Leitora critica “descaso” na Rede SUS em Petrolina

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2018 às 19:00

Indignada com o que considera “um descaso” na rede SUS, a leitora Gilvângela Martins critica a longa demora que seu pai e outros idosos são obrigados a se submeter para serem atendidos.

Confiram:

Boa noite, meu nome é Gilvângela, venho através deste expor minha indignação por um fato que se repetiu nesta quarta-feira, 19/09, na Policlínica-Centro (refiro-me a repetiu, porque meu pai é paciente tanto da Policlínica, quanto do médico que será mencionado nessa denúncia. Portanto, o fato “apenas se repete”). Como de costume, acompanhei meu pai, o senhor Joel Martins, 76 anos de idade, para uma consulta pré-operatória, a fim de solicitar um parecer cardiológico, um dos requisitos para a cirurgia de catarata.

Além de meu pai, tinha mais ou menos um total de cinco idosos, cada um deles com suas limitações devido à idade avançada. Na requisição dos pacientes, constava horário de atendimento às 15h30 desta quarta-feira. Assim como eu, para adiantar o atendimento, muitos pacientes chegaram à Policlínica às 13h30.

Os nomes foram pegos pela recepção às 14:30. Até ai tudo bem, ficamos todos aguardando o atendimento do cardiologista Dr.André Nahu, na esperança de que a partir do horário marcado fôssemos atendidos. Porém, foi mais uma tarde de longa espera. Alguns pacientes ficaram agitados, impacientes com a demora do profissional, que chegou apenas 17h40 da tarde. Segundo relatos de alguns pacientes e acompanhantes, o mesmo costuma chegar sempre esse horário na Policlínica, quando nas requisições às consultas estão agendadas para as 15h30.

Ao meu ponto de vista, como usuária do SUS, acredito eu que há uma divergência entre Secretaria de Saúde e o servidor (Dr. André Nahu) que precisa ser esclarecida para nós, usuários. Porque pelas vezes que fui acompanhando meu pai em suas consultas, ele sempre chegou nesse mesmo horário.

O Estatuto do Idoso assegura atendimento preferencial imediato junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Por isso, de que vale o atendimento prioritário, se o idoso já passou a tarde numa cadeira aguardando atendimento médico?

É desumana a forma que nós, pacientes do SUS, somos tratados. Nenhum de nós estamos pedindo favor à classe médica, portanto merecemos respeito. A central de marcação e o profissional precisam falar a mesma língua. A gente é quem não pode estar à mercê de profissionais incapazes de cumprir seu horário. Médico precisa cumprir horário igual a qualquer outro tipo de profissional.

Já que ele é ciente que não pode cumprir aquele horário, cabe a ele ceder a vaga para outro profissional ou bater o martelo e fixar um horário propício em que ele possa cumprir. O que não pode acontecer é os pacientes ficarem de plantão nas Unidades de Saúde.

A população está cansada de ser insultada. Precisamos dar um basta nisso. Existem direitos e deveres a serem cumpridos. Meu dever diante dessa situação foi cumprir o horário agendado pela Secretaria de Saúde, caso contrário meu pai não se consultaria. Por que o médico não cumpre o seu?

Eu não me refiro a um atraso irrisório, refiro-me a quase três horas de atraso. Isso causa indignação e revolta. Por isso, quero aqui expor minha indignação e pedir uma resposta desse fato ocorrido hoje na Policlínica-Centro.

OBS: Pensei que tivesse feito um vídeo, mas fiquei tão nervosa que não filmei o horário que o médico chegou.

Gilvângela Martins/Leitora

Leitora critica “descaso” na Rede SUS em Petrolina

  1. Josimar disse:

    Cadê a oitava melhor saúde do Brasil e melhor de Pernambuco ? Com esse tipo de atendimento não entendo como Petrolina encontra-se em uma posição tão boa.

    1. Pedro disse:

      Vc tá desinformado. Essa avaliação feita pelo Ministério da Saúde é da Atenção Básica. Vai ler melhor. E a culpa e é do profissional q n trata com respeito seus pacientes, acha q pq é concursado pode tudo

    2. o bem observado disse:

      só propaganda, como de costume…e logo os corporativistas vão sair em defesa do profissional, não da situação dos idosos

  2. Rosi silva disse:

    O descaso é muito grande mesmo,sem falar que profissionais do instituto de olhos e da clioft desconhecem a lei da prioridade especial de 80 anos,sei exatamente o que passou, sem falar que a prefeitura nao faz.a ultrassom do olho,somos obrigados a tirar de um salario minimo que uma pessoa de 95 anos como minha vo pagou,realmente essa reclamaçao do horário desse medico e desde 2009,ninguém faz nada,

  3. Ana Julia disse:

    A sra n sabe q no particular é da mesna forma? Melhor, é pior pq estamos pagando caro. A maioria dos médicos n tem compromisso, se acham o rei. A culpa n é da secretaria pq se for colocá-lo em processo administrativo é um problema pq o sindicato ja vem complicar pq so ver o servidor e nunca o serviço. Os medicos é que devem honrar seu diploma. Garanto que ele chegou e ficaram calado. Façam seu papel e falem com o medico q n teata com respeito seu paciente

    1. Defensor da Liberdade disse:

      Que mentira, conheço vários médicos aqui em petrolina e são todos ótimos, tratam super bem seus pacientes! Já os marajás do SUS é cada um pior que o outro!

  4. Tom disse:

    Quero parabenizar a coragem q expor,oq nós sentimos na pele diariamente,é com ações como esta,que podemos “quebrar” o poder desses grupos politicos q a anos sugam o povo.
    Sou vitima do descaso,da falta de humanidade no atendimento do serviço publico de saúde de petrolina,um exemplo é a marcação dos exames simples como:
    Hemograma,raio-x,que foram marcados p 6 meses após a consulta,especialistas como cardiologista 1 ano e meio depois,isso é as anomalias produzidas por esses politicos.
    Que todos nesse “período de política”,pense bastante sobre em quem vai votar,pois vc podera ser vitima do seu erro!

  5. Mônica Cristina disse:

    A maior parte dos consultórios em Petrolina, rede pública ou rede particular funciona assim, infelizmente para nos pacientes.

  6. Cassia disse:

    Há anos ( bota ano nisso) que vejo as pessoas reclamando muito desse médico, do horário que chega, do atendimento grosseiro e outras coisas mais, não entendo como esse médico ainda se mantém firme e forte no trabalho se têm tantas reclamações 🙄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários