A leitora Luysse Marry Fontes enviou um artigo ao Blog criticando os “critérios” utilizados pelas empresas da região na hora de contratar pessoas do sexo feminino. Confira:
Gostaria de fazer uma pergunta e uma crítica a agência de trabalho de Petrolina. Simplesmente não funciona, o site da seje, do governo de Pernambuco, mostra um painel de vagas em Petrolina, somente a vaga, não há requisitos, muitas pessoas vão até lá, e ao chegarem recebem a resposta “não há vagas” como assim?
E as vagas no site do governo??Quando indagadas, perguntam como sabiam das vagas, ou seja, elas nem sabem que tem esse site que informa isso. Aí vem o pior: os requisitos, que são muitos, uns tão ocultos que se descobre depois tempo de experiência; alguns cursos são exigidos e isso elas não dizem.
Mas já soube de fontes fidedignas (trabalha na agência) que os empresários querem, sim, muito boa aparência, sem filhos, solteira. Ou seja, muitas vezes a pessoa tem um bom currículo, mas por ter um filho ou ser casada não é apta para o cargo.
Acho uma injustiça com as mulheres de Petrolina, muitas trabalham e educam os filhos e são bem mais competentes que uma menina de 18 aninhos na casa de papai e mamãe que não sabe ainda o significado da palavra responsabilidade.
Já vi muitos casos e isso me irritou muito. Espero que esse post seja colocado no seu Blog. Você ajudaria muitas mulheres que não têm nenhum conhecimento quando o problema é “arranjar um emprego”.
Luysse Marry Fontes
Quem é competente, se estabelece. E não vejo nada demais… o contratante do setor privado, tem o direito de escolher quem ele quiser para trabalhar na empresa dele. Pode ser feia, bonita, homem, mulher, solteira, casada, viúva… se a pessoa que ele contratou, for incompetente , o prejudicado vai ser ele. Simples assim…
Se vc tiver Q.I (QUEM INDIQUE) certamente será contratada, se não procure estudar para concurso, não adianta ter preparo, emprego aqui é moeda de troca entre os pseudos empresarios!!!
Concordo com o Marciano, o dono da empresa contrata quem ele quiser.. a empresa é dele. Agora, se a empresa for alguma estatal ou alguma que presta serviço a órgãos públicos , ai a Luysse Marry Fontes tem razão. O dono de empresa privada tem total autonomia na empresa dele, ele pode colocar até o cachorro dele como chefe de setor, que ele está totalmente no direito dele.
A empresa é minha, comecei do zero, não tive apoio de ninguém.. contrato quem eu quero. Não tenho mais nem direito a contratar quem eu achar que deva para MINHA EMPRESA????
Os concursos estão ai, todo dia tem um. É so ter força de vontade. Agora o dono do comércio tem total direito de contratar quem ele achar melhor
O empresariado brasieliro, em especial o pequeno e médio, já tão massacrado por impostos, não tem mais nem o direito de utilizar sua metodologia na hora de contratar um funcionário!!! Terá que adotar cotas??? é brincadeira a mente humana. Tudo isso é culpa do “lulismo” rsss.
A verdade é que cada um tem que se pegar com as armas que dispõe. A beleza também é uma atributo positivo tanto quanto a inteligência. Assim como o carisma, educação etc…
Chega de Ditadura, pois até a Ditadura da Inteligência é maléfico ao desenvolvimento do ser humano.
É por causa de alguns empresários mesquinhos, que estamos caminhando para a era das cotas: Deficiente,negros,índios etc.Se a empresa fosse competente saberia como selecionar empregados competentes sem discriminar ninguém.Quando uma empresa só contrata uma mulher se for solteira,sem filhos e bela,dá pra se pensar: é para trabalhar mesmo ou para casar? ou sei lá o que?.A obrigação de fazer justiça social é de todos nós, não só dos governos.Pouco a pouco esse governo vai ensinando a alguns maus empresários que eles não são donos do mundo.
Francisco, o dono da empresa escolhe quem ele quiser.. é dele..! o cara luta para abrir uma empresa de pequeno e medio porte, paga uma fortuna de impostos e não pode escolher quem vai trabalha com ele..fala sério!!! por mim ele coloca ate o diabo pra trabalhar com ele, se a pessoa que ele contratou nao for competente, quem vai ser prejudicado é exclusivamente ele!!!
concordo com a marry, petrolina é uma cidade desenvolvida,mas a cabeça dos empresários ainda precisam vencer o preconceito, concordo que a empresa é deles e eles empregam quem quiser, mas precisam ter mais ética profissional.muitas das vezes a culpa tambem é das mulheres, pois se vendem por um salário mínimo.as mesmas não se dão valor.
Renato, se der mais uma lida na opinião que emiti anteriormente,vai entender que não estou defendendo incompetência.Toda empresa pode demitir se o contratado não atende às expectativas.Currículo e referências ajudam muito nestas questões.
Tudo de bom pra você.