ao ver voce na faixa, eu não vou parar nem que me tomem o carro ok? Não é assim? Estou no aguardo de sua fotografia! Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…