Uma leitora do Blog entrou em contato nesta quinta-feira (2) para relatar dificuldades encontradas na busca por vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Petrolina. Ela contou que, ao tentar vacinar seus netos e realizar o reforço de sua própria imunização, deparou-se com a falta de doses e profissionais para a aplicação da vacinação em diversos postos de saúde da cidade.
De acordo com o relato da leitora, “é uma dificuldade para as mães que precisam vacinar seus filhos. O descaso é gigante. Tem cinco meses que minha filha tenta vacinar a bebê dela e só consegue em Juazeiro. Quando não tem vacinadores disponíveis, não tem vacina no posto“. Ela também alertou para o risco de perder prazos para a aplicação de vacinas, como as de reforço, devido à indisponibilidade nos postos.
Vacinação
A vacinação continua sendo uma das principais ferramentas para o controle de doenças, e a falta de acesso a essas vacinas pode colocar em risco a saúde da população, especialmente em uma época de alerta para surtos de doenças preveníveis. A redação do Blog entrará em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina para obter um posicionamento sobre a situação.
Isso tem bastante tempo que é assim. Já tive que desembolsar várias vezes na rede privada. Total descaso com a população.