O atendimento ao público na 8ª Ciretran/Detran-PE não para de ser alvo de críticas em Petrolina. E mais uma vez as críticas são referentes à vistoria dos veículos. O professor Agnaldo Batista da Silva lamenta as grandes filas e o desrespeito com os usuários.
De acordo com ele, os próprios servidores que trabalham na vistoria dos veículos reduzem o horário, chegando a fechar os portões às 10h. O professor, que buscou o serviço seis vezes, diz que o atendimento é “imoral” e as filas são “vergonhosas”.
Vejam:
Salve ó terra dos altos coqueiros! Pernambuco de beleza estendal, de bravos guerreiros e gente trabalhadora. Mas até na letra do nosso belo hino cabe uma referência àqueles que somente descansam, uma minoria é verdade, e que arrisco dizer que estão lotados nos órgãos públicos do executivo estadual.
Se quiserem ver um belo exemplo desses vão ao Detran em Petrolina. Lá presenciarão um verdadeiro desrespeito ao cidadão. É vergonhoso ver a fila da vistoria, é imoral o tratamento recebido daqueles que deveriam servir com eficiência na prestação dos serviços públicos.
Pela sexta vez, fui tentar fazer uma vistoria e mais uma vez não consegui. Mas a desculpa de hoje foi mesmo esfarrapada. Eram 10h quando o vistoriador ordenou que os portões fossem fechados. Pasmem, alguém se colocou no “direito” de encerrar o expediente ao bel prazer. Havia alguns carros, é verdade, mas julgo que não consumiria mais meia hora de serviço.
Todo caso, uma repartição pública tem horário definido pela legislação, não pode ser “a casa da mãe Joana”, com todo respeito à “mãe Joana”. Gestores possuem autoridade e obrigação de, além de cumprir as regras, prezar pelo bom atendimento ao povo.
Como seremos uma nação (ou um Estado) competitiva se nossos gestores públicos são incompetentes? Será que não os incomoda ver toda aquela gente parada na fila? Quanto deixamos de produzir, gerar riqueza, melhorar a qualidade de vida das nossas crianças enquanto estamos na fila?
Incomoda-me ver uma cidade pujante como Petrolina ter um Detran que funciona até as 10h, quando uma simples ação administrativa deveria ampliar o expediente para pelo menos até as 18h. O que falta? Vou dar-lhes três opções: a) vontade; b) competência administrativa; c) respeito ao cidadão.
Amanhã, logo que o sol brilhar no infinito, estarei pela sétima vez tentando fazer uma vistoria. Desta vez, tenho crença e esperança de que algum guerreiro mereça os lauréis e eu possa finalmente afirmar: Pernambuco, imortal! Imortal!
Agnaldo Batista da Silva/Professor
Esse problema é recorrente. Privilégios apenas para “DESPACHANTES”
Se ele chegar logo que o sol brilhar no infinito mais uma vez não será atendido… Tem que chegar antes mesmo do sol!
e verdade ontem Não está vão fazendo impreção de crv nem ipva e uma vergonha///
Bravo professor, bravo !!!!
Desculpe,professor, mas, se quiser fazer sua vistoria, você tem que chegar de madrugada ou na noite anterior, correr o risco de ser assaltado, dormir no carro sem ventilador e com as muriçocas pegando como se fosse a coisa mais natural do mundo, ou então molhar a mão de alguém. E nem ouse reclamar, pois a CIRETRAN está cheia de placas que fazem menção às penalidades de se desacatar algum funcionário público. É assim que as coisas estão funcionando por lá. Quando fui fazer a vistoria do meu carro, cheguei as 06:00 e fui o último a ser atendido. As 11:30 chegou um rapaz bem arrumado, com um carro luxuoso e foi atendido antes de mim, na fila, atrás do meu carro. O meu carro foi transferido de outro estado, ou seja, deveria estar com todos os tributos pagos, como realmente estava. O DETRAN conseguiu a proeza de lançar novamente todas as taxas e tributos que eu já havia pago em outro estado, impossibilitando que eu emplacasse o carro em Petrolina. Tive que PROVAR que já tinha pago e ainda levou quase 3 meses para que o meu recurso fosse aprovado (o prazo original era de 5 dias). Nesse meio tempo, andei irregularmente com o documento de um estado e a placa de outro.
Vergonhoso mesmo, eu sou também vítima desses maus tratos, onde um orgão estadual que arrecarda milhões anualmente oferece um péssimo atendimento, onde uma solução de um problema para ter êxito, ter que ser na base do ajeitado, e triste daqueles que precisar passar por uma junta médica de Recife, uma cidade do porte de Petrolina, tem que ficar na dependência onde só vem 2 vezes no ano(e olhe lá…) e ainda faço uma desafio para quem conseguir entrar em contato com a Ciretran aqui de Petrolina atraves do telefone. Tem que ser feito uma reforma e avaliar se realmenete está sendo seguido o princípio da Administração púlblica, EFICIÊNCIA !!!!
também meu amigo colocaram um coordenador sem moral.os funcionários é quem mandam e desmandam.
Parabéns professor, excelente artigo.
Parabéns pelo comentário! Não só eu, mas muitos contribuintes concordam com o que você expôs! É um verdadeiro retrocesso para o povo, ter na administração pública, órgãos como o Detran. As pessoas que lá trabalham, com raras exceções, principalmente os que têm cargo de polícia, ferem por completo os princípios que devem nortear a boa Administração Pública, ou seja, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. E pelo fato de serem policiais, os que fazem a vistoria, tratam os cidadãos de bem, que estão ali para andarem na legalidade, da pior forma possível. São truculentos e trabalham como se estivéssemos ainda no tempo da ignorância e do Coronelismo. Não são fiscalizados por um superior hierárquico e assim como o professor afirmou, fazem do serviço público, uma “casa de mãe Joana”, agindo de acordo com interesses pessoais, colocando seus protegidos na frente dos outros, que na maioria dos casos, precisaram dormir no dia anterior, para conseguirem ser atendidos! É um verdadeiro absurdo! Enquanto outros órgãos evoluem, o Detran retroage na contramão de direção, em termos de eficiência no atendimento ao público! Tem culpa por isso, seus gestores e o governo do Estado, pois deveriam fiscalizar seus subordinados, mudando de função quem não tem aptidão para tratar o cidadão como de fato ele merece!
REALMENTE A FILA É ABSURDA. CONSTRANGEDOR FICAR ESPERANDO NELA POR TANTO TEMPO. NÃO SEI SE O PROBLEMA DA FILA SÃO OS FUNCIONÁRIOS, POIS NO DIA QUE FUI ATENDIDO SÓ HAVIA DOIS DELES REALIZANDO A VISTORIA DE DEZENAS DE PESSOAS. ACHO QUE O QUE PETROLINA PRECISA É DE UM DETRAN MAIS ROBUSTO, COM MAIOR NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS, POIS O DETRAN DE HOJE É O MESMO DE TRINTA ANOS ATRÁS. NESSES TRINTA ANOS A CIDADE CRESCEU MUITO E O DETRAN NÃO ACOMPANHOU O SEU CRESCIMENTO. ASSIM, NA MINHA OPINIÃO, APENAS DOIS FUNCIONÁRIOS, POR MAIS QUE ELES TRABALHEM, NÃO DÃO CONTA DA DEMANDA. ENTÃO, ACHO QUE MAIS PONTOS DE ATENDIMENTOS SOLUCIONARIA O PROBLEMA, ASSIM COMO OCORRE NAS CIDADES PRÓXIMAS DA CAPITAL COMO CARUARU, E UM MAIOR NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS REALMENTE CAPACITADOS E COMPROMETIDOS COM A FINALIDADE PÚBLICA.