Uma leitora entrou em contato com o Blog para relatar a grave situação enfrentada por pacientes diabéticos nos Hospitais Promatre e Regional de Juazeiro-BA (HRJ). Segundo ela, que sofre de diabetes e necessita de acompanhamento endocrinológico regular, a unidade de saúde Promatre suspendeu o atendimento ao público e o HRJ não dispõe da especialidade médica, deixando-a sem a receita necessária para a compra de insulina.
Em seu depoimento, a leitora informou que, ao chegar à Promatre para consultar com o endocrinologista, foi surpreendida por um cartaz fixado na porta da unidade informando que o atendimento, no momento, está suspenso. No HRJ, ela foi informada de não haver endocrinologista disponível. “Estou há algumas semanas a procura de insulina para consumo humano e não encontrei. Não encontrei endocrinologista no Hospital Regional e a Promatre está com um cartaz avisando que não está tendo atendimento. Estou indignada, preciso de insulina para sobreviver”, desabafou a leitora.
Sobre a medicação
A interrupção do acompanhamento médico e a dificuldade de acesso a medicamentos essenciais, como a insulina, podem agravar o quadro de pacientes diabéticos, aumentando o risco de complicações graves. A insulina é fundamental para o controle da glicose no sangue. Sem ela, o paciente pode desenvolver crises hiperglicêmicas, que podem levar a problemas de saúde irreversíveis, como insuficiência renal ou até coma. A redação vai encaminhar a situação para a direção dos hospitais.