Leitora cobra do Centro de Zoonoses de Petrolina atendimento à animal doente na Vila Eulália

por Carlos Britto // 04 de março de 2017 às 20:30

A leitora Ana Célia Silva, gostaria de saber a quem recorrer quando se trata de saúde pública animal em Petrolina. Ela se refere a uma cadela que está com doença venérea e anda “perambulando” pelas ruas do bairro Vila Eulália, zona norte da cidade. Segundo Ana, ela já fez contato com o Centro de Zoonoses e nada foi feito. “Até gente já foi lá atrás de ajuda e esse órgão não atente ao pedido”, ressaltou.

Diante da falta de atenção ao animal, a leitora questiona. “De quem é a responsabilidade então. Quero uma solução para esse caso ou é a sociedade que tem que assumir essa responsabilidade¿ Conforme Ana Célia, essa cadela fica na rua de uma fábrica de tempero.

“Peço socorro por esse pobre bicho que não sabe porque nasceu. Espero que venham até a Vila Eulália, pois já vi gente dizendo que vai para as redes sociais”, acrescentou a leitora.

Sobre a reclamação da leitora, o coordenador do Centro de Zoonoses de Petrolina, Alan Macedo, informou que caso se trate de TVT, Tumor Venéreo Transmissível, o que se pode fazer é aplicar a medicação. “Não podemos custear, apenas realizar a administração, tendo em vista que é intravenosa. A pessoa levaria até o Centro para que um dos veterinários realizasse a aplicação”, orientou.

Entretanto, Alan explicou que por se tratar de um animal errante, sem proprietário ou tutor, o Centro poderá ir até o local na segunda-feira, 6, recolher a cadela, mas que não poderá tratar. “Sendo recolhido, ele irá passar por triagem. Infelizmente se a condição do animal for grave, será eutanasiado. Importante lembrar que TVT não é zoonose. É transmitido apenas entre os animais”, explicou o coordenador. (Foto – reprodução internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários