Leitor sugere, durante Fenagri 2011, homenagem a jornal mineiro por reportagens sobre Velho Chico

por Carlos Britto // 11 de julho de 2011 às 22:32

Natural de Casa Nova (BA),  mais precisamente do distrito de Lago, o leitor Alberto de Andrade  Silva – que reside há vários anos em Belo Horizonte – escreve este artigo ao Blog elogiando a série de reportagens do Jornal Estado de Minas, acerca do Rio São  Francisco.

Ele sugere, inclusive, que durante a realização da Fenagri 2011, que acontecerá em Juazeiro neste mês, os organizadores prestem uma homenagem ao jornal mineiro pelas matérias. Confiram:

Recentemente, sob manchetes intituladas “VELHO CHICO NOVOS RUMOS”, o conceituado jornal ESTADO DE MINAS (aliado dos Diários Associados) publicou uma série de reportagens em 20 páginas com fotos coloridas, divulgando e documentando a grandeza da imensa bacia do Rio São Francisco, que ocupa uma área fértil de 634 mil quilômetros quadrados, ladeada por 504 cidades ribeirinhas.

Os competentes repórteres souberam distinguir e avaliar as virtudes, belezas e riquezas naturais em toda a extensão do grande rio. Mas, também, apontaram problemas crônicos, entre eles, a enorme desigualdade social que gera o subdesenvolvimento humano, empacando a prosperidade de um grande vale, que não é de “LÁGRIMAS”, mas sim de águas abundantes que alimentam terras boas, em todo o seu percurso. Onde, se não faltassem investimentos substanciais, tecnologias e qualificação humana, eu diria que só a produção agrícola e seus derivados dariam para abastecer o Brasil e parte do mundo! Aí sim, poder-se-ia chamá-lo de Rio da Integração Nacional – sem demagogia.

Empolgado pela importância das aludidas reportagens – que realmente valem ouro – e, como filho dessa região (LAGO – Distrito de CASA NOVA), achei oportuno fazer um honesto elogio ao mencionado jornal pela feliz idéia, não só da informação, mas também de conscientização da população brasileira sobre a importância desse majestoso e badalado Rio, que nos encanta e engrandece os estados de Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe onde, carinhosamente é, também, chamado de VELHO CHICO.

Ainda há tempo para reconhecimento. Agora, no próximo evento da FENAGRI, que será realizado em Juazeiro/BA, no final do mês em curso, seria bem oportuno os Vereadores e Prefeitos de todo vale do São Francisco avaliarem a possibilidade de ser prestada uma justa homenagem (conjunta) ao grande jornal mineiro – ESTADO DE MINAS – pela divulgação das magníficas reportagens. As quais merecem ser interpretadas como benéficas em todos os municípios do propalado vale, que precisam contar com o apoio e a força da mídia nacional, sempre que necessárias, para ajudar viabilizar a busca de solução para os problemas sociais, uma vez que, eles não pertencem exclusivamente aos governantes, mas também, a toda sociedade civil organizada.

As coisas são para cada um, o que cada um pode fazer em benefício do seu próximo. Sendo assim, é através da integridade e das práticas de políticas honestas que são encontradas regras e ações respeitantes à direção dos negócios públicos. Evidentemente, são eles que impulsionam e valorizam a geração de riquezas e a prosperidade nacional, que direcionada ao bem social proporciona a igualdade de condições e de oportunidades para que todos os brasileiros possam viver dignamente, sem discriminação e humilhação.

Alberto de Andrade Silva/Leitor

Leitor sugere, durante Fenagri 2011, homenagem a jornal mineiro por reportagens sobre Velho Chico

  1. Josival Amorim disse:

    Que bom saber que Alberto, apesar de afastado há muitos anos, continua ligado ao seu torrão natal.
    Para quem não conhece, O Alberto é filho de uma família bastante integrada a Petrolina. Sou amigo deles todos, mas sempre tive um carinho especial por Manoel, José Mário e Pedrinho de saudosa memória.
    Seria bom conseguir exemplares deste documentário jornalístico para a Biblioteca Municipal e Câmara de Vereadores de Petrolina e de Juazeiro, ou a indicação do site por onde se possa conseguir um exemplar.

  2. Alexandre Luiz disse:

    É muito importante quando os filhos de nossa região, mesmo estando tão longe, em outros estados dessa nação, tem orgulho e carinho para com nossas riquezas naturais e nosso povo. PARABÉNS AO ILUSTRE CIDADÃO DO VILAREJO LAGO.

  3. Lourinaldo C Andrade disse:

    Pena que o acesso virtual às reportagens do jornal o Estado de Minas sejam restritas apenas aos assinantes. As séries de reportagens foram publicadas entre os dias 29/05/2011 até 03/06/2011.
    Com o título de “O Rio que Reflete o Brasil” , os jornalistas do EM percorrem toda a bacia do Velho Chico desde a nascente até o delta, onde o mesmo desagua no mar.
    A questão da navegabilidade do Rio é bem enfatizada e a necessidade premente de que este modal seja novamente ativado e explorado, por ser o modal de menor custo para o transporte de cargas.
    Em cada cidade eles destacam as suas potencialidades, os seus crescimentos e também as suas mazelas. Petrolina é destaque na reportagem por ser considerada uma das maiores cidades da bacia. É mostrada desde o seu boom imobiliário, a irrigação e até o artesão Roque Santeiro.
    Uma informação interessante da mesma, é a de que foi descoberta uma jazida de gás natural no noroeste de Minas Gerais, região próxima da bacia do São Francisco.
    Parabéns ao Jornal “O Estado de Minas” e aos seus Jornalistas que escreveram a matéria!

  4. Lourinaldo C Andrade disse:

    Façam a correção no trecho: “A série de reportagens…” ou a sequência de reportagens…
    Tem uns errinhos no comentário, é a pressa e correria!

  5. Ricardo Cavalcanti Andrade disse:

    O nosso suntuoso Velho Chico é , realmente carente de marérias e homenagens no Sub-Médio São Francisco , localização esta , onde
    o Agronegócio do Nordeste do Brasil prosperou e se mostrou para
    o mundo . Oportuna idéia sugerida pelo Sr. Alberto Andrade em ho-
    menagear conjuntamente o conceituado Jornal de Minas e o majes-
    toso Rio São Francisco , na Feira de Irrigaçâo-FENAGRI , reconhe ,
    cida , graças às suas águas abundantes .

  6. Adriana Letícia disse:

    Me sinto honrada em poder conviver com o Velho Chico em Três Marias, Minas Gerais! Uma região maravilhosa e a cada dia mais consciênte com a preservação do Rio. Parabéns Alberto pela brilhante participação e incentivo.

  7. Júnior disse:

    Uma excelente sugestão, uma vez que redireciona o foco para este assunto de suma importância.

  8. LÊDA VIRGINIA CAVALCANTI ANDRADE FERRAZ disse:

    PARABÉNS ao tio Alberto que mesmo longe da terra ainda está ligado às suas origens. Realmente, o apoio da mídia nacional é necessária, para ajudar a viabilizar a busca de solução para os graves problemas sociais já que são não são exclusivamente dos políticos eleitos, mas também nossos, de toda a sociedade civil organizada. Aqui ainda faltam investimentos, tecnologias e mão de obra qualificada para derramar as águas abençoadas a todos os ribeirinhos sejam eles ricos ou pobres! É importante reivindicar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários