Uma das modalidades mais aplicadas por estelionatários em todo o País, mas que é pouco conhecido na região, o golpe do falso depósito, ou do ‘envelope vazio’, quase fez uma vítima esta semana em Petrolina.
Por telefone, um homem tentou comprar produtos numa conhecida loja de material de construção e informou que enviaria o valor do pagamento por depósito bancário. A responsável pelo atendimento, que prefere não se identificar, não desconfiou do golpe e fez todos os acertos com o homem.
Pouco tempo depois, o indivíduo ligou informando que sua secretária teria depositado um valor muito acima do valor de pagamento do material solicitado – um total de R$ 18.500,00. Segundo a vítima, o golpista a tratou com muita gentileza e “se fez de inocente o tempo inteiro.”
Ele pediu para que ela comprovasse se o depósito tinha sido feito, e ela confirmou logo em seguida, mas ainda não havia desconfiado que se tratava de um golpe. Ainda por telefone, o golpista se fez de vítima e disse que queria o dinheiro dele de volta. Mas ela disse que não podia fazer aquilo, que o depósito tinha sido feito, mas o dinheiro ainda não estava na conta.
O elemento “ameaçou acionar seus advogados para resolver o problema”. Como não foi atendido pela vítima, ele disse, então, que ela “devolvesse pelo menos R$ 5.500,00”, mas ela se recusou novamente e desligou o telefone.
Quando a dona do estabelecimento chegou, a atendente relatou a situação a ela, a qual disse que a funcionária não fizesse nada e que ela mesma falaria com ele. Depois ele ligou novamente e “já com ignorância, voltou a dizer que queria o dinheiro dele”. Mas elas não caíram no golpe e confirmaram que o envelope estava vazio.
Local do depósito
A este Blog, a vítima disse que o depósito com o envelope vazio foi feito na cidade de Várzea Grande, no Mato Grosso. Elas não foram à Delegacia para denunciar o caso, mas pesquisaram na internet e descobriram que nessa mesma cidade do Mato Grosso várias pessoas já foram presas aplicando o mesmo golpe.
Como na região esse tipo de golpe é novo, a vítima alerta para que as pessoas fiquem atentas para não agirem com precipitação, caso algo do tipo aconteça. “Não entreguem nada até que o dinheiro tenha sido efetivamente creditado na conta bancária. Do contrário, não venda ou ‘devolva’ nada”, disse. Fica o alerta.
Um outro tipo de estabelecimento bastante propício a este tipo de golpe são os “Postos De Combustiveis”. Trabalho em um, e já fizeram várias tentativas, graças a Deus todas sem êxito. Eles dizem geralmente que vai passar uma carreta para abastecer…e toda essa história se repete.
O problema é que vagabundo tem muita moleza no Brasil.
seria uma grande oportunidade de pegar o pilantra se fazia que esta acreditando e ia levando ate pegar o besta.(besta e aquele que acha que engana as pessoas)