Leitor solta o verbo contra atendimento no Hemope e pede mais respeito aos doadores de sangue

por Carlos Britto // 28 de novembro de 2013 às 07:45

hemope_640x480O atendimento no Hemope em Petrolina estaria afastando os doadores, segundo o leitor e estudante Yuri Moura. Em um e-mail enviado ao Blog, ele aponta os principais problemas na fundação pernambucana e pede soluções urgentes.

A demora no atendimento e o mau humor dos funcionários são algumas das queixas de Yuri. O estudante ainda questiona por que o hemocentro não é informatizado e reclama que muitas vezes foi ao local para doar sangue, mas foi impedido sem justificativa pelas próprias atendentes da instituição.

Confiram:

Existe no Hemope em Petrolina uma falta de compromisso e interesse enorme por parte dos profissionais (alguns) que trabalham lá para com os doadores voluntários de sangue. Presenciei fatos e passei por algumas experiências que contarei aqui.

1º – A demora no atendimento. O doador chega a passar, em alguns casos, uma hora e meia aguardando ser atendido.

2º – Que lugar é esse em pleno século XXI que não é informatizado? Esse lugar é o Hemope. Pasmem, pois as fichas são preenchidas manualmente e sem uso de computadores, tornando assim uma longa espera.

3º – Os profissionais (alguns) não têm interesse nenhum em incentivar os doadores, tratando os mesmos com frieza e sem a menor preocupação em passar as informações necessárias. Isso vale para a médica que avalia os doadores também.

Agora eu me pergunto: Por que ainda não informatizaram o sistema de atendimento no Hemope Petrolina? Em uma hora, presenciei três desistências de doação por motivo de demora na espera. Será que os trabalhadores passam por capacitação ou aperfeiçoamento para atender o doador? O doador precisa sentir-se satisfeito no atendimento, sem a necessidade de várias perguntas e ainda estar sujeito a uma “cara” feia do entrevistador.

De quê adianta o governo investir em campanhas, propagandas e incentivos de doação se os próprios profissionais do Hemope não se interessam pelo doador? A primeira vez que procurei o Hemope foi para doar sangue a um jovem internado em tratamento. Ao me dirigir à recepção do Hemope, fui surpreendido pela atendente: “Venha amanhã cedinho, hoje já tem muita gente aqui doando para esse rapaz”.

Como assim?! Isso mostra a falta de interesse dos funcionários da instituição. O rapaz estava precisando de sangue com urgência, a família e os amigos estavam se mobilizando para conseguir doações e a recepcionista me pede para ir outro dia, não aceito isso! Não tive como ir no dia seguinte e fui informado de que o rapaz faleceu dois dias depois.

Na segunda tentativa, fui voluntariamente e cheguei ao Hemope por volta das 11h20. Mais uma vez, a recepcionista me pede para ir outro dia, pois a hora estava avançada. Ao ser indagada por mim pelo horário de doações, ela responde: “É de 7h30 às 12h”. Mais uma vez, sai de lá com a sensação de que recusaram minha doação.

Na terceira e última vez, fui vencido pelo tempo de espera, pois tinha outros compromissos. Enfim, se o banco de sangue está vazio, fica claro que não é por falta de doadores, e sim por falta de compromisso, interesse e respeito dos funcionários do Hemope.

Voluntariado é uma prestação de serviços sem remuneração, é também doação, ou mão na massa. Mas, para isso acontecer, é preciso que o doador encontre um ambiente que o acolha, sem deixá-lo à mercê. Mesmo sem ter conseguido doar sangue e como cidadão, desejo respostas ou esclarecimentos sobre esses problemas.

Afinal, no fim do mês, todos os funcionários estão recebendo seus salários pelas poucas horas trabalhadas e que pouco se importam com o próximo. É triste, pois por causa de alguns, todos saem com a fama, tornando-se inadmissível que fatos como esses aconteçam no Hemope da nossa cidade. Desejo mudanças!

Yuri Moura/ Estudante

Leitor solta o verbo contra atendimento no Hemope e pede mais respeito aos doadores de sangue

  1. Magno disse:

    Infelismente esse estudante falou tudo, eu ja tentei doar sangue duas vezes e fui vencido pela demora no atendimento.
    É um absurdo acontecer um fato desses em pleno século XXI.
    Esperamos providências.

    1. Sato disse:

      Será q vc pode entra em contato comigo? e-mail sato.vania@hotmail.com

    2. bruna disse:

      O problema está em quem escolhemos para governar o nosso Estado. Ele é responsável pela abertura de concurso e convocação dos mesmos.Quase 20 anos sem realização de concurso, e agora que convocaram 6 pessoas. Isto sim é um absurdo!!!!!!!Falta contratação de mais funcionários e investimentos.
      Ainda quer ser PRESIDENTE do nosso BRASIL, não coloca ordem no estado, quer ser presidente e colocar ordem e progresso no nosso BRASIL????
      como????

  2. José Alirio de Oliveira disse:

    Olá Carlos Brito,sou José Alirio de Oliveira e já passei pelos mesmo problemas relatados pelo leitor Yuri Moura,mau atendimento,má vontade e um desinteresse em receber as doações de sangue de pessoas que se dispõe a ir até o local e fazer um doação de sangue,por duas vezes fui ao Hemope e não consegui fazer a doação,então os ploblemas são recorrentes,espero que seu blog chame a atenção da direção no sentido de melhorar o atendimento aos doadores e informatizar todo o processo,tornando mais ágil e assim aumentando os estoques de sangue e salvando vidas,que é o bem mais precioso que o ser humano dispõe,obrigado.

  3. Cristian Pereira disse:

    Vc foi bastante sábio em suas palavras. Parabens!

  4. Sanfranciscano disse:

    Você está em Pernambuco, estado mais provinciano deste país chamado Brasil. Uma vergonha uma cidade como Petrolina de 350 mil habitantes tê órgãos de 5ª categoria. Não escapa um se quer, seja detran, rodoviária, porto, hemope, educação, saúde, tudo que é estadual neste lugar é acanhado e não presta.

  5. Lairton Augusto disse:

    não é a primeira pessoa que reclama dos serviços do HEMOPE

  6. Luis Fernando disse:

    Infelizmente a área de saúde, que é a que mais deveria se preocupar com as pessoas, muitas vezes as tratam com absurda frieza. Qualquer pessoa se sente bem ao fazer uma consulta e receber um olhar atencioso dos profissionais de saúde. Doar sangue é um gesto maravilhoso, independente das condições. Deveria ser encorajado entusiasticamente, mas não. Estes funcionários são somente funcionários. Estão mais preocupados com a hora de ir embora do que com seu trabalho em si. Mais preocupados com o salário que chega todo mês do que com suas atribuições. Se não gostam do que fazem, deveriam mudar de área e dar espaço para quem realmente quer trabalhar com entusiasmo.

  7. Edineide disse:

    Com toda certeza o Hemope precisa urgente de ser informatizado e capacitar os funcionários na área de atendimento ao Cliente(Paciente).

    Pois são vidas que dependem de cada cidadão que lá comparecem para fazer um ato de solidariedade.

    Eles tem que imaginar que, tratando os pacientes com dignidade e respeito estão sendo solidários com os pacientes que precisam das bolsas de sangue…FICA A DICA :p

  8. Geisiane disse:

    Já doei sangue por vezes no Hemope, e também estou de acordo com as palavras de Yuri, o atendimento é bem demorado, e a médica/médico que avaliam os possíveis doares parecem funcionar no automático, pergunta atrás de pergunta, sem pausas, e se você responder que “Sim!” a uma das perguntas que podem fazer você um possível não-doador, ela/ele não vai nem notar, de tão automático que é feito o trabalho.

  9. Joaquim Florencio Coelho disse:

    Quero me juntar a todos que teceram alguns comentários sobre o HEMOPE-de Petrolina, diga-se reclamações e outros aspectos pertinentes. Sou doador voluntário, credenciado ali, desde 2002, e, recentemente, fui rejeitado a doar, depois de todos os prévios exames, quando no final, inquirido pelo médico, entre tantas perguntas, apareceu a seguinte: “O senhor fez exame endoscópico ? Quando ?.Respondi-lhe que havia feito endoscopia, aproximadamente, há dois meses.Foi o bastante para o referido médico, sem dar explicações, dizer que eu não podia doar.Somente depois de seis meses daquele exame. Pedi-lhe, então explicações e não obtive êxito.Simplesmente, repetiu o que havia dito antes.Saí dali um pouco chateado e preocupado com o tipo de abordagem do médico, que me parece ser o chefe daquela Instituição,Instituição essa, que goza de muito respeito por todos nós, por sua missão.
    Fiz, de imediato, uma denúncia junto à Ouvidoria do HEMOPE, pela infeliz
    abordagem sobre aquele descarte de um doador voluntário de mais de dez anos.Até hoje espero uma resposta dessa Ouvidoria, que deve ser subordinada á Secretaria da Saúde do Estado e nada.É, no mínimo, estranho
    Finalmente, concordo com todos os que comentaram sobre o HEMOPE de Petrolina.Transparece menosprezo, desrespeito, consideração às pessoas doadoras, que merecem tão somente serem festejadas pelo gesto.Obrigado.Joaquim Florencio Coelho.

    1. Paula Menezes disse:

      Olá Joaquim, realmente você está certo! Eu também já fui rejeitada pelo mesmo motivo, havia feito endoscopia digestiva a menos de 6 meses. No referido dia, o médico que se encontrava no posto (já que deve ser mais de um) me explicou apenas que havia tido mudanças quanto às regras de doação e me mostrou uma portaria do estado. Fiquei intrigada, mas não insisti em saber! Estudo na UNIVASF e num dia desses perguntei ao meu profº o por que da recusa, ele me explicou que os exames de endoscopia por vezes podem causar microlesões através do trato gastrointestinal e necessita desse tempo para cicatrização. A doação nesse período pode causar hemorragias por essas lesões. Aí entendi! Nossa, será que seria tão difícil do médico me explicar isso no referido dia!
      Paula Menezes

    2. CARLOS ALBERTO DE SÁ COSTA disse:

      Prezado Joaquim Florencio Coelho,

      Surpreso com o seu comentário de não ter recebido resposta quanto ao registro da rejeição por endoscopia, informo que postei no próprio blog o posicionamento pertinente, o qual repíto, na íntegra, agora:

      “Informamos ao Sr. Joaquim Florêncio Coelho que a atual Portaria Nº. 1.353, de 13 de junho de 2011, regulamenta a atividade hemoterápica no país, sendo seguida por toda a Hemorrede Nacional de Hemocentros.

      Constituída por 199 artigos e 10 anexos preconiza obrigações e recomendações totalmente direcionadas à preservação da saúde do candidato à doação de sangue e à recuperação da saúde do paciente, zelando principalmente pela prevenção e a prestação de serviços de qualidade.

      Diretamente relacionado ao que alega o Sr. Joaquim Florêncio Coelho, quanto ao exame de endoscopia a Portaria Nº. 1.353 preconiza que:

      – Artigo 34 – Para a seleção de doadores (entenda-se triagem médica), devem ser adotados medidas e critérios que visem à proteção do receptor.
      § 12 – Quanto ao histórico de cirurgias e procedimentos invasivos, devem ser observados o Anexo II a este Regulamento e os seguintes critérios:

      III – qualquer procedimento endoscópico leva a uma inaptidão à doação de sangue por 06 (seis) meses.

      Porque quem fez endoscopia não pode doar sangue durante 06 meses?

      Os aparelhos de endoscopia são lavados e desinfetados, conforme regras estabelecidas, antes do próximo uso. Se os procedimentos de lavagem e desinfecção são feitos de maneira adequada, trabalhos mostram que não há risco de transmissão de doenças (hepatites B e especialmente C) entre os pacientes submetidos a procedimentos endoscópicos. Ocorre que os procedimentos endoscópicos costumam cursar com biópsias, eventualmente hemorragias e, portanto, se não estiverem devidamente lavados e desinfetados poderão transmitir estas infecções entre os pacientes. Sendo assim, na tentativa de proteger os receptores de transfusão, e como não se tem segurança de que os equipamentos de endoscopia sejam adequadamente limpos e desinfetados em todos os serviços de endoscopia, recomenda-se um intervalo de tempo entre o procedimento endoscópico e a doação de sangue a fim de que, caso o paciente tenha adquirido alguma infecção na endoscopia, se tenha tempo suficiente para detecção da mesma pelos testes de triagem sorológica realizados na doação de sangue (já são usados comprovadamente os de maior sensibilidade no mercado mundial, mas ineficazes diante de uma janela imunológica), razão, portanto, de se recomendar um tempo de inaptidão entre o procedimento endoscópico e a doação de sangue de 06 meses.

      Entenda-se por janela imunológica o espaço de tempo vivenciado desde o momento da contaminação pelo vírus ao desenvolvimento de anticorpos que serão detectados no exame”.

      Recife, 05 de agosto de 2013

      Quanto a denúncia do inadequado atendimento antecipo que o grave problema de retardo por ausência de informatização já está sendo superado pois finalizamos a instalação do cabeamento de rede de dados e elétrica, conforme pode ser constatado por visualização no Hemocentro, os equipamentos complementares sendo adquiridos, bem como estamos em avaliação final da versão do Sistema de Bancos de Sangue – SBS adequada à informatização em rede.
      Posso estimar para o primeiro trimestre de 2014 a concretização da informatização em rede SBS do Hemocentro Regional Petrolina.
      Quanto aos funcionários adotaremos as providências pertinentes a requalificação, ao tempo em que aguardamos as nomeações do Concurso Público, realizado depois de 19 anos, para recomposição do nosso limitado quadro de servidores.

      Atenciosamente,

      Dr. Carlos Alberto de Sá Costa
      Gerência de Interiorização
      (81) 9488-5945

      Recife, 05 de dezembro de 2013

  10. paulinho disse:

    TEM QUE TROCAR TODO O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS, PARA QUE A SITUAÇÃO MELHORE, POIS TODOS JÁ ESTÃO QUASE SE APOSENTANDO.
    NINGUÉM QUE SE DISPONIBILIZA EM DOAR SEU SANGUE MERECE SER TRATADO MAL, PRINCIPALMENTE POR ESSES MÉDICOS, QUE GANHAM RIOS DE DINHEIRO.

  11. Margarida disse:

    Olha Yure, infelizmente minha família e outras já sofrem com os péssimos atendimentos de alguns funcionários, estamos lutando mas saibam, é muito difícil quando envolve outras questões. Nunca deixamos de ficar abismados com a falta de humanidade de alguns, isso é triste, quanto mais se precisa de atendimento adequado mais é maltratado.

  12. José Marcondes disse:

    É vergonhosa a situação que se encontra o Hemope, sou doador voluntário já algum tempo. Como Yuri argumentou em uma cidade com 350 habitantes é de merecer uma infraestrutura de maior qualidade, funcionários mais gabaritados para atender ao público. As senhoras que prestam atendimento na recepção, trabalham com a cara fechada, fica evidente (aparentemente) que não têm prazer em trabalhar ali. Realmente, o que adianta o governo investir em campanhas de doação, incentivando a sociedade a doar, se os gestores das unidades não investem em infraestrutura, na informatização para receber as doações. Já fiz diversas reclamações em relação à demora e ao quadro de funcionário naquelas caixinhas de Sugestões, que fica próximo a sala de lanche. Credito que ninguém nunca se de seu ao trabalho de ler as sugestões, a caixa é apenas um objeto de decoração, de muito mau gosto diga de passagem.

    José Marcondes/ estudante.

  13. Sato disse:

    Gostaria que se vocês pudessem entrar em contato comigo para uma reunião!sou presidente da Associação dos hemofílicos do Vale do São Francisco(deficientes de sangue e sou mãe de um) e somos muito mal tratados no Hemope.Chega a ser desumano e criminoso o que fazem conosco!Ajudem esses deficientes e me mandem um e-mail! sato.vania@hotmail.com

  14. edinho disse:

    Já desisti muitas vezes por causa da demora. Já o(a) entrevistador(a)? não tem uma cara mal humorada é apenas fraqueza das feições mesmo.

  15. joao pedro disse:

    e verdade aquela que se diz assistente social deveria trabalhar com leões pois ela já não deixou eu também doar sangue para um senhor que iria fazer uma operação naquele dia e o filho do mesmo estava pedindo que eu e mais dois colegas fizesse este favor pois ela disse que não podia que já iria doar para o HEMOPE e que o filho do mesmo doasse só .a não estudou para saber a quantidade de sangue que temos no corpo ,ele precisava de 4 pessoas para doar.manda ela recolher animais na orla que e melhor…….

    1. NOEMIA disse:

      ISTO É UMA VERGONHA;;;;

  16. NOEMIARGG@OI.COM.BR disse:

    GENTE ISSO É UM ABSURDO,POIS MORO EM SÃO LUIS-MA,E TENHO COSTUMES EM DOAR SANGUE,E UMA VEZ EU ESTIVE AI EM PETROLINA,E FUI FAZER O MESMO,POIS TMB FUI MAL RECEBIDA,AI DESISTIR ATÉ Q NA HR FIQUEI CHATEADA POIS ACHEI TD MUITO DIFERENTE DAQUI,MAS AGORA VENDO ESTE RELATO,FIQUEI MAS UMA VEZ TRISTE POR AINDA SER O MESMO PROBLEMA Q JÁ PASSEI AI,TRISTE AGENTE TENTAR SALVAR UMA VIDA E SER ATENDIDOS POR PESSOAS MAL EDUCADAS E MAL AMADAS,ACHO Q ESTÃO NO LUGAR ERRADO,DEVEM IR AO MATADOURO ESSE SIM SERIA O LUGAR PARA TANTOS AI….MUITO CHOCADA…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários